Curso Online de TEOLOGIA - Básico - Completo
Trata-se de um curso completo do nível básico em teologia bíblica. Com 21 matérias e apostila em PDF. Apresentação e Instruções O Curso d...
Continue lendoAutor(a): Sergio Roberto Da Silva
Carga horária: 94 horas
Por: R$ 99,90
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Marconi José Da Silva
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Curso de Teologia
Completo
Nível BásicoSeminário Teológico Intensivo Semeador
-
Apresentação e Instruções
O Curso de Teologia do Seminário Teológico Intensivo Semeador foi desenvolvido para pessoas que desejam obter maior conhecimento da Palavra de Deus a Bíblia Sagrada, para se capacitar e exercer o seu ministério. Em casos vocacionais serve como preparação para o ministério pastoral e capacitação missionária.
Uma excelente oportunidade de aprofundamento no conhecimento de assuntos relacionados ao Reino de Deus.
O Curso de Teologia Nível Básico, do Seminário Teológico Intensivo Semeador foi produzido de forma a proporcionar o conteúdo inicial primordial para os interessados em se aprofundar na pesquisa e compreender as Sagradas Escrituras. O curso apresenta uma abordagem pedagógica diferenciada com o objetivo de acelerar a formação. -
Objetivo
Visa capacitar membros de comunidades cristãs, independente da denominação, com o saber teológico que abrange tanto os aspectos teóricos da teologia quanto seus alcances pastorais e práticos.
Público alvo
Obreiros (presbíteros, diáconos, missionários, auxiliares, professores de EBD, etc.
Duração do Curso: Conforme disponibilidade do aluno.
Relação de disciplinas: Introdução à Teologia; Bibliologia; Geografia Bíblica; Hermenêutica Bíblica; Doutrina de Deus; Doutrina de Cristo; Doutrina do Espírito Santo; Doutrina do Pecado; Doutrina da Salvação; Angelologia; Pentateuco; Livros Históricos; Livros Poéticos; Livros Proféticos; Evangelhos; Atos; Escritos Apostólicos; Religiões, Seitas e Heresias; História da Igreja; Evangelização e Missões Urbanas; Homilética; Professor de EBD. -
Requisitos Obrigatórios
Este curso não exige comprovante de escolaridade. Contudo, é recomendável que o aluno tenha concluído o ensino médio.
Reconhecimento pelo MEC
O Seminário Teológico Intensivo ministra cursos livres e estes NÃO são reconhecidos pelo MEC.
Comprovantes de conclusão
O certificado e o histórico de disciplinas exclusivo do Seminário Teológico Intensivo Semeador poderão ser emitidos e entregues, mediante pagamento de taxa, e somente após a conclusão do curso.
Docente
Pastor Sergio Roberto da Silva
*Pastor na Igreja AD Plenitude da Fé. *Professor de EBD desde 1998.
*Autor do livro: A Escola Bíblica Dominical - Manual da EBD. *Bacharel em Teologia formado pela ESUTES. *Bacharel em Teologia formado pela UNIFIL Graduação reconhecida pelo MEC. *Membro da COMEPA. *Filiado a OTEB Ordem dos Teólogos do Brasil. * Filiado a ABRATE Associação Brasileira de Teologia. *Teólogo cadastrado no CEC-CGADB. *Professor de cursos técnicos presencial e EaD. *Graduado em Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho UBC. *Pós-Graduação em Gestão Ambiental UBC. *Pós-Graduação em Ergonomia UNISA. -
Confissão Doutrinária
Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo.
(Deuteronômio 6.4; Mateus 28.19 e Marcos 12.29).
Cremos na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, sendo ela a única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter do cristão (2ª Timóteo 3.14-17).
Cremos na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Isaias 7.14; Romanos 8.34 e Atos 1.9).
Cremos na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo diante de Deus. (Romanos 3.23 e Atos 3.19).
Cremos na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (João 3.3-8).
Cremos no perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma, recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (Atos 10.43; Romanos 10.13; 3.24-26 e Hebreus 7.25; 5.9).
Cremos no batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mateus 28.19; Romanos 6.1-6 e Colossenses 2.12).
Cremos na necessidade e na possibilidade que temos de viver uma vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hebreus 9.14 e 1ª Pedro 1.15).
Cremos no batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (Atos 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7).
Cremos na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme sua soberana vontade (1ª Coríntios 12.1-12).
Cremos na Segunda Vinda pré milenial de Cristo, em duas fases distintas. A Primeira Invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação. A Segunda Visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1ª Tessalonicenses 4.16, 17; 1ª Coríntios 15.51-54; Apocalipse 20.4; Zacarias 14.5 e Judas 14).
Cremos que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2ª Coríntios 5.10),
Cremos no juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Apocalipse 20.11-15. -
Introdução à Teologia
Nível Básico -
Introdução à Teologia
“Adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento” (Provérbios 4.7)
O que se estuda em um curso de teologia?
A teologia é a ciência que estuda Deus e a religião, suas características e relações com o ser humano. ... O teólogo pode se dedicar à pesquisa na área da Religião, Antropologia, Sociologia ou outras Ciências Humanas, ao ensino em escolas e universidades, ou a atividades em igrejas, grupos religiosos e comunidades.
Quando e como surgiu a teologia?
Esse termo surgiu com os pré-socráticos na Grécia Antiga, tendo sido adotado primeiramente por Platão em sua obra “A República”, com o objetivo de fazer referência ao uso da razão para compreender a natureza divina ao invés da compreensão literária. Depois, Aristóteles usou o termo com dois significados distintos: para se referir ao pensamento mitológico que existiu antes do surgimento da filosofia, e para tratar do ramo fundamental da filosofia.
