Curso Online de FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS APLICADOS AOS ESTUDOS DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CONTROLE DE PROCESSOS

Curso Online de FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS APLICADOS AOS ESTUDOS DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CONTROLE DE PROCESSOS

Capítulo 1 - Introdução. Capítulo 2 - Modelos Matemáticos de Sistemas. Capítulo 3 - Função de Transferência. Capítulo 4 - Contro...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Capítulo 1 - Introdução.

Capítulo 2 - Modelos Matemáticos de Sistemas.

Capítulo 3 - Função de Transferência.

Capítulo 4 - Controladores.

Capítulo 5 - Ajustes de Controladores.

Capítulo 6 - Procedimento Experimental.

Johnson Pontes de Moura Bolsista de Doutorado possui graduação em ENGENHARIA QUÍMICA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Outubro de 2007). , atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem de transmissão de calor em alimentos submetidos a protótipos de energia alternativa(fogões solares); Estudo comparativo entre as formas de energias convencionais e não convencionais; Secadores solares. Cursei algumas disciplinas de Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande e também de pós-graduação no Curso de Licenciamento Ambiental on shore(PROMINP-PETROBRÁS). Lecionei na função de Professor Adjunto dos Departamentos de Engenharias Química e Mecânica da Faculdade de Aracruz e nesta instituição, participei da elaboração do projeto do curso de Pós-graduação Lato sensu em Gestão Ambiental(2008-2009). Também lecionei em Cursos de Pós-Graduação disciplinas na Área de Gestão da Produção em Petróleo e Gás (FACULDADE UNISAM-ES), Módulo de Geologia e Geofísica do Petróleo(FACULDADE UNISAM-ES) e de Didática do Ensino Superior (Curso de Pós-Graduação em Direito Processual Civil-FACULDADE DO VALE DO CRICARÉ-UNIVC-ES) e Módulo Metodologia do Trabalho Científico para os cursos de Pós em MBA em Gestão Empresarial Contemporânea e Gestão Ambiental(FACULDADE DO VALE DO CRICARÉ). Atuei como professor Substituto da Universidade Federal do Espírito Santo, lecionando as disciplinas de Química Instrumental e Química Geral para os cursos de Agronomia e Farmácia no CEUNES, em São Mateus/ES. (Texto informado pelo autor) Última atualização do currículo em 31/03/2010 Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1187343050007168



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS APLICADOS AOS ESTUDOS DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CONTROLE DE PROCESSOS

    fundamentos matemáticos aplicados aos estudos de práticas experimentais de controle de processos

    johnson pontes de moura

    novembro / 2010

  • Sumário

    sumário

    capítulo 1 - introdução.

    capítulo 2 - modelos matemáticos de sistemas.

    capítulo 3 - função de transferência.

    capítulo 4 - controladores.

    capítulo 5 - ajustes de controladores.

    capítulo 6 - procedimento experimental.

  • 1 - introdução

    1.1 – apresentação do trabalho

    o sistema é constituído por dois tanques interligados, com diversos medidores e sensores e válvulas, que podem ser operadas via computador. este também realiza coleta de dados da planta em intervalos de tempo pré estabelecidos de modo a gerar dados que servirão para desenvolver os cálculos posteriormente.

    1.2 - objetivos
    1.2.1. objetivo geral

    controlar o nível de líquido de uma planta de 2 tanques laboratorial utilizando-se controladores do tipo pid. será necessário modelar o sistema e calcular os parâmetros ótimos do controlador. verificará a eficiência das ações do controlador sobre a planta com a alteração dos setpoints dos níveis.

  • o sistema de controle é um sistema onde desejamos atribuir um sinal de entrada e obter um determinado sinal de saída através do conhecimento do comportamento do sistema.

    um sistema pode ser imaginado como um caixa preta, onde não se conhecem detalhes internos e sim as relações entre um sinal de entrada (uma batida, uma sacudida) e um sinal de saída (oscila, não oscila).

    introdução

    capítulo 1


  • o sinal de entrada é comumente denominado sinal de controle ou variável manipulada (mv) representado por u(t). o sinal de saída é chamado variável controlada, medida ou variável de processo (pv) representada por y(t).

    figura 01: representação de um sistema.

    introdução


  • os sistemas podem operar em duas configurações básicas: malha aberta e malha fechada.

    1.1 - sistemas em malha aberta:

    o sinal de entrada é um sinal pré-setado, baseado em experiências passadas, de forma que o sistema forneça o sinal de saída desejado. como não há informação de realimentação não é possível corrigir o sinal de entrada de forma a alcançar um sinal de saída desejado.

    introdução

  • 1.1 - sistemas em malha aberta:

    vantagens: simples, barato.
    desvantagens: impreciso, sem realimentação.

    elementos básicos:

    variável controlada: a variável de interesse a ser medida e controlada no sistema. transformada em sinal por meio de medidores. (nível do tanque no exemplo).

    controlador: envia um ou vários sinais ao processo (baseado em experiências passadas) de forma que se alcance , na saída, o valor desejado para variável controlada. (operador abrindo a válvula, no exemplo).

    introdução


  • 1.2 - sistemas em malha fechada:

    o sinal de saída é realimentado para um comparador que o compara ao sinal de entrada (set-point), gerando um sinal corrigido que entra novamente no sistema de forma a alcançar o sinal de saída desejado.

    vantagens: compensa erros, saída constante, menos sensível a distúrbios (torna o sistema mais robusto).

    desvantagens: complexo, caro, podem instabilizar o sistema se houver tempo morto.

    introdução


  • 1.2 - sistemas em malha fechada:

    figura 02 – ysp(t)=entrada, sinal de referência ou set-point; e =erro; u(t)= excitação da
    planta; l(t)=distúrbio na carga; n(t)= ruído; y(t) = sinal de saída.

    introdução


  • 1.2 - sistemas em malha fechada:

    sistemas em malha fechada tem uma sensibilidade a mudanças nas funções de transferência muito menor do que sistemas em malha aberta. dessa forma são muito mais estáveis que malhas abertas a variações que alterem a função de transferência.

    o controlador é sempre formado por um comparador ou detector de erro e um elemento ativo que irá condicionar o sinal saído do comparador, este elemento tem uma função de transferência a que chamamos de g(s).

    introdução


  • 1.2 - sistemas em malha fechada:

    elementos básicos:

    comparador: compara a entrada (set-point) da variável controlada com o valor medido (de saída) e gera um sinal de erro que indica o quanto o sinal de saída está longe do de entrada.

    controlador: decide a ação a ser tomada com base no erro enviado pelo comparador. executa operações matemáticas sobre o erro para gerar o sinal u(t).

    processo ou planta: é o sistema no qual a variável está sendo controlada.

    introdução


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS APLICADOS AOS ESTUDOS DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CONTROLE DE PROCESSOS
  • Sumário
  • Muito Obrigado !!! Johnsonmoura@gmail.com (11) 61835563