Curso Online de GESTÃO AMBIENTAL - Módulo 01
*INTRODUÇÃO A GESTÃO AMBIENTAL; *DINÂMICA DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL; *CORRENTES DA ECONOMIA ECOLÓGICA; *PRINCÍPIO POLUIDOR/PAGADOR; *PLANO ...
Continue lendoAutor(a): Izaias De Souza Aguiar
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 60 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 3 no total
- Leidiane Zinger
- Juliana Carolina Da Paixão
- Vinicius Guiraldelli Barbosa
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
GESTÃO AMBIENTAL Módulo 01
GESTÃO AMBIENTAL Módulo 01
Izaias de Souza Aguiar
-
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Até a década de 1960 os problemas ambientais eram um tema restrito a um pequeno grupo de ecologistas, pois eram preocupações consideradas próprias de visionários e idealistas, que não faziam parte dos problemas concretos da sociedade.
No inicio tínhamos apenas uma percepção dos efeitos ambientais localizados de determinadas atividades, mas hoje praticamente toda a humanidade reconhece a gravidade da crise ambiental, que alcançou uma escala planetária, decorrente não de ações irresponsáveis de alguns, mas reflexo do modelo de desenvolvimento.Izaias de Souza Aguiar
-
DINÂNICA DA DEGRADAÇÃO
DINÂNICA DA DEGRADAÇÃO
Diferentes causas foram apontadas para explicar essa dinâmica de degradação, tais como: o incremento populacional, a moderna indústria e o consumismo supérfluo, os sistemas de dominação hierárquicos próprios da sociedade industrial, o sistema capitalista, a distribuição de riquezas entre países e de populações.
Izaias de Souza Aguiar
-
CORRENTES DA ECONOMIA ECOLÓGICA
CORRENTES DA ECONOMIA ECOLÓGICA
Praticamente todas as correntes da economia ecológica são consensuais em dois pontos: a contradição entre as limitações dos recursos naturais, em contraposição a uma sociedade de consumo de expectativas ilimitadas, e a compreensão de que os reflexos ambientais das atividades econômicas se caracterizam como externalidades negativas, no sentido econômico do termo.
Izaias de Souza Aguiar
-
PRINCÍPIO PAGADOR/POLUIDOR
PRINCÍPIO PAGADOR/POLUIDOR
Nessa perspectiva os desequilíbrios seriam decorrentes de uma imperfeição do mercado, e conseqüentemente poderiam ser equacionados através de mecanismos econômicos, como o de imputar aos poluidores os custos ambientais indiretos decorrentes de suas atividades, o que se denomina de princípio pagador/ poluidor.
Esse ponto de vista se concentra excessivamente nos efeitos de uma atividade inadequada, nos custos da despoluição, induzindo à falsa idéia de que a responsabilidade ambiental se traduz por um custo adicional.Izaias de Souza Aguiar
-
PLANO MACROECONÔMICO
PLANO MACROECONÔMICO
Nesse caso o grande desafio seria a implementação de mecanismos macroeconômicos que assegurem o mesmo grau de exigência às diferentes atividades econômicas, para evitar os desequilíbrios competitivos e, no plano macroeconômico, arbitrar um termo entre o crescimento selvagem e o equilíbrio ambiental.
Izaias de Souza Aguiar
-
PLANO MACROECONÔMICO
PLANO MACROECONÔMICO
Justamente a responsabilidade ética de empresários e políticos mais arrojados foi capaz de comprovar na prática que há vantagens em ultrapassar essa visão unilateral do meio ambiente como um custo e considerá-lo uma oportunidade.
A iniciativa de adotar os princípios da gestão ambiental, numa economia que se caracteriza pelo elevado desperdício de recursos, determina um importante diferencial competitivo.Izaias de Souza Aguiar
-
PLANO MACROECONÔMICO
PLANO MACROECONÔMICO
Há anos a comercialização superou a produção como fator limitante da atividade econômica; tornou-se mais difícil vender do que produzir.
A colocação de produtos no mercado globalizado exige diferenciais de competitividade, definidos principalmente pelo preço e pela qualidade.
Devemos observar cuidadosamente que os clássicos conceitos de qualidade do produto estão bastante ampliados, com um grande destaque à qualidade ambiental.Izaias de Souza Aguiar
-
SUSTENTABILIDADE
SUSTENTABILIDADE
Dentro dessa perspectiva os investimentos na sustentabilidade, além de essenciais à qualidade ambiental, podem representar um importante diferencial especialmente para exportações a mercados altamente promissores.
Izaias de Souza Aguiar
-
REDUÇÃO DE CUSTOS COM ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS
REDUÇÃO DE CUSTOS COM ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS
O meio ambiente é um bom negócio, e não são os ecologistas visionários e idealistas que fazem esta afirmação. Reduzir os custos com a eliminação de desperdícios, desenvolver tecnologias limpas e baratas, reciclar insumos não são apenas princípios de gestão ambiental, mas condição de sobrevivência empresarial.
Izaias de Souza Aguiar
-
PROCEDIMENTOS MAIS RESPONSÁVEIS AMBIENTALMENTE
PROCEDIMENTOS MAIS RESPONSÁVEIS AMBIENTALMENTE
Ocorre que a qualidade de vida e a própria sobrevivência da sociedade humana não podem ser estudadas simplesmente como variáveis do sistema econômico.
O desafio é ultrapassar essa visão reducionista para alcançar soluções capazes de harmonizar o plano econômico, ambiental e social.
A adoção de procedimentos mais responsáveis em relação aos efeitos ambientais das atividades econômicas é um jogo que não admite perdedores.
No longo prazo, mais do que a economia e vantagens competitivas, a preservação ambiental é um desafio indispensável à manutenção das condições de sobrevivência da própria humanidade.Izaias de Souza Aguiar
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- *INTRODUÇÃO A GESTÃO AMBIENTAL;
- *DINÂMICA DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL;
- *CORRENTES DA ECONOMIA ECOLÓGICA;
- *PRINCÍPIO POLUIDOR/PAGADOR;
- *PLANO MACROECONÔMICO;
- *SUSTENTABILIDADE;
- *REDUÇÃO DE CUSTO COM ELIMINAÇÃO DO DESPERDÍCIO;
- *RESPONSABILIDADE AMBIENTAL;
- *SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA EMPRESA;
- *NORMA CERTIFICADORA SÉRIE - ISO 14.001;
- *PASSIVOS AMBIENTAIS - PRINCIPAIS CUSTOS DOS PASSIVOS AMBIENTAIS;
- *AVALIAÇÃO DOS PASSIVOS AMBIENTAIS;
- *CONTABILIDADE AMBIENTAL;
- *VANTAGENS DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA;
- *MANUTENÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - CICLO PDCA;
- *ESTAGIO DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL;
- Izaias de Souza Aguiar - Técnico em Segurança do Trabalho Reg.MTE nº 25.482/