Curso Online de BIOLOGIA E TAXONOMIA DE MACROINVERTEBRADOS AQUÁTICOS
Os macroinvertebrados são importantes para os ecossistemas aquáticos por desempenhar papel fundamental na degradação do material alóctone...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
APRESENTAÇÃO
OLÁ SOU ROSIMEIRE MOREIRA QUINTELA
POS GRADUADA EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
GRADUADA EM PEDAGOGIA PELA UNOESTE DE PRESIDENTE PRUDENTE SÃO PAULO
CONHEÇAM OUTROS DA AUTORA
NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, SAÚDE E OUTROS.
ACESSE www.buzzero.com/autores/rosimeire-quintela?a=rosimeire-quintela -
MACROINVERTEBRADOS
Os macroinvertebrados são importantes para os ecossistemas aquáticos por desempenhar papel fundamental na degradação do material alóctone em riachos, principalmente nas nascentes.
-
São comumente utilizados como ferramenta em Unidades de Conservação, para o monitoramento da qualidade da água, auxiliando na gestão das águas dessas áreas protegidas que atuam como prestadora de serviços ambientais.
-
Assim, os macroinvertebrados podem se configurar como complemento essencial nas análises de água, contribuindo para a avaliação ecológica desses ecossistemas.
-
A decomposição nos corpos d'água como processo ecossistêmico é tão importante como a produção, pois libera energia e nutrientes no sistema e, portanto, influencia as variáveis físicas, químicas e biológicas,
-
podendo também ser influenciada por essas, servindo inclusive como índice da qualidade ambiental.
A decomposição torna-se mais rápida quando se tem uma densidade elevada de macroinvertebrados (Graça , 2005). -
Mecanismos físicos são importantes na aceleração da decomposição, como a lixiviação ou quebra de detritos (Benfield ., 1979; Castillo, 2009).
-
Outro modo de fragmentação é o processo realizado pelos invertebrados, principalmente, os que ocupam o nível trófico dos herbívoros fragmentadores, que colonizam e se alimentam dos detritos foliares já colonizados ou não por microrganismos e contribuem para decomposição dos riachos (Webster & Benfield, 1986).
-
Os fragmentadores são escassos nos trópicos devido às altas temperaturas, sua diversidade torna-se mais baixa, aumentando a diversidade dos demais grupos tróficos (Boyero ., 2011).
-
Em uma escala global esses autores ressaltaram que os padrões latitudinais da diversidade dos fragmentadores ocorrem em forma inversa aos demais grupos, diminuindo em relação aos trópicos.
-
Baixas temperaturas e alta qualidade das folhas, em termos de nitrogênio e fósforo nas folhas, favorecem a presença de fragmentadores nas regiões temperadas.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- APRESENTAÇÃO
- MACROINVERTEBRADOS
- Reserva Biológica
- MATERIAL ORGÂNICO
- DETRITOS FOLIARES
- BIOMASSA REMANESCENTE
- ORGANISMOS
- MACROINVERTEBRADOS AQUÁTICOS
- COMPOSIÇÃO TAXONÔMICA
- Referências:
- CONSIDERAÇÕES FINAIS