Curso Online de Formigas Cortadeiras
O curso formigas cortadeiras apresenta uma das pragas que mais causam estragos nas lavouras agrícolas e florestais. Serão apresentadas as...
Continue lendoAutor(a): Adriano Berwanger
Carga horária: 7 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 70 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 3 no total
- Jordan Santos Silva
- Alexandre Aurélio Barbosa Oliveira
- Natália Ferreira
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
CURSO - FORMIGAS CORTADEIRAS
CURSO - FORMIGAS CORTADEIRAS
-
APRESENTAÇÃO DO CURSO
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Olá! Bem-vindo ao curso FORMIGAS CORTADEIRAS
O objetivo do curso é apresentar uma das principais pragas que vem causando grandes estragos nos cultivos agrícolas e florestais.
Serão trabalhadas as diferenças entre os principais gêneros Atta (saúvas) e Acromyrmex (quenquéns), as principais técnicas de controle e cuidados necessários ao meio ambiente. -
O curso será dividido em 3 módulos:
O 1° módulo apresenta a biologia das formigas, as principais formigas cortadeiras do Brasil e as fases para o controle.
O 2° módulo refere-se aos métodos (técnicas) de controle e a respectiva época para controle.
O 3° módulo apresenta a trofalaxia entre as formigas, danos causados, uso do EPI e cuidados ambientes no uso de formicidas.
-
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
As formigas cortadeiras estão entre as principais pragas das florestas e culturas agrícolas, causando enormes danos e perdas de produção. A preocupação do agricultor em relação a proteção de seu cultivo, deve estar relacionada com um bom controle das formigas cortadeiras. Estudos apontam que o ataque em plantios florestais, por exemplo, pode acabar inviabilizando a floresta.
Para ter sucesso e eficácia no controle dessas pragas, é fundamental que o agricultor tenha conhecimento do comportamento destes insetos e métodos adequados de controle. -
Olá! Bem-vindo ao Curso - Formigas Cortadeiras
MÓDULO 1
1 - Biologia das formigas cortadeiras
2 - Principais formigas cortadeiras do Brasil
3 - Fases para o controle -
BIOLOGIA DAS FORMIGAS CORTADEIRAS
As formigas cortadeiras constituem um dos mais importantes grupos de insetos daninhos às culturas, por atacar intensamente e constantemente as plantas em qualquer estágio de desenvolvimento. Cortam as folhas, flores, caules e brotações novas, que são carregadas para os ninhos localizados no interior do solo (ZANETTI et al., s/a).
BIOLOGIA DAS FORMIGAS CORTADEIRAS
-
As formigas cortadeiras exibem fenônemos sociais tais como: cooperação umas com as outras e divisões de tarefas. Essas caracteristicas biológicas acabam muitas vezes dificultando o seu devido controle. A colônia divide-se em população permanente e população temporária. A população permanente se encontra dividida em castas bem distintas de acordo com o tamanho e função de cada formiga (FARIAS; PEDROSO FILHO, 2009).
-
A população temporária denominada de içás ou tanajuras (fêmeas) e bitus (machos), somente ocorrem nos formigueiros maduros, geralmente no 3° ano de formação da colônia. Esses insetos não permanecem na colônia, essas formigas possuem asas, acabam migrando para a formação da “revoada” onde ocorre o acasalamento. As fêmeas vão formar uma nova colônia e os machos morrem após o acasalamento (FARIAS; PEDROSO FILHO, 2009).
-
Formação de um novo formigueiro
Formação de um novo formigueiro
Quando a colônia (formigueiro) atinge sua maturidade, passa a produzir as formigas aladas (formigas com asas). Depois da revoada, e do acasalamento a femêa (içá) fica apta para reproduzir até o fim da vida e nesse momento, a femêa retira suas asas e parte em seguida na busca de um local para formar a nova colônia. Nesse momento, a nova RAINHA começa a escavar um canal que vai dar origem a uma câmara inicial que servirá para a formação do novo formigueiro. É nessa câmara que a rainha vai colocar os primeiros ovos que darão origem ás demais formigas (FARIAS; PEDROSO FILHO, 2009).
-
As formigas necessitam de brotos, folhas, flores para servirem de adubo no cultivo do fungo no interior do formigueiro. O fungo é o alimento de toda a colônia. Cultivam constantemente o fungo com vegetais frescos, controlam organismos indesejados e podam as partes não desejáveis do fungo (LEITE; NASCIMENTO, s/a).
Formigas cultivando o fungo
-
Estudos indicam que as formigas possuem secreções salivares que ajudam a minimizar a ação de compostos tóxicos, como por exemplo, o tanino. Possuem também um líquido fecal que é depositado no material vegetal antes de ser inoculado no fungo. É possível verificar que as formigas possuem artifícios para escaparem das ameaças. Nota-se a importância de um bom controle, visto que deve-se evitar ao máximo “amuar” o formigueiro para não perder a eficiência do controle (FARIAS; PEDROSO FILHO, 2009).
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- CURSO - FORMIGAS CORTADEIRAS
- APRESENTAÇÃO DO CURSO
- INTRODUÇÃO
- BIOLOGIA DAS FORMIGAS CORTADEIRAS
- Formação de um novo formigueiro
- PRINCIPAIS FORMIGAS CORTADEIRAS DO BRASIL
- Saúvas
- Quenquéns
- Caracteristicas básicas entre as espécies
- Condições adequadas para o controle
- FASES PARA O CONTROLE
- MÉTODOS DE CONTROLE
- Vantagens x desvantagens dos métodos químicos
- Controle de saúvas
- Controle de quenquéns
- ÉPOCA PARA CONTROLE
- TROFALAXIA ENTRE AS FORMIGAS
- DANOS CAUSADOS PELAS FORMIGAS
- EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI
- CUIDADOS AMBIENTAIS
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS