Curso Online de Briótitas Completo - Ciclo de Vida e Reprodução
Tudo sobre um dos elementos importantes para o planeta!
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
BRIÓFITAS
-
Fale com a autora:
Fale com a autora:
jessicacp.sampaio@hotmail.com
5521973522431 whatsappFan Page
Grupo do Face
Minha página de cursos -
Introdução
-
As briófitas são pequenas plantas avasculares que vivem geralmente em ambientes úmidos, formando "tapetes verdes" sobre pedras e troncos de árvores ou nos barrancos. Os musgos e hepáticas(veja figuras a seguir: hepática em detalhe em cima e musgos formando um ) são as mais conhecidas desse grupo de plantas que, assim como as pteridófitas, não possuem sementes.
-
Hepática em detalhe
"Tapete verde" de musgos.
-
O corpo das briófitas ou musgos é formado basicamente de três partes ou estruturas:
Estruturas
1º Rizoides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse
2º cauloide - pequena haste de onde partem os filóides;
3º filóides - estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.
-
Haste
Filoide
Cauloide
Rizoide
-
Essas estruturas são chamadas de rizóides, caulóides e filóides porque não têm a mesma organização de raízes, caules e folhas dos demais grupos de plantas (a partir das pteridófitas).
Faltam-lhes, por exemplo, vasos condutores especializados no transporte de nutrientes, como a água.
Na organização das raízes, caules e folhas verdadeiras verifica-se a presença de vasos condutores de nutrientes. -
Devido a ausência de vasos condutores de nutrientes, a água absorvida do ambiente e é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal.
Esse tipo de transporte é relativamente lento e limita o desenvolvimento de plantas de grande porte. Assim, as briófitas são sempre pequenas, baixas. -
Acompanhe o raciocínio: se uma planta terrestre de grande porte não possuísse vasos condutores, a água demoraria muito para chegar até as folhas.
Nesse caso, especialmente nos dias quentes - quando as folhas geralmente transpiram muito e perdem grande quantidade de água para o meio ambiente -, elas ficariam desidratadas (secariam) e a planta morreria.
Assim, toda a planta alta possui vasos condutores. -
Mas nem todas as plantas que possuem vasos condutores são altas; o capim, por exemplo, possui vasos condutores e possui pequeno porte.
Entretanto, uma coisa é certa: se a planta terrestre não apresenta vasos condutores, ela terá pequeno porte e viverá em ambientes preferencialmente úmidos e sombreados.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução
- Estruturas
- Principais Representantes
- Reprodução
- Ciclo de Vida
- Importância da Briófitas
- Exercícios de fixação
- Fale com a autora:
- jessicacp.sampaio@hotmail.com
- 5521973522431 whatsapp