No cristianismo a adoção da teologia como conhecimento/estudo sobre Deus se estabeleceu com Santo Agostinho entre os séculos IV e V, que criou o conceito da teologia sistemática. -
Introdução à Teologia
Por que estudar teologia?
Muitos evangélicos e até mesmo o próprio ministério, acreditam não ser necessário cursar teologia. A resposta, muitas vezes é: “a letra mata!”; o estudo teológico esfria o crente, tira a unção do pregador, impede a ação do Espírito Santo, torna a mensagem artificial, induz o crente a pecar.
O estudo teológico abre a mente do crente e o ajuda a prosseguir em conhecer a Deus. Pensemos: se o estudo teológico visa, entre outras coisas, o conhecimento das Sagradas Escrituras, Satanás e seus demônios são exímios teólogos. As seitas que o digam! Aliás, usar a Bíblia para conduzir ao engano foi uma estratégia satânica empregada contra o próprio Jesus, quando foi tentado no deserto (Mt. 4). Entretanto, o estudo teológico regado com oração e temor, visando promover o Reino, ajuda os servos do Senhor a permanecerem na fé e os capacita na realização da difícil tarefa de ganhar Almas.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem tens “Aprendido”. E que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 2 Tm 3.14 e 15-16. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!” (Jo 8.32). -
Introdução à Teologia
Introdução
A palavra “teologia” vem de duas palavras gregas “Theos” e “logos” que significam o “estudo sobre Deus”. Teologia cristã é apenas uma tentativa de entender Deus como revelado na Bíblia. Nenhuma teologia vai completamente explicar a Deus e Seus caminhos, porque Deus é infinito e eterno. Portanto, qualquer tentativa de descrevê-lo por completo vai falhar (Romanos 11.33-36). No entanto, Deus quer que O conheçamos o máximo possível, e teologia é a arte e ciência de conhecer e entender o que podemos sobre Deus de uma forma organizada e compreensível. Muitas pessoas tentam evitar teologia porque acreditam que teologia traz discórdia. No entanto, quando compreendida de forma adequada, teologia une as pessoas. Teologia é organizar os ensinos da Palavra de Deus de uma forma compreensível.
Teologia é uma coisa boa; ela é o ensino da Palavra de Deus (2 Tm 3.16-17).Embora não encontremos nas Escrituras a palavra teologia, ela é bíblica em seu caráter.
-
Introdução à Teologia
Na Grécia antiga, os poetas foram os primeiros a se intitular teólogos “por comporem versos em honra aos deuses”, uma vez que teologia se referia às discussões filosóficas a respeito de seres divinos (teogonias) e do mundo (cosmogonias).
No final do século II, Clemente de Alexandria (150- 215d.C) contrapôs theologia a mythologia. A TEOLOGIA, na condição de verdade cristã a respeito de Deus, era superior às histórias da mitologia pagã. A palavra “teologia” parece ter sido incorporada à linguagem cristã nos séculos IV e V. Referia-se à genuína compreensão das Escrituras. Contudo, o emprego estava restrito ao conhecimento a respeito da pessoa de Deus. A partir de Theologia christiana, obra de Abelardo (1079-1142), passou a designar um corpo de doutrina. Os pais da Igreja cognominaram o evangelista João de “o teólogo”, por tratar mais detalhadamente do “relacionamento interno das pessoas da Trindade”. Gregório de Nazianzo (330-389 d.C) também recebeu esse título, especialmente pela defesa da divindade de Cristo. -
Introdução à Teologia
A palavra TEOLOGIA refere-se ao estudo de Deus. Quando usada num sentido mais amplo, a palavra pode incluir todas as outras doutrinas reveladas na Escritura. Ora, Deus é o supremo ser que criou e até agora sustenta tudo o que existe, e a teologia procura entender e articular, de uma maneira sistemática, a informação por ele revelada a nós.
A teologia é um estudo sempre em andamento, pois o homem é finito e não chega a um ponto de compreender plenamente o infinito. O texto bíblico apresenta Deus muito mais através do que faz, que por meio de descrições abstratas e proposicionais. Não se deve separar teologia do conceito de revelação, pois é somente pela auto revelação de Deus que se pode conhecer a Deus.
É a disciplina que apresenta uma formulação unificada da verdade de Deus e seu relacionamento com a humanidade e o universo conforme a revelação divina os expõe, e que aplica tais verdades a todo aspecto da vida e do pensamento humano. O saber de Deus por parte das criaturas não poderia ser um saber prático, e sim somente um saber teórico. O conceito de teologia se expressa de modo mais claro e é plausível em medida máxima se Deus é tomado como o verdadeiro e abrangente objetivo da teologia. Deus é o ponto de referência de todos os temas da teologia. Teologia não é um produto da imaginação humana.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Apresentação e Instruções
- Introdução à Teologia
- Bibliologia
- Geografia Bíblica
- Hermenêutica Bíblica
- Doutrina de Deus
- Doutrina de Cristo
- Doutrina do Espírito Santo
- Doutrina do Pecado
- Doutrina da Salvação
- Angelologia
- Pentateuco
- Livros Históricos
- Livros Poéticos
- Livros Proféticos
- Evangelhos
- Atos
- Escritos Apostólicos
- Religiões e Seitas
- História da Igreja
- Evangelização e Missões
- Homilética
- Professor de EBD