Curso Online de CICLOS BIGEOQUÍMICOS
os ciclo dos mais importantes materiais
Continue lendoAutor(a): Agassis Paulo Bezerra
Carga horária: 6 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 500 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
agassis paulo bezerra
ciclos
biogeoquímicos -
ciclos biogeoquímicos
biogeoquímico é o resultado dos conjuntos de agentes biológicos (microorganismos), constituição da litosfera (rocha) e degradação química.
a biogeoquímica é a ciência que estuda a troca ou a circulação de matéria entre os componentes vivos e físico-químicos da biosfera (odum, 1971).
-
ciclos biogeoquímicos
ciclos: representam a troca e a circulação de matéria entre os componentes vivos e físico-químicos da biosfera.
bio: os organismos interagem no processo de síntese orgânica e na decomposição dos elementos.
geo: o meio terrestre (solo) é o reservatório dos elementos.
químico: ciclo dos elementos e processos químicos de síntese e decomposição. -
classificação dos ciclos
1. ciclo da água ou hidrológico.2. ciclos dos macro e micronutrinentes: minerais em geral.
3. ciclos sedimentares: fósforo, enxofre, cálcio, magnésio e potássio.
4. ciclos gasosos: carbono, nitrogênio e oxigênio.
-
ciclos biogeoquímicos
-
ciclo hidrológico
mais abundante componente da matéria viva, a água precisa ser necessariamente reciclada para a garantia de vida no planeta. a superfície terrestre é recoberta por cerca de 75% de água. de toda a água que recobre a terra, cerca de 97% pertencem ao talassociclo (do grego thalassos = mar), isto é, ao conjunto que abrange todos os ecossistemas marinhos. o restante pertence ao limnociclo (do grego limne = lago), ou seja, o conjunto de todos os ecossistemas dulcícolas.
aspectos quantitativos:
evaporação;
infiltração;
escoamento superficial.aspectos qualitativos:
parâmetros de qualidade: - físico-químicos;
- biológicos. -
ciclo hidrológico
a água evapora-se das superfícies aquáticas (principalmente) e terrestres, formando as nuvens. condensa-se e se precipita na forma de chuva, neve ou granizo. no solo, a água pode percolar, isto é, atravessar as camadas do solo, atraídas pela força da gravidade, e atingir um lençol freático, de onde chega até um rio ou riacho. parte da água precipitada pode ser retida pelo solo e absorvida pelas plantas, por seu sistema radicular. nos vegetais, a perda de água ocorre por transpiração, sudação ou transferência alimentar à cadeia de consumidores. os animais, por sua vez, participam do ciclo ingerindo água diretamente, ou indiretamente através dos alimentos. o processo de eliminação é variável, podendo ocorrer através de urina, fezes, respiração, suor, etc...
-
ciclo hidrológico
a água é o principal componente dos organismos vivos e o grande regulador do ambiente.
a presença de água é fundamental para a existência de vida no planeta, uma vez que ela atua como regulador térmico do ambiente, fazendo com que as diferenças de temperatura entre a noite e o dia sejam minimizadas graças a seu alto calor específico.a maior parte da água doce encontra-se em locais de difícil extração (calota polar e subsolo). a água na atmosfera mostra-se em porcentagem ínfima. porém, ao longo de um ano, muita água circula pela ecosfera.
-
ciclo hidrológico
nesse ciclo, a presença do homem pode ser notada por meio do desmatamento e da impermeabilização via pavimentação do solo. isso acelera a evaporação e reduz a recarga dos aqüíferos subterrâneos, gerando, assim, maiores enchentes nos cursos de água que cortam centros urbanos, causando uma série de danos físicos, econômicos e transtornos aos habitantes da cidade.
nas regiões de clima frio, deve-se considerar, ainda, a água armazenada na formas de geleiras, formadas pela precipitação de neve, e o fluxo correspondente ao degelo dessas geleiras.
-
distribuição da água na biosfera
97,2% água salgada
99,34%2,14% calotas e geleiras polares
0,633% águas subterrâneas
0,66% 0,022% águas superficiais
0,005% águas do solo + evaporação
-
ciclo hidrológico
o ciclo hidrológico pode ser resumido por meio dos seguintes processos:
detenção: parte da precipitação fica retida na vegetação, depressões do terreno e construções. essa massa de água retorna à atmosfera pela ação da evaporação ou penetra no solo pela infiltração.escoamento superficial: constituído pela água que escoa sobre o solo, fluindo para locais de altitudes inferiores, até atingir um corpo d’água como um rio, lago ou oceano. a água que compõe escoamento superficial pode também sofrer infiltração para as camadas superiores do solo, ficar retida ou sofrer evaporação.
Pagamento único