Curso Online de Curso básico de teologia - modulo - 4

Curso Online de Curso básico de teologia - modulo - 4

Essa é a 4ª parte do curso basico de teologia.Nela estudaremos 2 materias das 10 que compõe todo o curso,São elas: escatologia e bibliolo...

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Essa é a 4ª parte do curso basico de teologia.Nela estudaremos 2 materias das 10 que compõe todo o curso,São elas: escatologia e bibliologia.Esse curso disponibiliza apostila,quando for confirmar sua matricula,nos envie um e-mail solicitando as apostilas.Como ja foi dito acima,o curso é composto de 10 materias,as outras 8 materias,encontram-se nos outros 3 modulos deste curso,pois o mesmo é dividido em 4 modulos.Agradecemos a sua escolha e nao deixe de fazer os outros 3 módulos.faça também o curso médio pois o mesmo é a continuação desse.

Letrólogo - Licenciatura em Letras/Inglês, pela Faculdade Kurios - (FAK), no ano de 2015. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL - 2019 UNIASSELVI - cargo: Tutoria. 2018 EEM Prefeito José Maria Monteiro - cargo: Tutoria. 2014-2016 E.M.E.F. Francisco Higino Filho/ 2013-2014 E.M.E.F. Geralda Bonifácio Rodrigues/ 2012-2013 E.M.E.F. Rogério Ribeiro Monteiro - Cargo: Professor e Auxiliar de Secretaria. 2013-2016 - Associação de Jovens e Adolescentes Paraíso (AJAP) - Cargo: Voluntário como elaborador de ofícios e projetos. 2011-2020 - Plataforma de Ensino à Distância, EAD, Buzzero.com - Cargo: Autor de Cursos da Língua Portuguesa, Informática, Música, e Religiosos.



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  • curso básico de teologia

    deus se revela ao homem

    o homem pode conhecer há deus

  • ESCATOLOGIA: A DOUTRINA DA ULTIMAS COISAS

    escatologia: a doutrina da ultimas coisas

    escatologia significa doutrina das últimas coisas e, portanto, tem como escopo o estudo das profecias concernentes ao fim desta era e a volta de cristo.
     

  • jesus sobe aos céus para junto do pai

    jesus volta para buscar a igreja

  • i. a segunda vinda de cristo

  • a) sua realidade: já no tempo dos apóstolos a segunda vinda de cristo era negada (iipe.3:4), e ainda hoje encontramos pessoas que negam a realidade desta doutrina. por isso é necessário demonstrar, pelas escrituras, a sua realidade. ela é estabelecida por vários testemunhos bíblicos:
    1) pelo testemunho dos profetas (zc.14:3-5; ml.3:1; ez.21:26,27).
    2) pelo testemunho de joão batista (lc.3:3-6).
    3) pelo testemunho de cristo (jo.14:2,3).
    4) pelo testemunho dos anjos (at.1:11).

  • 5) pelo testemunho dos apóstolos (mc.13:26; lc.21:27; ijo.3:1-3; tg.5:7; ipe.1:7,13; its.4:13-18; hb.9:27).
    b) a natureza da segunda vinda:
    1) não é espiritual:
    a) como a vinda do espírito santo no pentecostes.
    b) como na conversão do pecador.
    c) como na conversão do mundo, pela expansão do cristianismo (lc.18:8; iits.2:13-12; itm.4:1; lc.17:26-30).

  • 2) é literal:
    a) pessoal e corporal: a parousia indica presença pessoal (at.1:11; its.4:14-17). a palavra parousia é usada nas seguintes passagens: (mt.24:3,27,37,39; ico.1:8;15:23; its.2:19; its.3:13;4:15;5:23; iits.2:1; tg.5:7; iipe.1:16;3:4,12; ijo.2:28; e nas seguintes passagens referindo-se a homens: (ico.16:17; fp.2:12; iico.10:10).
    b) visível: a apokalupsis indica a visibilidade da vinda do senhor
    (ap.1:7,9-11; mt.24:26,27,30; lc.21:27; tt.2:13; ijo.3:2,3; is.52:8; os.5:15).

  • o termo apokalupsis é usado nas seguintes passagens: (rm.8:19; iits.1:7; ipe.1:7,13;4:13).
    obs.: o termo epiphaneia (aparição, manifestação) é usado tanto para o primeiro advento (iitm.1:10), como para o segundo (iits.2:8; itm.6:14; iitm.4:1,8; tt.2:13).
    3) é súbita (ap.22:7,12,20; mt.24:27).
    4) é iminente, do ponto de vista profético (tt.2:13; hb.9:28; its.1:9,10; rm.13:11).
    5) é próxima, do ponto de vista histórico (lc.21:28; mt.16:3;24:33;24:3).
    6) em duas fases (sf.2:3).
    a) a primeira fase: o arrebatamento da igreja, nos ares (its.4:16,17; jo.14:3); a parousia..
    b) a segunda fase: a revelação ao mundo, na terra (iits.1:7-9;2:7,8; cl.3:4; ap.1:7; jl.3:11; its.3:11; zc.14:4,5; jd.14).
    7) analogias: há na bíblia algumas analogias interessantes a estes dois aspectos da segunda vinda.

  • a) davi: a volta de davi da outra banda do jordão depois de abraão e seus seguidores terem sido derrotados, a ida de judá ao seu encontro, e a volta dos dois juntos para jesuralém (iism.19:10-15,40; iism.20:1-3).
    b) joiada: a revelação particular de joiada aos capitães e aos cários, e sua revelação pública um pouco mais tarde (iirs.11:4-12).
    c) pedro: o encontro de pedro com jesus, andando sobre as águas. pedro foi até ele, e os dois voltaram juntos para o barco (mt.14:22-34).
    d) paulo: quando paulo aproximou-se de roma, os irmãos foram ao seu encontro e todos voltaram juntos para a capital (at.18:15,16).

  • e) isaque: o encontro de isaque com rebeca (gn.24). neste trecho abraão é um tipo de um rei que faria o casamento de seu filho (mt.22:2). o servo anônimo um tipo do espirito santo, que não fala de si mesmo mas das coisas do noivo para conquistar a noiva (jo.16:13,14), e que enriquece a noiva com presentes do noivo (ico.12:7-11; gl.5:22-23), e que traz a noiva ao encontro do noivo (at.13:4;16:6-7; rm.8:11; its.4:14-17). rebeca é um tipo da igreja, a virgem noiva de cristo (gn.24:16; iico.11:2; ef.5:25-32). isaque, um tipo do noivo, a quem não havendo visto, a noiva ama através do testemunho do servo anônimo (ipe.1:8), e que sai ao encontro de sua noiva para recebê-la (gn.24:63; its.4:14-17). estes incidentes não provam a teoria, mas ilustram a dupla natureza da volta de cristo.
    8) pré-tribulacional: a primeira fase (ap.3:10).

  • 9) pré-milenista: a primeira e segunda fase (iitm.2:12).
    c) os sinais precedentes da segunda vinda:
    1) sinais nos céus (lc.21:25a).
    2) sinais na terra (lc.21:25b; mt.19:28;24:6-8).
    a) terremotos (mt.24:7).
    b) pestes (mt.24:7).
    c) guerras e fome (mt.24:7).
    d) progresso científico (dn.12:4; na.2:4).
    e) apostasia (itm.4:1; iitm.4:1-4; iipe.2:1,2).
    f) tempos difíceis (iitm.3:1-5; tg.5:1-8).


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