Curso Online de Curso Online de Treinamento - ICEPEX - PROCESSOS DE FABRICAÇÃO (Metais Básicos e Produtos Manufaturados de Metal)
Este Treinamento pretende fazer uma apresentação dos PROCESSOS DE FABRICAÇÃO (Metais Básicos e Produtos Manufaturados de Metal) Na metal...
Continue lendoAutor(a): Sergio Eduardo Acioli Monteiro Diogo
Carga horária: 9 horas
Por: R$ 700,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
- Curso Online de Treinamento – PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
(Metais Básicos e Produtos Manufaturados de Metal) -
Processos de Fundição
Processos de Fundição
Fundição é o processo de fabricação de peças metálicas no qual um metal no estado físico líquido preenche a cavidade de um monde com um formato e medidas exatas da peça que se deseja produzir. São infinitas as possibilidades de fabricação de peças por intermédio deste processo.
-
Um fator muito importante para a fundição é saber a temperatura de fusão do metal (esta é a temperatura que o metal passa do estado sólido para o líquido), bem como, a fluidez (capacidade que uma substância tem de escoar com maior ou menor facilidade, como exemplo, a água escoa com mais facilidade que o óleo), isso determina principalmente os equipamentos necessários para se realizar uma correta fundição
-
Muitos processos de fundição são utilizados atualmente para a manufatura de metais.
Eles vão desde a Fundição em Areia (processo mais conhecido), passando por, Fundição em Moldes Permanentes (Coquilhas, Matrizes ou Moldes), Fundição Sob-Pressão (injeção de metais - die casting), Fundição por Centrifugação, Fundição de Precisão (Microfusão, Cera Perdida ou Investmente Casting), Fundição por Moldagem em Gesso, Fundição em Casca (Shell Molding), dentre outros.
-
Em uma fundição tudo começa no modelo, então em algumas partes do modelo existe a necessidade de se deixar um sobre metal para que esta parte da peça, quando estiver pronta, seja ajusta nas medidas desejadas.
O modelo é a base de tudo, a partir dele é que será feito o molde em que o metal líquido irá preencher e se solidificar formando a peça. O modelo pode ser feito em madeira, em aço, alumínio, cera, cerâmica, resina plástica e em isopor.
Modelo
-
O molde é o recipiente no qual será colocado metal fundido para formar a peça, ele é feito de material refratário, ou seja, resistente ao calor, isso no caso da fundição em areia ou microfusão, mas também pode ser feito de aço, no caso do processo de injeção.
O molde é feito a partir do modelo e depois que se retira o modelo o molde fica oco, vazio, por onde o metal líquido, irá ser inserido para formar a peça.
Molde
-
O macho serve para formar os furos, os vazios e as reentrâncias da peça. Antes de fechar o molde para receber o metal líquido os machos devem ser inseridos e somente neste momento que o molde está pronto para ser preenchido pelo metal.
Macho
-
Fusão
Fusão é o processo em que derrete o metal para formar a liga que se desejar produzir.
Este metal fica dentro de um equipamento chamado de forno de fundição e, após estar pronto, o metal líquido é transferido para um cadinho ou uma panela, que transportará o metal líquido do forno até os moldes que irão receber o metal líquido.
-
Vazamento
Vazamento é a etapa em que o metal líquido é transferido do cadinho para o molde, onde o metal é derramado sobre o molde preenchendo-o e servindo de base para que o mesmo possa se solidificar e assim assumindo a sua forma da peça.
-
Rebarbação é o processo de acabamento da peça.
Nele são retirados os canais de alimentação, canais de ataque e os maçalotes, ou seja, os canais por onde o metal líquido entra no molde para formar a peça.
Além disso na rebarbação são lixadas as peças e todas as imperfeições adicionais que as mesmas possuam, sendo estas oriundas do processo produtivo, tais como rebarbar, por exemplo.
Rebarbação
-
Desmoldagem é o processo de retirada do molde.
Ela pode ser manual ou automatizada.A limpeza é a etapa do processo onde são retiradas a areia residual por lixamento ou jateamento com areia, granita ou esfera de vidro, por exemplo.
Neste momento realiza-se a inspeção final da peça e se a mesma for aprovada e liberada está pronta para seguir adiante e ser entregue ao cliente.Desmoldagem
Limpeza
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Processos de Fundição
- Processos de Extrusão
- Concentração de impurezas - segregação
- Desprendimento de gases
- O molde: uma peça fundamental
- Outros processos
- Moldagem em areia
- Moldagem em areia verde
- Características da areia de fundição
- Os componentes de uma areia de fundição:
- Confecção dos machos
- Vantagens e desvantagens da fundição utilizando areia verde:
- Moldagem em areia seca ou em molde estufado ou Shell Molding.
- Processo CO2
- Processo de moldagem plena
- Fundição sob pressão
- Desvantagens do processo de fundição sob pressão:
- Controle de qualidade de peças fundidas.
- O controle de qualidade compreende as seguintes etapas:
- Conclusões: