Curso Online de A Teologia da Parábola do Filho Pródigo
Esse curso descreverei através da Bíblia e de alguns textos teológicos a importância espiritual e física de cada personagem dessa Parábol...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
PEDAGOGO CARLOS AUGUSTO CURSO ONLINE ‘’ A TEOLOGIA DA PARABOLA DO FILHO PRÓDIGO’’ ‘’Como compreender a importância bíblica e teológica da Parábola do Filho Pródigo’’. RIO DE JANEIRO 2013
PEDAGOGO CARLOS AUGUSTO CURSO ONLINE ‘’ A TEOLOGIA DA PARABOLA DO FILHO PRÓDIGO’’ ‘’Como compreender a importância bíblica e teológica da Parábola do Filho Pródigo’’. RIO DE JANEIRO 2013
-
AGRADECIMENTO
AGRADECIMENTO
Agradeço á Deus por ter me dado sabedoria para resolver todos os meus problemas, por me formar em Pedagogia e por me ter abençoado no ministério de educador dentro de algumas igrejas evangélicas .
-
EPÍGRAFE
EPÍGRAFE
A Parábola é uma narrativa, imaginada ou verdadeira, que se apresenta com o fim de ensinar uma verdade bíblica
(BUCKLAND,p.325,2006) -
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO:
A Parábola é um texto literário que possui uma mensagem religiosa que defende a moralidade e condena imoralidade humana, sobre os critérios doutrinários de Deus. Os personagens nunca existiram de fato, mas representam toda a criação da hierarquia do universo.
A Parábola relata as diferenças entre criador e criatura, pai e filhos, reis e servos etc.
A parábola nada mas é do que uma representação simbólica de uma realidade religiosa que acontece ou que virá á acontecer, de acordo com as profecias e os fatos que as comprovam biblicamente .
-
2. O QUE É PARÁBOLA
2. O QUE É PARÁBOLA
A Parábola do grego parabolé, que vem de pará (= ao longo de, ao lado de, passando perto, junto de) e bolé (= o que foi jogado). Bolé vem do verbo grego bállo, que significa jogar, lançar. Para expressar o ato de lançar uma pedra, que passa de raspão, os gregos usam o verbo paraboleúomai.
A Parábola é um tipo de texto que busca ensinar verdades religiosas, históricas etc, através de mitologias ou fatos.
A Parábola era utilizada por Jesus Cristo pelo fato de sua estrutura linguística ser simples e não ser culta, pois a maioria ouvintes e seguidores de Cristo eram pessoas pobres e incultos.
A Parábola para Jesus Cristo era o melhor recurso literário oral da época, pois usava de elementos hierárquicos de uma família.
-
2.1. ELEMENTOS SIMBÓLICOS DA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO:
2.1. ELEMENTOS SIMBÓLICOS DA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO:
O Novilho Cevado ou Bezerro Cevado.
( Símbolo do Sacrifício de Jesus Cristo).
João 3.16.O bezerro cevado fala da disposição do pai em perdoar o seu filho – Ele queria tanto que o filho voltasse que nem lhe passava pela mente os seus atos de desobediência. O profeta Jeremias nos revela a intenção de Deus em nos perdoar, quando diz: “ Eu sei os pensamentos que tenho a respeito de vós, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal.., perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei” (29:11; 31:34). A Palavra de Deus nos diz que Ele “não levou em conta os tempos da ignorância, mas notifica a todos os homens, em toda parte, que se arrependam”,- e voltem para Deus - At.17:30.
-
O novilho cevado. Simboliza o resultado do processo criativo. Macro- cosmicamente, comer o novilho cevado indica a absorção na Fonte divina de todas experiências e poderes resultantes do processo de manifestação em seus ciclos involutivo e evolutivo.
No homem, o microcosmo, o novilho é o símbolo da sabedoria intuitiva, que nasce da descida da vontade espiritual ao veículo da inteligência abstrata, onde reside a alma imortal. No sentido espiritual, o processo de comer o novilho cevado, assim como todo banquete, simboliza o estado de ‘plenitude’ que foi alcançado ao fim de um ciclo (como a última ceia do Senhor).
Na parábola, Jesus Cristo é simbolizado como o bezerro cevado que é utilizado no banquete na casa do pai (Deus) para demonstrar a salvação do filho perdido, que foi achado e continua sendo amado por ele, mesmo com a implicância do seu filho primogênito.
-
O Anel
O Anel
( Símbolo da União harmônica e eterna de Deus com o homem e da união do homem com Deus).
