Curso Online de Teológia
Harmatiologia (estudo sobre o pecado)
Continue lendoAutor(a): Luciano Rodrigues Dos Santos
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HAMARTIOLOGIA
Doutrina do Pecado -
I. A DOUTRINA DO PECADO
O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, mas perdeu parte destas com o ato de desobediência do primeiro casal, o que atraiu sobre si e seus descendentes a morte física e espiritual (rompimento da comunhão com Deus).
Gn 1:26-27; Rm 5:12, 6:23; 1 Co 15:21-22; Rm 3:23.A partir do Éden todos os seres humanos são nascidos com uma natureza pecaminosa (pensamentos, atos e palavras) que se evidencia quando estes atingem sua responsabilidade moral, fazendo deles seres racionais e moralmente responsáveis.
Rm 3:10-23, 5:12, 7:15-23; Sl 51:5; Mt 5:21-22; Gl 5:17; Gn 4:7; 1Jo 1:5-10, 3:15; Tg 1:13.
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Hamartiologia
O que é pecado?
É desviar-se da vontade de Deus, afastar-se ou abandonar qualquer um dos padrões divinos - 1 Jo 3:4.
É a transgressão da lei de Deus.O pecado original
O mais próximo que a bíblia chega de uma indicação da origem do pecado é a afirmação de João que diz:
“Satanás tem pecado desde que o mundo começou, e tem continuado resolutamente nisto” – 1 Jo 3:8; Ez 28:13-15. -
Hamartiologia
O conceito de pecado abrange toda a gama de fracassos humanos, desde a transgressão de um único mandamento até a ruína da totalidade da existência de uma pessoa.
Hamartia = designa transgressões contra a moralidade, as leis, os homens ou Deus.
Significa originalmente “errar”,
“errar o alvo”, “perder”,
“não participar de alguma coisa”,
“enganar-se”.“falta de alcançar um alvo”
(principalmente espiritual). -
A) Em relação a anjos Alguns deles seguiram a Satanás em seu pecado. B) Em relação ao homem O pecado originou-se no Éden.
O pecado é cósmico em sua natureza. Nenhum ser humano
peca sozinho. Sempre fará parte de uma rebelião contra
Deus e contra a retidão.O pecado também é pessoal. O indivíduo é responsável
pelas suas ações, portanto, convocado a arrepender-se.O homem não pode alterar o quadro cósmico, mas pode
ser pessoalmente redimido.Hamartiologia
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Cósmico ou pessoal, o fato é que o pecado é,
definidamente, uma questão de rebeldia. Destroi a alma
humana.Foi preciso a missão de Cristo para dar solução ao problema do pecado. Rom 5:1; Col 1:20.
O homem nasce com o pecado original. Ele pecou em Adão. Mas cada indivíduo tem seu próprio pecado.
Ambas as modalidades o condenam.De acordo com Rm 2:4-6.
- Cada um será finalmente julgado de acordo com suas próprias obras.
Hamartiologia
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O pecado de Adão é a raiz;
os pecados da humanidade são os ramos;
os pecados individuais são os frutos.O juízo foi pronunciando contra a raiz, mas o pecado também desenvolveu seu tronco.
A sentença de julgamento recai
sobre a árvore inteira,
e não apenas sobre
uma parte da mesma.Hamartiologia
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Alguns conceitos sobre pecado A) O pecado é uma ilusão Esta ideia (errônea) assume vária formas de expressão;
nossa falta de conhecimento é a razão pela qual temos a ilusão do pecado, ou, quando a evolução tiver tido tempo suficiente para nos ajudar a progredir, a ilusão do pecado desaparecerá.B) O pecado é o egoísmo Esta é a definição ouvida com maior frequência. É bíblica mas incompleta e insuficiente.
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Alguns conceitos sobre pecado C) O pecado é a violação da Lei Esta definição também é bíblica mas insuficiente, a não ser que o conceito de lei seja estendido de modo a compreender todo o caráter de Deus.
D) O Pecado é qualquer coisa contrária ao caráter de DeusHamartiologia
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A queda da humanidade
Deus havia dado ao ser humano o poder de governar todas as coisas – tudo mesmo. Mas logo no começo do mundo, Adão perdeu a capacidade de governar o mundo.
Tudo estava indo muito bem (Gn 1:31), até que, com a desobediência o homem abdicou da sua capacidade de governar a Terra e entregou tudo nas mãos do diabo (Lc 4:6).
Então, tudo se tornou estragado e impregnado pelo mal
(Gn 3; Rm 5:12, 8:18-23; Rm 7:19). -
Antigo Testamento
1. O AT não tem uma palavra geral principal para “pecado”, conforme existe no NT.
Sua reflexão teológica sobre o pecado não se desenvolve tão plenamente como, por exemplo, em Paulo. Mesmo assim, o pecado, ainda por cima da culpa do indivíduo, era claramente reconhecido como realidade que fazia separação entre o homem e a nação de um lado e Deus do outro.Is 59:2
“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”.Hamartiologia
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