Curso Online de Doenças auto imunes
O sistema imune possui uma diversidade tremenda e como o repertório de especificidade manifestadas pelas populações de células T e B é ge...
Continue lendoAutor(a): Professor Buzz
Carga horária: 7 horas
Por: R$ 30,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
DOENÇAS AUTOIMUNES
doenças autoimunes
-
INTRODUÇÃO
introdução
o sistema imune possui uma diversidade tremenda e como o repertório de especificidade manifestadas pelas populações de células t e b é gerado ao acaso, sempre existe a possibilidade de muitas especificidades serem dirigidas contra componentes próprios.
-
INTRODUÇÃO - cont.
introdução - cont.
o organismo deve estabelecer mecanismos de auto-tolerância para distinguir entre os determinantes próprios e não-próprios para evitar a auto-reatividade.
quando esse mecanismo falha estabelece-se a doença autoimune. -
Espectro das Doenças Autoimunes
espectro das doenças autoimunes
os anticorpos associados com a doença de hashimoto e mixetema primário reagem somente com a tireóide, de modo que a lesão resultante é totalmente localizada. em contraste, o soro de pacientes com doenças como o lúpus eritematoso sistêmico (sle) reagem com muitos, se não com todos, tecidos do organismo. estas duas doenças representam os extremos do espectro das doenças auto-imunes.
-
FATORES GENÉTICOS
fatores genéticos
autoimunidade em família geralmente mostra parcialidade na reatividade órgão-específica. assim, como a predisposição geral para desenvolver anticorpos órgão-específicos, está claro que existem também outros fatores geneticamente controlados que tendem a selecionar o órgão que será mais afetado.
-
FATORES GENÉTICOS - cont.
fatores genéticos - cont.
é interessante notar que parentes de pacientes de hashimoto e parentes de pacientes de anemia perniciosa, têm uma uma incidência superior à normal dessas doenças e, uma incidência maior de anticorpos contra a tiróide, e contra o estômago, indicando que existem fatores genéticos que selecionam tais órgãos como alvo nestes grupos de doenças auto-imunes órgão-específicos.
-
FATORES GENÉTICOS - cont.
fatores genéticos - cont.
alguns haplótipos hla predispõe às doenças auto-imunes.
evidências recentes do funcionamento de fatores genéticos em doenças auto-imunes vêm da tendência de associa-las ao hla. o haplótipo b8, dr3 é particularmente comum em doenças órgão-específicas, embora a tireóidite de hashimoto tende a ser associada com dr6. -
FATORES GENÉTICOS - cont.
fatores genéticos - cont.
a artrite reumatóide não mostra qualquer associação com os loci de hla-a e hla-b, mas é associada à uma seqüência comum entre dr1 e os principais subtipos de dr4. nota-se também que para a diabetes mellitus insulino dependente (tipo 1), heterozigotos, dr3/4 têm um risco muito maior de desenvolver a doença.
-
FATORES GENÉTICOS - cont.
fatores genéticos - cont.
isso sustenta o conceito de que diversos fatores genéticos estão envolvidos no desenvolvimento de doenças auto-imunes: genes que pressupõem indivíduos a desenvolver autoimunidade, tanto órgão-específica como não-órgão-específica, e outros determinando os antígenos envolvidos.
-
PATOGÊNESE
patogênese
os processos auto-imunes freqüentemente são patogênicos. quando auto anticorpos são encontrados em associação com uma doença em particular, pode-se inferir o seguinte:
a auto-imunidade é responsável pela produção das lesões da doença.
existe um processo patológico que, pela produção de dano tecidual, leva secundariamente ao desenvolvimento de auto anticorpos.
existe um fator que produz as lesões e a auto-imunidade. -
PATOGÊNESE - CONT.
patogênese - cont.
auto anticorpos secundários a uma lesão (segunda possibilidade) foram encontrados em algumas circunstâncias. por exemplo, auto anticorpos cardíacos podem desenvolver-se após o infarto do miocárdio. contudo, os auto anticorpos são raramente induzidos, seguindo-se a liberação de auto-antígenos por simples traumatismo. na maioria das doenças associadas com auto-imunidade, as evidências apoiam a primeira inferência, ou seja, a de que o processo auto-imune produz as lesões.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- DOENÇAS AUTOIMUNES
- INTRODUÇÃO
- INTRODUÇÃO - cont.
- Espectro das Doenças Autoimunes
- FATORES GENÉTICOS
- FATORES GENÉTICOS - cont.
- PATOGÊNESE
- PATOGÊNESE - CONT.
- COMPLEXOS IMUNES PATOGÊNICOS
- COMPLEXOS IMUNES PATOGÊNICOS - cont.
- Etiologia
- ETIOLOGIA - cont.
- Como ocorrem as doenças autoimunes?
- EXAMES LABORATÓRIAIS
- EXAMES LABORATÓRIAIS - cont.
- DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DOS AUTO-ANTICORPOS
- TRATAMENTO
- TRATAMENTO - cont.
- LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO
- LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO -cont.
- PSORÍASE
- MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
- MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS - cont.
- DIAGNÓSTICO
- TRATAMENTO
- TRATAMENTO - cont.
- ARTRITE REUMATÓIDE
- CRITÉRIOS
- ETIOLOGIA
- ACHADOS CLÍNICOS
- ACHADOS CLÍNICOS - cont.
- TRATAMENTO
- TRATAMENTO -cont.
- TIREOIDITE DE HASHIMOTO
- PREVALÊNCIA
- ACHADOS PATOLÓGICOS
- MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
- MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS - cont.
- DIAGNÓSTICO LABORATORIAL
- TRATAMENTO
- PROGNÓSTICO
- ANEMIA PERNICIOSA
- ANEMIA PERNICIOSA - cont.