Curso Online de Engrenagens - Elementos de Maquinas
Para quem tem interesse em saber como funciona o interior de uma maquina.
Continue lendoAutor(a): Willton De Lima Viana
Carga horária: 3 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
slaides aulas
engrenagens
parte 01
-
engrenagens
as engrenagens (rodas dentadas) são elementos básicos na transmissão de potência entre árvores.
possibilitam a redução ou aumento do momento torsor, com perdas mínimas de energia, e aumento ou redução de velocidades, sem perda nenhuma de energia, por não deslizarem.
a mudança de velocidade e torção é feita na razão dos diâmetros primitivos. aumentando a rotação, o momento torsor diminui e vice-versa.
assim, num par de engrenagens, a maior delas terá sempre rotação menor e transmitirá momento torsor maior.
transmissão por engrenagem
-
considerando os vários meios de transmissão velocidade e de potência mecânica (incluindo primariamente engrenagens, correntes e correias), as engrenagens são as mais fortes e duráveis.
excetuando-se o par de coroa e sem-fim onde o atrito provoca severas perdas de potência, a eficiência de transmissão de potência
das engrenagens chega aos 98 %.as engrenagens, no entanto, apresentam custos maiores, são mais caras que as correntes e correias. quando requeridas pela combinação de altas velocidades e potências, as engrenagens tem que ser fabricadas com alta precisão, o que aumenta muito seu custo.
transmissão por engrenagens
-
a engrenagem menor tem sempre rotação mais alta e momento torsor menor. o movimento dos dentes entre si processa-se de tal modo que no diâmetro primitivo não há deslizamento, havendo apenas aproximação e afastamento.
nas demais partes do flanco, existe ação de deslizamento e rolamento. daí conclui-se que as velocidades periféricas (tangenciais) dos círculos primitivos de ambas as rodas são iguais (lei fundamental do dentado).
transmissão por engrenagens
-
transmissão por engrenagens
utilização para pequenas distâncias entre eixos e a diferença de tamanho entre a menor e a maior deverá ser de no máximo 8 vezes.
as correias para distâncias maiores e correntes para distâncias intermediárias.
as correntes são usadas para no máximo uma distância de 80 vezes o passo da corrente.
para as correias, a distância entre centros deverá ser igual ou maior que o diâmetro da polia maior.
o requisito básico exigido à geometria dos dentes de engrenagens é que cumpram a lei fundamental da engrenamento , isto é, que mantenham uma relação constante entre as velocidades angulares:
-
engrenagens quanto a forma externa
cilíndricas ou cônicas
quanto ao formato dos dentes podem ser retos ou helicoidais
-
tipos de engrenagens
engrenagens cilíndricas de dentes retos
engrenagem cilíndrica de dentes retos
os dentes são dispostos paralelamente entre si e em relação ao eixo. é o tipo mais comum de engrenagem e o de mais baixo custo.é usada em transmissão que requer mudança de posição das engrenagens em serviço, pois é fácil de engatar. é mais empregada na transmissão de baixa rotação do que na de alta rotação, por causa do ruído que produz.
-
tipos de engrenagens
engrenagem cilíndrica de dentes helicoidais
os dentes são dispostos transversalmente em forma de hélice
em relação ao eixo.
é usada em transmissão fixa de rotações elevadas por ser silenciosa devido a seus dentes estarem em componente axial de força que deve ser compensada pelo mancal ou rolamento.
serve para transmissão de eixos paralelos entre si e também para eixos que formam um ângulo qualquer entre si(normalmente 60 ou 90º).cilíndrica;
dentes helicoidais;
para eixos paralelos;
para eixos em ângulos entre sí – eixos reversos;
i ideal é de 1 a 8 para paralelos
i ideal é de 1 a 5 para reversos;
funcionamento silencioso. -
engrenagem cilíndrica com dentes internos
é usada em transmissões planetárias e comandos finais de máquinas pesadas, permitindo uma economia de espaço e distribuição uniforme da força. as duas rodas do mesmo conjunto giram no mesmo sentido.
-
engrenagem cilíndrica com cremalheira
a cremalheira pode ser considerada como uma coroa dentada com diâmetro primitivo infinitamente grande. é usada para transformar movimento giratório em longitudinal.
-
engrenagem cônica com dentes retos
é empregada quando as árvores se cruzam; o ângulo de interseção é geralmente 90º, podendo ser menor ou maior. os dentes das rodas cônicas têm um formato também cônico, o que dificulta sua fabricação, diminui a precisão e requer uma montagem precisa para o funcionamento adequado.
a engrenagem cônica é usada para mudar a rotação e direção da força, em baixas velocidades.cônicas;
dentes retos;
eixos concorrentes;
i ideal é de 1 a 6;
os dentes não possuem a mesma espessura.
Pagamento único