Curso Online de Curso Livre de Teologia : Teologia do Novo Testamento
conhecimento do novo testamento é de suma para as pessoas que querem conhecer mais sobre jesus e seu testamento
Continue lendoAutor(a): Tarcisio Correia
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Disciplina: Teologia do Novo Testamento
Disciplina: Teologia do Novo Testamento
Professor Tarcisio Correia Gonçalves
Bacharel em Teologia – FBB
Pós Graduação em Filosofia - FBBCurso Livre de Teologia
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Na Idade Média – o estudo bíblico estava subordinado ao dogma eclesiástico.
A teologia bíblica - usada para reforçar os ensinos dogmáticos da igreja - fundamentados na Bíblia e na tradição da Igreja.Na Reforma – reformadores reagem contra o caráter não-bíblico da teologia dogmática.
A teologia - fundamentada na Bíblia.
Bíblia fosse interpretada literalmente.A reforma criou a doutrina que obrigava ler o AT em termos de verdade neotestamentária.
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No Séc. XIX surgiu nova perspectiva de estudo da Bíblia.
A Bíblia libertou-se do controle eclesiástico e teológico.Reação conservadora
Em 1841 Hofmann elabora a teologia da Heilsgeschichte.
Encontra na Bíblia um registro de história santa ou salvífica –
Objetivo: a redenção da humanidade.
A Bíblia foi produzida para ser portadora de atos redentores de Deus. -
É essa teologia da Heilsgeschichte que está aparecendo nos dias atuais.
A Heilsgeschichte é a melhor chave para compreender a unidade Bíblica. -
Introdução
Introdução
O Novo Testamento - Nome dado à parte da Bíblia dos cristãos.
Usado pelos primeiros cristãos para descrever suas relações com Deus (veja II Co 3:6-15; Hb 9:15-20), posteriormente para designar uma coleção específica de 27 livros.
Os 27 livros - escritos por vários autores, épocas e lugares.
Escrito num curto espaço de tempo, durante um século ou um pouco mais. -
Introdução
Introdução
O NT como conhecemos foi estabelecida no Séc. IV por Atanásio de Alexandria.
Os escritos foram compostos e selecionados pelos poucos membros do movimento cristão que eram letrados ( homens com boa formação e de status relativamente elevado,
Não por um grupo representativo de todos os cristãos.
Critérios para definição do Cânon:
(1) origem apostólica;
(2) ortodoxia de conteúdo e
(3) aceitação geral pelas igrejas.Nas épocas pós-apostólicas, os escritos procedentes dos apóstolos e tidos como tais, foram gradualmente colecionados em um segundo volume do cânon, até se completar o que se chama o Novo Testamento.
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Introdução
Introdução
Apostolicidade: a obra deveria ter sido escrita por um apóstolo ou alguém de contato próximo e que escreveu, de preferência, a pedido do apóstolo.
Em relação aos evangelhos: vale o padrão apostólico de doutrina, em especial a referência à encarnação, e ser um evangelho, não porções de evangelhos (coleções de histórias de milagres, ditos de Jesus, testemunhos...). Ortodoxia!A circulação do livro: O critério da apostolicidade nem sempre era fácil de demonstrar; então, entrava a questão do uso e circulação do texto – a comunidade conferia o valor canônico.
Ortodoxia: a aceitação pela liderança da igreja – mais especificamente do bispo. Exemplo: Serapião sancionou os uso do Evangelho de Pedro na comunidade de Rosso (Cilícia) por tratar-se, segundo esse bispo, de ensino vinculado aos hereges.
A preocupação coma ortodoxia aparece em textos: Rm 6.17; 2 T 1.13; 1 Tm 6.20. -
A Coleção das Cartas Paulinas
A Coleção das Cartas Paulinas
No fim do Séc. I as cartas de Paulo foram coletadas juntas para formar uma espécie de antologia.
Quando Clemente de Roma escreve aos Coríntios em 95, pode citar 1Co tão prontamente como Romanos e parece que conhecia Efésios e Filipenses também.
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Os Evangelhos Sinóticos
Os Evangelhos Sinóticos
Nome dado por J. J. Griesbach em sua obra sinopse dos evangelhos, em 1776.
Mt, Mc e Lc transmitem o mesmo material literário;O Reconhecimento de Quatro Evangelhos
Havia muitos Evangelhos escritos nos primeiros dois séculos depois de Cristo,
o Evangelho cóptico de Tomé, chegou à luz em Nag Hammadi no Egito Superior em 1945-46.Os três concordam quanto à sucessão dos fatos:
Jesus inicia seu ministério na Galiléia ,
atravessa a Samaria;
chega até Jerusalém onde tem o encontro com a morte;
Evangelhos como o de Tomé competiam com os de Mateus, Marcos, Lucas e João na Igreja primitiva,
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Os evangelhos
Os evangelhos
Mateus -Perfil
Cristão (judeu, fiel à tradição.
Dispensa a explicação dos costumes dos judeus, porque era fato corriqueiro para o seu autor. Por exemplo:
Em Mt 24, 20 - "pedi para que a vossa fuga não seja no inverno nem no sábado. A mesma passagem há em Marcos 13,18, porém sem a parte final ('nem no sábado'), que é um acréscimo de Mateus, por causa do costume judeu.Composição Literária
Q; Mc, Q e outros particulares. Compilação pessoal, adaptando as "fontes" com conhecimentos próprios.Mateus - Teologia - mostrar aos judeus que Jesus é filho de Davi e Abraão, portanto, o Messias de Israel..
Cristologia - Jesus é Rei, Messias. Emprega o termo 'kyrios', enquanto os outros usam o termo 'Mestre'.
Cronologia : 80 e 100 dC. -
Marcos
Marcos
Composição: Estilo simples, pouca precisão no aspecto histórico. Tem pouca elaboração teológica. Usa palavras aramaicas, o que mostra sua proximidade dos originais em que se baseou. (Por ex: boanerges 3,17; talita cumi 5, 41; efeta 7, 34; aba 14,36; eloi, eloi l5, 34 ).
Resquícios de tradição oral.Teologia - Jesus é o Messias esperado e prometido. Usa títulos messiânicos do povo.
Cronologia
Foi o primeiro evangelho a ser escrito.
O tempo em que foi escrito não está muito longe da destruição de Jerusalém, que ocorreu em 70 d.C.
Apresenta pouca evolução da doutrina cristã e contém pouca reflexão teológica.
Deve ter sido escrito entre os anos 60 e 70, mais próximo de 70.
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Capítulos
- Disciplina: Teologia do Novo Testamento
- Introdução
- A Coleção das Cartas Paulinas
- Os Evangelhos Sinóticos
- Os evangelhos
- Marcos
- Lucas
- Movimento pelos 4 evangelhos
- Os gnósticos
- Parte II – contexto do NT