Curso Online de MICROBIOLOGIA - CURVA DE CRESCIMENTO DOS MICRORGANISMOS
O crescimento microbiano é normalmente associado ao crescimento de uma população de células de um dado microrganismo, ou seja, com o aume...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Microbiologia - Curva de Crescimento dos Microrganismos
1
Escola Virtual Online -
Introdução
O crescimento microbiano é normalmente associado ao crescimento de uma população de células de um dado microrganismo, ou seja, com o aumento do número de células da população.
Grande parte dos microrganismos multipli-ca-se por fissão binária ou por gemulação, em resultado do que uma célula dará origem a duas ao fim de um certo tempo, tempo de geração ou de duplicação.
2
Escola Virtual Online -
Durante um ciclo de divisão celular correspondente ao tempo de geração ou duplicação, todos os componentes celulares mensuráveis (por exemplo, ácidos nucleicos, proteínas, lípidos) duplicam, acompanhando a duplicação do número de células e da quantidade de biomassa presente. Em condições nutricionais e ambientais adequadas, às quais o microrganismo está adaptado, a população celular encontra-se numa fase de crescimento equilibrado, a fase de crescimento exponencial.
Escola Virtual Online
3 -
Esquema da Progressão
Escola Virtual Online
4 -
Curva de Crescimento
O crescimento dos microrganismos descreve uma curva caracterizada por quatro fases: latência (lag), exponencial (log), estacionária e morte ou destruição.
Escola Virtual Online
5 -
As bactérias se reproduzem via progressão geométrica (n2), por isso a expressão é representada em logaritmo (log) do número de microrganismo pelo tempo gasto para a multiplicação, isto é crescimento exponencial por ter uma célula originando 2 que por sua vez originam 4 e, assim, sucessivamente.
6
Escola Virtual Online -
Log. do nº de microrganismos por hora em 1ml
7
Escola Virtual Online -
8
Escola Virtual Online -
Fase de Latência (lag)
É caracterizada pela adaptação da célula do microrganismo ao novo meio, quer seja através da inoculação ou contaminação. Esta fase é influenciada pela idade da cultura, quantidade de inóculo bacteriano, tipo de microrganismo, características do alimento e meio ambiente (pH, oxigênio, composição do meio, substâncias inibidoras, etc).
Escola Virtual Online
9 -
Na contaminação os microrganismos chegam ao meio espontaneamente.Na inoculação os microrganismos são adicionados ao meio intencionalmente.
10
Escola Virtual Online -
Quando os microrganismos encontram as condições ideais para a sua multiplicação, dá-se o fim da fase de latência e inicia-se a fase logarítmica (log), também conhecida como fase exponencial, por se tratar de um crescimento em progressão geométrica. Uma célula bacteriana se divide e dá origem a duas outras e assim sucessivamente (2).
11
Escola Virtual Online
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Microbiologia - Curva de Crescimento dos Microrganismos
- Introdução
- Esquema da Progressão
- Curva de Crescimento
- Fase de Latência (lag)
- Fase Logarítmica (log)
- Fase Estacionária
- Fase de Destruição
- Fatores que regulam a curva de crescimento dos microrganismos
- Associação
- Fatores Intrínsecos
- Atividade da Água
- Acidez (pH)
- Oxigênio
- Composição Química
- Fatores Antimicrobianos Naturais
- Interações entre Microrganismos
- Fatores extrínsecos
- Temperatura
- Microrganismos psicrófilos
- Microrganismos psicotróficos
- Microrganismos termófilos
- Microrganismos mesófilos
- Umidade
- Composição gasosa do ambiente
- Conclusão