Curso Online de Rádio Operador
O curso de Rádio Operador tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais ...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Rádio Operador
-
SEJA BEM VINDO
AO CURSO
Rádio Operador
-
MODALIDADE ONLINE
CURSO LIVRE
-
O curso de Rádio Operador tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais conteúdos, tais como: formato básico de um rádio telegrama, a importância do radioamadorismo, manual do radialista, como funciona as ondas de rádios, regulamentos e equipamentos, estrutura, a importância do rádio operador.
-
ESTRUTURA
Em razão da similaridade com as matérias do radioamador, a ANATEL, por meio de convênio com a Marinha do Brasil, aplica as provas para Operador Radiotelefonista, em suas duas categorias: Operador Radiotelefonista Geral RF/G ou Operador Radiotelefonista Restrito RF/R. As categorias de Operador Radiotelegrafista ficam a cargo da Marinha do Brasil diretamente, sendo esta responsável pela aplicação das provas para estes operadores.
-
Para obter o Certificado de Operador Radiotelefonista (geral RF/G ou restrito RF/R), o interessado deve obter aprovação nos exames correspondentes, conforme legislação vigente.
O interessado deve acessar o Sistema SEC, consultar a agenda de prova disponível e solicitar sua inscrição. Essa inscrição é gratuita. Para acessar o SEC é necessário cadastrar-se em Ainda não sou cadastrado.
Para consultar a agenda no SEC, clique em Menu Principal, depois em Agenda e por fim em Consultar. Para efetuar a inscrição, clique em Menu Principal, depois em Prova e por fim em Incluir.
A Anatel faculta aos interessados o conhecimento prévio das questões; para isto, elaborou três manuais contendo as questões que poderão ser usadas para a composição das provas. -
O Certificado de Operador Radiotelefonista pode ser obtido por qualquer pessoa física maior de idade residente no Brasil e é expedido gratuitamente. O Certificado é intransferível, tem prazo de validade indeterminado.
-
FUNÇÃO DO RADIO OPERADOR
O Rádio Operador deverá registrar todo o deslocamento realizado pelos recursos pertencentes a central de regulação. O deslocamento consiste na quilometragem, data e hora realizada por um recurso, para esse registro estão disponíveis os campos na parte inferior do quadro de “Alocação de recurso”.
-
Nesta área estão listados os atendimentos que possuem algum recurso empenhado e aguardam a finalização. Neste quadro são exibidos os seguintes campos: P: indica a prioridade apontada pelo TARM. Número: neste campo é apresentado o número do protocolo gerado automaticamente pelo sistema. Natureza/Incidente: é o registro escolhido pelo TARM mediante relato do solicitante, pode ser alterado pelo médico regulador. Município: neste campo é apresentada a descrição do município onde ocorreu o incidente. Bairro: neste campo é apresentada a descrição do bairro onde ocorreu o incidente. Recurso: exibe o recurso empenhado pelo Rádio Operador. Situação: exibe a condição do recurso, ela é apresentada por cinco situações: Acionado = quando o rádio operador já efetuou a alocação do recurso. No Local = indica a chegada do recurso no local do atendimento. Deslocamento = indica que o recurso já está a caminho do Estabelecimento de Saúde. E.S = Indica a chegada do recurso ao Estabelecimento de Saúde. Liberado = é quando o recurso já está liberado, retornando a base. Data: faz referência a data e horário que a situação foi alterada pela última vez. C: indica se há e a quantidade de complemento na solicitação.
-
o status, clique com o botão direito do mouse sobre o recurso que deseja modificar. Será aberta uma caixa com as possibilidades de situação como no quadro acima. Selecione a opção desejada. O status do recurso será alterado automaticamente nas seguintes situações: Disponível para Em acionamento: quando recurso recebe uma alocação; Em acionamento para Disponível: quando se realiza o registro da quilometragem fim de operação. NOTA: O botão “E/S Serviço” altera a situação do recurso para “Fora de Serviço”. IMPORTANTE: Para uma ativa visualização da situação do recurso conforme o item 6 é importante que os dados deste item sejam preenchidos no instante em que ocorrem, pois ficarão visíveis tanto para o Radio Operador quanto para o Médico regulador, de acordo com as seguintes situações: Em branco este para o médico regulador, quando o mesmo já tenha solicitado recurso, no entanto, o rádio operador ainda não alocou recurso; Acionado esta indicação é apresentada quando o rádio operador já efetuou a alocação do recurso; No Local indica a chegada do recurso no local do atendimento, é apresentado no instante em que preencher a KM de chegada do QTH; Deslocamento indica que o recurso já está a caminho do Estabelecimento de Saúde, é exibido no instante em que é salvo o KM de saída do QTH; E.S indica a chegada do recurso ao Estabelecimento de Saúde, é apresentado no momento em que preenchido o campo KM de chegada no Hospital; SAMU Perfil Rádio Operador Janeiro-2018 Pág. 11 / 30 Liberado quando o recurso já está liberado, retornando a base, é apresentado quando preencher o KM de saída do Hospital.
-
Executar atividades relacionadas a rádio, telegrafia e controle de mensagens recebidas e expedidas; operar aparelhos de rádio-telegrafia, transmitir, codificar e preparar mensagens, colocar o rádio na onda e freqüência indicadas, fazer funcionar os dispositivos os receptores, arquivar cópia dos assuntos transmitidos e dos anotados durante radiorecepção; cuidar da segurança operacional por meio de procedimentos específicos; zelar pela conservação do equipamento, regular e providenciar reparos necessários, garantindo seu perfeito funcionamento; emitir relatórios estatísticos de atendimento ao usuário.Utilizar recursos de informática.Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Rádio Operador
- ESTRUTURA
- FUNÇÃO DO RADIO OPERADOR
- CÓDIGO QUEBEC
- RÁDIO NO BRASIL
- RÁDIO TELEGRAMA
- TERMOS TÉCNICOS
- RÁDIO TRANSMISSOR
- HORÁRIO DE SILÊNCIO
- MANUAL DO RADIALISTA
- ABREVIATURA DOS CÓDIGOS
- REGULAMENTOS E EQUIPAMENTOS
- A IMPORTÂNCIA DO RÁDIO OPERADOR
- A IMPORTÂNCIA DO RADIOAMADORISMO
- COMO FUNCIONAM AS ONDAS DE RÁDIOS
- FORMATO BÁSICO DE UM RÁDIO TELEGRAMA
- MANUAL DE SEGURANÇA DE OPERAÇÃO DE RÁDIO
- CÓDIGO FONÉTICO INTERNACIONAL DE LETRAS E ALGARISMOS
- REFERÊNCIA
- AGRADECIMENTO