Curso Online de LEITE OVINO- Propriedades, produção e derivados.
Noções básicas de ovinocultura leiteira, propriedades do leite, produção e derivados lacteos.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
LEITE OVINO Propriedades , produção e derivados
LEITE OVINO Propriedades , produção e derivados
Med. Veterinária: Maria Júlia L. B. dos Santos
-
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
A ovinocultura de leite tem um espaço significativo em países como França e Alemanha, pela produção e variedade de queijos finos de alto valor agregado. Na região mediterrânea é onde se concentra a maior produção de ovinos de leite
-
Em Amarelo, principais países produtores de leite
Em verde, países produtores de leite -
O Brasil vem mostrando interesse na atividade, porém tem enfrentado dificuldades no reconhecimento do produto e na atração de consumidores. O que atrai os produtores é a exclusividade e o rendimento da produção, não só de leite, mas também pela precocidade dos cordeiros que são destinados ao abate.
-
FONTE: Agroband -
O grande potencial da produção de leite ovino está em seus derivados, com a produção de queijos finos de alto valor agregado, iogurtes, e mais recentemente doces de leite, sorvetes e outros. Isto se deve ao aproveitamento do leite ovino na transformação desses derivados, sendo maior comparado ao leite de vaca.
FONTE: NESTLÉ ALIMENTOS
-
LEITE
LEITE
O leite, sendo uma secreção láctea das glândulas mamárias, tem como seu objetivo primário nutrir os cordeiros nas primeiras semanas de vida.
O leite ovino apresenta algumas características que o diferem do leite de outras espécies:
Apresenta coloração branco-nacarada, devido a ausência de caroteno no leite e algumas outras particularidades físicas e químicas.
Possui sabor semelhante ao leite de vaca não provocando estranheza ao consumidor. -
O leite ovino possui maior quantidade de sólidos totais e teores de proteína, em destaque caseína e gordura. Comparando com o leite de vaca, isto torna seu leite com um rendimento maior, exemplificando para a produção de 1Kg de queijo são necessários de 2 a 5Kg de leite ovino.
FONTE: ANCOC
-
CÁLCIO – Presente em grande quantidade no leite, necessário para diversas funções vitais do nosso organismo, como manutenção dos ossos, contração muscular e coagulação sanguínea.
VITAMINAS – O leite ovino contém as vitaminas A, B1, B12, Biotina e vitamina C, substâncias essenciais ao nosso organismo
-
PROTEÍNAS- As proteínas encontradas no leite ovino são mais facilmente digestíveis. A caseína está em grande quantidade no leite, fazendo com que na fabricação de derivados, o tempo de coagulação do leite seja menor e o coalho mais firme.
GORDURA – Possui maior quantidade de gordura comparado ao de vaca, porém os glóbulos de gordura são menores com 3,30 micra, e o de vaca 4,55, isto proporciona uma maior digestibilidade do leite.
-
LACTOSE – O leite ovino possui níveis semelhantes do açúcar no leite, comparado a outras espécies, porém seu diferencial está em sua melhor digestibilidade e na sua perda nos processos de transformação em derivados.
Alguns outros fatores podem alterar a composição do leite como nutrição, manejo, raça, condições climáticas, entre outros.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- LEITE OVINO Propriedades , produção e derivados
- INTRODUÇÃO
- LEITE
- PRODUÇÃO
- ORDENHA
- PRODUTOS
- QUEIJOS
- IOGURTE
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS