Curso Online de OS GRANDES GRUPOS VEGETAIS
o curso faz uma abordagem da importância das plantas em nossa vida, o curso oferece uma descrição detalhada dos grupos vegetais descreven...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Prof. José Francisco
Os grandes grupos vegetais
-
Os grandes grupos vegetais
Os motores que mantêm a vida na Terra são sem dúvida o Sol e as plantas do nosso planeta, preservá-lo é nosso dever, assim garantiremos nosso futuro!!!
Prof. José Francisco
Email: franciscojunior2010@yahoo.com.brOs grandes grupos vegetais
-
Sumário
Sumário
Apresentação
Introdução
Os grandes grupos vegetais
Briófitas
Pteridófitas
Gimnospermas
Angiospermas
Curiosidades
Encerramento -
apresentação
apresentação
O curso foi elaborado na perspectiva de mostrar a importância que as plantas tem em nossa vida, bem como conhecer um pouco desse reino que está presente em nossa vida diariamente. Preservar o ambiente é preservar também a cobertura vegetal, esta que deve ser respeitada e preservada, afinal, dependemos dela para sobreviver!
BOM ESTUDO!
-
Introdução
Introdução
“O que guia a vida é... um pequeno fluxo, mantido pela luz do sol”, escreveu o ganhador do prêmio Nobel Albert Szent-Györgyi. Com esta simples sentença ele resumiu uma das grandes maravilhas Da evolução – a fotossíntese. Durante o processo fotossintético, a energia radiante do Sol é capturada e usada para formar os açúcares dos quais toda a vida depende, inclusive a nossa.
-
A vida na Terra depende da capacidade das plantas de capturar a energia do Sol e utilizá-la para produzir as moléculas necessárias a manutenção dos organismos vivos. Se pudéssemos viajar no tempo e visitar a Terra de 500 milhões de anos atrás, encontraríamos continentes desérticos, sem vida. nessa época, os seres vivos habitavam apenas os mares e lagos. Como todos os organismos vivos, as plantas tem uma longa história durante a qual elas evoluíram, ou mudaram, com o passar do tempo.
-
A conquista da terra firma pelas plantas tornou esse ambiente convidativo para os animais que podiam utilizar plantas como alimento. Se as plantas não tivessem os continentes, não estaríamos aqui hoje. Se elas desaparecessem, nossa sobrevivência e a de milhões de animais estaria seriamente ameaçada. Nos alimentamos direta ou indiretamente, de plantas. Ao comermos pão, batata, enfim, os alimentos mais tradicionais, estamos no alimentando de substâncias orgânicas produzidas pelas plantas.
-
Os grandes grupos vegetais
Os grandes grupos vegetais
Dois grandes grupos de plantas merecem atenção: as plantas vasculares, possuem um sistema de vasos condutores de seiva, e as plantas avasculares, plantas que não possuem um sistema de transporte de seiva bruta ou elaborada. Geralmente as plantas vasculares são plantas de um grande porte, enquanto que as avasculares são plantas de um tamanho reduzido. Você agora vai conhecer um pouco mais sobre o Fantástico mundo das plantas(os vegetais).
-
BRIÓFITAS
BRIÓFITAS
São plantas que apresentam características de transição do ambiente aquático para o terrestre.
Não possuem raízes e a absorção da água ocorre diretamente através da superfície do corpo do gametófito em contato com o substrato, fixo por meio de estruturas denominadas de RIZÓIDES. São as únicas plantas avasculares, isto é, não possuem vasos condutores de seiva bruta ou elaborada.
São vegetais onde começa a diferenciação de tecidos como a epiderme para proteção. Como qualquer outro vegetal, são capazes de realizar fotossíntese, sendo autótrofos fotossintetizantes.
Como as algas, possuem o corpo na forma de talo, sem raízes, caule e folhas diferenciadas. -
BRIÓFITAS
BRIÓFITAS
São plantas avasculares (ausência de vasos condutores); os líquidos são conduzidos por difusão célula a célula. O que limita o tamanho desses vegetais.
O transporte de água de célula a célula é muito lento e as células mais distantes morreriam desidratadas. Seu tamanho geralmente não ultrapassam 20 cm.
São plantas comuns em locais úmidos e que não recebem luz direta do sol, são abundantes em florestas topicais e úmidas.
São sensíveis à poluição e a ausência delas indica má qualidade do ar. -
BRIÓFITAS
BRIÓFITAS
A restrição a locais úmidos deve-se à ausência dos vasos condutores e também à dependência da água para reprodução, pois sua fecundação é por oogamia.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Os grandes grupos vegetais
- Sumário
- apresentação
- Introdução
- Os grandes grupos vegetais
- BRIÓFITAS
- Briófitas- Classificação
- Briófitas- classificação
- Briófitas-Classificação
- A reprodução das briófitas
- Ciclo de vida das briófitas
- A importância das briófitas
- PTERIDÓFITAS
- Ciclo reprodutivo das pteridófitas HAPLODIPLOBIONTE
- Classificação
- Filo Sphenophyta
- Filo Pterophyta
- GIMNOSPERMAS
- Coníferas como exemplo de gimnospermas
- CONÍFERAS COMO EXEMPLO DE GIMNOSPERMAS
- Ciclo de vida das gimnospermas
- GIMNOSPERMAS- CLASSIFICAÇÃO
- GIMNOSPERMAS
- ANGIOSPERMAS
- AS FLORES
- Mecanismos que dificultam a autofecundação
- ESTAME
- PISTILO
- POLINIZAÇÃO
- MODOS DE POLINIZAÇÃO
- ANEMOFILIA
- Entomofilia
- Germinação do grão de pólen e fecundação
- Formação da semente e do fruto
- Ciclo de vida de um angiosperma
- Angiospermas
- Grupos de angiospermas
- Curiosidades
- ENCERRAMENTO