Curso Online de EXERCÍCIO DA PATERNIDADE E DO CUIDADO
O cuidado parental é definido como qualquer comportamento realizado pelos pais em relação à prole que resulte em aumento da sobrevivência...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
CURSO
EXERCÍCIO DA PATERNIDADE E DO CUIDADO
-
APRESENTAÇÃO
OLÁ SOU ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA
POS GRADUADA EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNOESTE DE PRESIDENTE PRUDENTE SÃO PAULO
CONHEÇAM OUTROS DA AUTORA
NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E OUTROS.
ACESSE www.buzzero.com/autores/rosimeire-quintela?a=rosimeire-quintela -
Cuidado parental em humanos
Família indígena demonstrando os cuidados aos filhos.
-
O cuidado parental é definido como qualquer comportamento realizado pelos pais em relação à prole que resulte em aumento da sobrevivência ou fitness da prole e cause um custo para os pais. O cuidado parental é bastante intenso entre os mamíferos, dessa forma, espera-se que humanos tenham dedicação parental igualmente intensa.
-
Cuidado parental em humanos
O cuidado parental diz respeito a qualquer comportamento que aumente a aptidão da prole, em relação a sua sobrevida e taxa de reprodução. O cuidado parental deve ser compreendido a partir de mecanismos inatos, selecionados ao longo da história da espécie, os quais evoluíram simultaneamente com o grau do desenvolvimento dos filhotes.
-
E também por variáveis sociais e ambientais, entendidas como pressões culturais, que atuam sobre e são influenciadas pelas bases biológico-adaptativas do comportamento parental, modulando sua expressão individual. Considera-se haver um equilíbrio entre investimento parental e estado inicial de desenvolvimento.
-
O equilíbrio ótimo do custo-benefício resultante depende de como a relação entre o cuidado parental e a aptidão da descendência é modelada e como os dois custos de sobrevivência e reprodução futura interagem. Essa relação pode ser caracterizada nas diferentes espécies como altricial, precoce ou misto:
-
Espécies altriciais - o período de gestação é curto e os filhotes nascem bastante imaturos do ponto de vista dos sistemas sensorial e termorregulador, e necessitam de cuidados diretos para se alimentar e sobreviver. Ex. Pássaros.
-
Espécies precoces Possuem período de gestação longo e os filhotes nascem com capacidades adaptativas especializadas como a visão, audição, sistema termorregulador e motor as quais lhes garantem maior autonomia e, portanto, demandam um cuidado parental menos intenso e prolongado, com menor dispêndio de energia para os cuidadores. Ex. Cervos, veados e antílopes.
- Espécies mistas
-
Espécies mistas
- A gestação é longa e o recém-nascido apresenta um equipamento neurossensorial inato especializado, possuindo inúmeras habilidades, mas, ao mesmo tempo, depende de um adulto para garantir sua sobrevivência.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- CURSO
- APRESENTAÇÃO
- Cuidado parental em humanos
- Espécies mistas
- Primatas
- Teoria do apego
- Cuidado maternal em humanos
- Cuidado paternal em humanos
- Parental
- Gênero e mistura de gênero
- Genética
- Empatia
- Ter filhos e felicidade
- REFERÊNCIAS
- CONSIDERAÇÕES FINAIS