Curso Online de Infecções Respiratórias
Qualquer infecção que dificulta a respiração é motivo de grande desconforto. Você ou qualquer outra pessoa pode evitar a maioria das infe...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Curso de infecção respiratória
Curso de infecção respiratória
Prof: Tiago Dos Santos
-
Conteúdo programático
Conteúdo programático
Introdução
Infecções respiratórias
BronquiteLegionelose
Pneumonia
Sinusite
Tuberculose -
Introdução
Introdução
Qualquer infecção que dificulta a respiração é motivo de grande desconforto. Você ou qualquer outra pessoa pode evitar a maioria das infecções respiratórias tomando algumas precauções simples, mas algumas delas podem exigir medidas mais pró-ativas. Neste curso você aprenderá sobre infecções respiratórias . Esse curso discute a bronquite, a legionelose, a pneumonia, a sinusite e a tuberculose.
-
Bronquite
Bronquite
A bronquite é a inflamação das principais passagens de ar para os pulmões. A bronquite pode ser aguda (curta duração) ou ser crônica - dura por muito tempo e tem alta recorrência.
-
Bronquite
Bronquite
Quando o revestimento dos tubos brônquicos fica em contato com um vírus, uma bactéria ou um poluente irritativo, ele fica inflamado.
Os sintomas da bronquite são:
Febre baixa;
Fadiga;
Falta de ar e tosse com muco amarelo ou esverdeado.A bronquite geralmente aparece três ou quatro dias após a recuperação de um resfriado ou gripe.
-
Legionelose
Legionelose
É uma infecção respiratória aguda causada na maioria dos casos pela bactéria Legionella pneumophila.
A legionelose é uma forma de pneumonia resistente a alguns antibióticos. Foi assim chamada após um surto em um hotel na Filadélfia durante uma convenção da Legião Americana, em 1976. Os sintomas da legionelose são:
Febre;
Calafrios;
Tosse;
Dor muscular;
Cefaléia;
Fadiga;
Dor no peito e, às vezes, náuseas, vômitos e diarréia. -
Pneumonia
Pneumonia
Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões (órgão duplo localizado um de cada lado da caixa torácica). Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
A pneumonia pode ser causada por vírus, bactérias, micoplasmas, fungos e até certas substâncias químicas. Durante uma pneumonia, o tecido pulmonar fica inflamado e os alvéolos (pequenos sacos de ar que existem dentro do pulmão no final dos bronquíolos), cheios de líquido. Hoje, existe disponível uma vacina contra a pneumonia que é eficaz em 80% dos adultos.
-
Sinusite
Sinusite
é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A doença pode ser secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face.
Excesso de muco
Inflamação da mucosa
Cavidade nasal
Seio maxilar
A sinusite geralmente se agrava quando se está com o nariz entupido em conseqüência de resfriado ou alergias. Os seios da face ficam infeccionados e acabam inchados e produzindo mais muco. Além de nariz entupido, também são sintomas da sinusite: dor na região dos seios da face, secreção nasal e pós-nasal amarela ou esverdeada, cefaléia, tosse, febre e mau hálito.
-
Tuberculose
Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
A tuberculose é uma infecção muito grave, mas apenas 10% das pessoas infectadas desenvolvem a forma ativa. Nos casos de tuberculose ativa, as bactérias podem atacar qualquer órgão do corpo, provocando tosse prolongada (às vezes, com sangue), dor no peito, fadiga, febre, perda de peso e sudorese noturna.
-
Infecção da bronquite
Infecção da bronquite
Os vírus:
Os vírus, provavelmente os mesmos que causam um resfriado ou uma gripe, provocam 90% das infecções de bronquite.
As bactérias e os poluentes,(incluindo a fumaça e as substâncias químicas) também são responsáveis pelas infecções de bronquite.
As bactérias e os poluentes:
-
Infecção da bronquite
Infecção da bronquite
O que são brônquios?
Os brônquios são tubos que conduzem o ar aos pulmões. Quando seu revestimento fica em contato com um vírus ou um irritante, ele inflama, fazendo células especiais produzirem muco. Além de tosse com muco amarelo ou esverdeado, a bronquite pode causar febre baixa, fadiga, respiração ofegante, peito congestionado e dor, falta de ar e dor de garganta.
Nas infecções bacterianas, seu médico provavelmente prescreverá antibiótico. Para casos crônicos (de longo prazo), pode ser necessário o uso de esteróides para diminuir a inflamação. Muitas pessoas apresentam sintomas de bronquite cerca de três a quatro dias após um resfriado ou uma gripe.
Com os casos virais de bronquite aguda (de curto prazo), tratar os sintomas e ter paciência são as melhores maneiras de se recuperar. A maioria das pessoas se recupera da bronquite em duas ou três semanas, mas a tosse incômoda pode persistir por mais tempo.
1
2
3
4
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Curso de infecção respiratória
- Conteúdo programático
- Introdução
- Bronquite
- Legionelose
- Pneumonia
- Sinusite
- Tuberculose
- Infecção da bronquite
- Legionelose
- Pneumonia
- Sinusite
- Tuberculose
- Vídeo sobre a tuberculose
- vídeo sobre a pneumonia
- vídeo sobre a sinusite