Curso Online de Introdução à Biotecnologia
Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) pa...
Continue lendoAutor(a): Saiba Mais
Carga horária: 8 horas
Por: R$ 79,90
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Introdução à Biotecnologia
Introdução à Biotecnologia
-
Biotecnologia é o conjunto de conhecimentos que permite a utilização de agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) para obter bens ou assegurar serviços. Saiba as noções fundamentais com este curso.
-
Introdução
Introdução
-
O conceito de biotecnologia parte do uso de processos biológicos para a obtenção de bens, que vão de alimentos como, por exemplo, os que necessitam do processo de fermentação à produção de medicamentos em geral. A biotecnologia utiliza células vivas e seus derivados sintéticos como, por exemplo, as enzimas e aminoácidos.
-
A utilização de diferentes técnicas e procedimentos nos processos de produção dos produtos integra a funcionalidade da biotecnologia. Grosso modo podemos dizer que a biotecnologia existe há muito tempo, desde os tempos antigos, nos processos de fabricação de queijo, cerveja e demais alimentos que necessitem do processo de fermentação.
-
Com o avanço da biotecnologia a as técnicas de genética molecular contribuíram para a produção de proteínas essenciais ao corpo humano com, por exemplo, a insulina, hormônios de crescimentos e para o controle dos sintomas da menopausa. Vale ressaltar a possibilidade da produção de vacinas com reagentes sintéticos que não contém material viral como nas vacinas convencionais
-
A biotecnologia é uma área em franca expansão e tem muito a contribuir para a sociedade do futuro, as novas descobertas na área consistirão em um importante material para diversas aplicações. Uma das áreas mais beneficiadas provavelmente será a de alimentação, uma vez que os recursos estão cada vez mais escassos e a população mundial cada vez maior, a manipulação genética dos alimentos pode ser a saída para evitar cenários de fome por todo o globo, visto que alimentos transgênicos podem ser mais nutritivos, mais resistentes a pragas e de maior adaptação em terrenos pobres em nutrientes do que os convencionais.
-
História da Biotecnologia
História da Biotecnologia
-
As raízes da biotecnologia moderna remontam à época de Louis Pasteur, Robert Koch e Gregoe Mendel, já lá vão cem anos. Enquanto Pasteur e Koch preparavam o terreno para a atual ciência microbiológica, Mendel foi o primeiro a descrever as leis da herança genética. Muitos cientistas contribuíram para o avanço destas áreas. Em última análise, estes avanços levaram à descoberta do ácido desoxirribonucleico (ADN) no início dos anos cinquenta, identificado como a matéria prima de toda a genética. Pouco tempo depois, James Watson e Francis Crick determinaram pela primeira vez a estrutura do ADN. A descoberta da estrutura do ADN tornou possível a manipulação direta de características genéticas.
-
Técnicas de inserção de um gene estranho em bactérias foram desenvolvidas pela primeira vez no inicio dos anos setenta, por vários laboratórios em diferentes universidades, incluindo a Universidade da Califórnia em São Francisco, a Universidade de Stanford e a Universidade de Harvard. Estes desenvolvimentos prepararam o terreno para a revolução biotecnológica que se seguiria.
-
O primeiro produto da biotecnologia fazia uso da insulina, uma hormona proteica produzida no pâncreas que o organismo utiliza para regular a concentração de açúcar (glucose) no sangue. Os doentes com diabetes perdem a capacidade de produzir insulina e precisam de uma fonte externa para regular a glucose no sangue.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução à Biotecnologia
- Introdução
- História da Biotecnologia
- Biotecnologia e informática
- Aplicações e tendências da Biotecnologia
- Biotecnologia industrial - agricultura
- Biotecnologia industrial – saúde
- Biocombustíveis
- BIOMASSA
- Conclusões e Resumo
- Vídeos Recomendados