Curso Online de Clínica Pastoral
Em grego psykhe (alma) + logos (estudo) significa o "estudo da alma!" Disciplina que investiga as atividades mentais e do comportamento e...
Continue lendoAutor(a): Marcelo Alves Ribeiro
Carga horária: 54 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 80 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 5 no total
- Maria José Da Silva Campos
- Joao Anotonio Santana Da Silva
- João Daniel Alves
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
CLINICA PASTORAL
-
Introdução à Psicologia Clínica
CAPÍTULO 01
-
A psicologia clínica é uma integração da teoria e da prática, da ciência e do conhecimento clínico com a finalidade de compreender, prevenir e aliviar o sofrimento psicológico ou disfunção, promovendo o bem-estar e desenvolvimento pessoal.
-
Em muitos países, a psicologia clínica é uma profissão de saúde mental regulamentada. Documentos apontam que a psicologia clínica tenha começado em 1896, com a abertura da primeira clínica psicológica na Universidade da Pensilvânia, por Lightner Witmer.
-
Na primeira metade do século XX, a psicologia clínica era centrada na avaliação psicológica, com pouca atenção dada ao tratamento. Isto mudou após a década de 1940, quando a partir da Segunda Guerra Mundial, surgiu a necessidade de um grande aumento no número de médicos treinados.
-
Os psicólogos clínicos são agora considerados especialistas na prestação de psicoterapia, testes psicológicos, e no diagnóstico de doenças mentais.
Eles geralmente treinam dentro de três teorias fundamentais:
-
A. Perspectiva humanista:
Essa abordagem de psicologia clínica cresceu a partir da obra de pensadores humanistas, tais como Abraham Maslow e Carl Rogers. Esta perspectiva olha para o paciente de forma mais holística e é focada em coisas como auto realização, ajudando as pessoas a atingirem seu potencial pleno.
-
B. Perspectiva cognitiva comportamental:
-
Essa abordagem de psicologia clínica foi desenvolvida a partir das escolas comportamentais e cognitivas de pensamento. A terapia cognitivo- comportamental muitas vezes tem o foco na mudança de pensamentos e comportamentos que contribuem para diminuir o sofrimento psicológico.
-
C. Abordagem da Psicodinâmica:
-
Esta perspectiva surgiu do trabalho do psicanalista Sigmund Freud, que acreditava que a mente inconsciente desempenhava um papel importante em nosso comportamento.
Os psicólogos que utilizam essa perspectiva podem usar técnicas como a livre associação para investigar a consciência subjacente e motivações inconscientes do paciente.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução à psocologia clínica
- Introdução à psicologia pastoral
- Morte e luto
- Aigreja e o aconselhamento
- A igreja como uima comunidade terapêutica
- A psicologia oide ajudar?
- O núcleo do aconselhamento
- Qualificações dos conselheiros eficazes
- Técnicas de aconselhamento
- O processo do aconselhamento
- O conselheiro e o aconselhamento
- A eficácia do conselhiero
- A vulnerabilidade
- A sexualidade do conselheiro
- A ética do conselheiro
- As crises no aconselhamento
- Intervenção nas crises
- O futuro do aconselhamento
- Bibliografi