Curso Online de CULTURA DIGITAL
Seja bem vindo ao curso Cultura Digital. Curso com carga horária de 09 horas aula. Curso sem pré requisito.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- CULTURA DIGITAL
-
2
Seja bem vindo ao curso Cultura Digital
-
INTRODUÇÃO
O curso cultura digital é direcionado a todos os funcionários, estudantes, empresários e empreendedores.
Nosso objetivo é proporcional a visão de uma sociedade engajada no mundo digital.
Todos os tipos de trabalho necessitam de envolvimento do mundo digital, mesmo se o seu trabalho não necessitar da uso de omputadores, sistemas e tecnologia de certa forma quando você ao acessar o sistema de transporte utiliza de um aplicativo e ao chegar ao seu trabalho você necessita registrar o seu ponto no relógio ponto ou aplicativo e ninguém está aquem da utilização da tecnologia.3
-
Cultura Digital
Foram vários os momentos que, ao longo da história, determinaram uma série de infraestruturas da comunicação e do ciberespaço que marcaram diferentes etapas até à contemporaneidade.
4 -
Foi ainda no século XIX que se produziram novas máquinas e que se iniciaram formas de 'escrita à distância', possíveis pelo desenvolvimento das linhas de telégrafo e, mais tarde, pela invenção do telefone que providenciou a comunicação de voz 'ao vivo'. Por outro lado o filme foi o primeiro meio audiovisual que envolveu conceitos de 'armazenamento e distribuição' e as primeiras emissões televisivas eram já sinal de um meio acivo que requeria participação uma vez que o espectador tinha o poder de decidir o que ver.
5 -
6
Neste contexto, a Teoria da Informação de Claude Shannon, os trabalhos de cibernética de en:Norbert Weiner Norbert Weiner e os trabalhos de programação de Grace Hopper, acompanhados por vários outros acontecimentos sociais, políticos, artísticos e culturais, foram componentes essenciais para a emergência de uma cultura dominantemente digital. -
7
Enquanto muitas das ideias e conceitos que estão por trás dos novos media se desenvolveram ao longo de vários anos, só nos anos oitenta é que os avanços nas tecnologias da comunicação e dos computadores permitiram que essas teorias se concretizassem. -
8
A digitalização do material até então analógico, possível através do microprocessador, permitiu que diversos tipos de ‘media’, diferentes na sua forma física, funcional e estética funcionassem em conjunto, tornando possível falar-se de conceitos tão atuais como multimédia e en:Hypermedia hipermédia.O avanço da relação que o homem foi estabelecendo com a máquina trouxe consigo várias alterações no modo como, consequentemente, se relaciona com a informação e com o conhecimento. -
ANTECEDENTES DIGITAIS
9
No século XVII, Gottfried Leibniz, um dos mais importantes e influentes pensadores do seu tempo, sonhava com uma linguagem lógica perfeita. A Dissertatio de arte combinatoria, de 1666, onde expressou o seu interesse em formalizar o pensamento num sistema lógico, antecipou claramente o desenvolvimento das linguagens de programação e da Inteligência Artificial (IA). -
10
No século XVII, Gottfried Leibniz, um dos mais importantes e influentes pensadores do seu tempo, sonhava com uma linguagem lógica perfeita. A Dissertatio de arte combinatória, de 1666, onde expressou o seu interesse em formalizar o pensamento num sistema lógico, antecipou claramente o desenvolvimento das linguagens de programação e da Inteligência Artificial (IA). -
11
Mais tarde, já em 1930, Alan Turing imaginou uma máquina (máquina de Turing) inteiramente conceptual, baseada no método algoritmo, que poderia ser configurada para funcionar num número infinito de ações, usando um mesmo comando. O Entscheidungsproblem, publicado em 1936, pode ser visto como uma das primeiras conceitualizações dessas máquinas e um dos princípios teóricos do desenvolvimento da Inteligência Artificial e da tecnologia digital.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- CULTURA DIGITAL
- INTRODUÇÃO
- Cultura Digital
- ANTECEDENTES DIGITAIS
- INÍCIO DA CULTURA DIGITAL
- CONTEXTO HISTÓRICO
- ARTE E A CULTURA DIGITAL
- CIBERCULTURA
- AGRADECIMENTO