Efésios 5:25-26.Na Parábola, o anel colocado na mão do filho pródigo simboliza, uma aliança simbólica do pai com o filho caçula, que na verdade significa a aliança de Deus com o homem pecador que se arrepende de suas iniquidades, Deus oferece o bezerro cevado , jesus Cristo para o salvar e o filho demonstra seu amor, devoção e adoração eterna a Deus, é um pacto que ambos devem cumprir, um perdoa que é Deus e outro se arrepende , que é o homem.
-
O círculo (anel), é o símbolo da eternidade e do poder e sabedoria eternos. Um ciclo foi terminado, e o anel indica que outro deverá ser começado, pois a progressão cíclica não tem começo concebível nem fim imaginável.
O anel simboliza também os poderes adquiridos com o término do ciclo anterior. A colocação de sandálias nos pés complementa o simbolismo do anel no fim de um ciclo.
O anel significa o casamento eterno de Deus com sua igreja e de um homem com uma mulher, isso coaduna com Efésios 5:25-26.
-
Sandália.
Sandália.
( Símbolo da humildade do homem em relação á Deus , é o ato de homem se arrepender de seus pecados diante de Deus )
Mt 3.11 , Mc 1.7 ,Lc 3.16 e Jo 1.27.Sinal de humildade de um escravo para seu dono, de uma criatura ou filho de Deus diante de sua superioridade divina em Mt 3.11 , Mc 1.7 ,Lc 3.16 e Jo 1.27,usada para ser respeitar cultos religiosos judeus e cristãos, tanto a importância de não sacudiras sandálias em Mt 10.14 e lugares paralelos em Lc 10.11 , At 13.51, Êx 3.5 , Js 5.15 , Lc 7.38 ,Êx 12.11 e Js 9.5 – 13, usar sandália para fazer comercialização diversas ,Dt 25.10 e Rt 4.7,8 , sandália como símbolo de preparação para pregar o evangelho da paz em Ef 6.15, sandália como sinônimo de pureza e riqueza material e espiritual perdida e encontrada pelo filho pródigo quando perde perdão ao pai Lc 15.22.
-
Vestimentas Novas.
Vestimentas Novas.
Vestimentas Novas.
Vestimentas Novas é o símbolo da unção do Espírito Santo que comanda e modifica os pensamentos e ações humanas . Vestimenta nova é o símbolo de um estado de consciência espiritual e física renovados e expandidos .
A vestimenta existente expressa as limitações usuais da personalidade como egoísmo, preconceito, intolerância, cegueira espiritual e outros grilhões da mente, que devem ser descartados para que uma nova fase evolutiva possa ser adentrada.
Geralmente, uma veste nova ou lavada significa um novo corpo para a consciência, uma vez terminada uma etapa de experiência de vida no mundo. Agora a Veste do Filho é do melhor tecido, o mais sutil, a veste de Luz, ou Manto de Glória.
Referências Bíblicas:
Romanos 3.24-26, João 16:7, 13, 14, Mateus 28:19, Gênesis 1:1, 2 ,João 3:5 e Efésios 4:8, 11, 12.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- PEDAGOGO CARLOS AUGUSTO CURSO ONLINE ?? A TEOLOGIA DA PARABOLA DO FILHO PRÓDIGO?? ??Como compreender a importância bíblica e teológica da Parábola do Filho Pródigo??. RIO DE JANEIRO 2013
- AGRADECIMENTO
- EPÍGRAFE
- INTRODUÇÃO:
- SUMÁRIO:
- 2. O QUE É PARÁBOLA
- 2.1. ELEMENTOS SIMBÓLICOS DA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO:
- 2.2.PRIMEIRO PRINCIPIO DE INTERPRETAÇÃO DE PARÁBOLAS :
- 2.3 .SEGUNDO PRINCÍPIO DE INTERPRETAÇÃO DE PARÁBOLAS :
- 2.3.QUESTIONÁRIO
- 3.O PAI NA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO:
- 3.1.CARACTERÍSTICAS DO PAI NA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO.
- 3.1.QUESTIONÁRIO
- 4. O FILHO CAÇULA NA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO:
- 4.1. CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO FILHO PRÓDIGO :
- 4.2. QUESTIONÁRIO
- 5. O CRIADOR DE PORCOS NA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO:
- 5.1. AS CARACTERÍSTICAS PECULIARES DO DIABO
- 5.2. QUESTIONÁRIO
- 6. O FILHO PRIMOGÊNITO NA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO:
- 6.1 QUESTIONÁRIO
- CONCLUSÃO:
- BIBLIOGRAFIA