Curso Online de Curso de Primeiros Socorros
Aprenda como agir em situações de emergência.
Continue lendoAutor(a): Luiz Carlos Da Silva
Carga horária: 7 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Curso de Primeiros Socorros
curso de primeiros socorros
luiz carlos da silva
-
O PAPEL DO SOCORRISTA
o papel do socorrista
chamamos de primeiros socorros os cuidados emergenciais que uma pessoa deve receber após sofrer ou um acidente, como choque, queimadura, corte, fratura e engasgamento; ou um mal súbito, crise hipertensiva ou infarto.
todos nós estamos sujeitos a enfrentar situações de emergência ou a presenciá-las – nas ruas, estradas, trabalho e, principalmente, dentro de casa. as situações que requerem socorro imediato podem ser simples ou graves, pondo em perigo a vida.
diante de um acidente, qualquer pessoa com um pouco de conhecimento e técnica pode prestar os primeiros socorros e evitar o agravamento do problema, até que a vítima receba o atendimento especializado. para isso, é necessário observar muitas regras. citarei algumas:
mantenha a calma e tente acalmar a pessoa ferida. procure conduzir a situação com serenidade e confiança (sim, você consegue!). se entrar em pânico, além de não ajudar, você vai contribuir para piorar a situação.
avalie o local e afaste os perigos, tanto para vítima como para você. se estiver numa rodovia, por exemplo, antes de prestar atendimento, sinalize a estrada, para evitar atropelamentos. se houver um choque, afaste a pessoa da fonte de eletricidade, cuidando para não se ferir também.
a seguir, verifique as condições da vítima: pulso, respiração, temperatura, localização e tipos de ferimento, estado de consciência, entre outros.
chame ajuda e, enquanto aguarda, inicie os primeiros socorros. aja dentro dos seus limites, respeitando sua capacidade física, conhecimento e técnica de atendimento.
se você não se sentir seguro para fazer alguma coisa, peça ajuda urgente. ao solicitar socorro, você já estará prestando um grande serviço.
em nenhuma hipótese exponha-se a riscos, como pular num rio para tentar salvar alguém que esteja se afogando se você não souber nadar!!
você pode aprimorar seus conhecimentos participando de um treinamento de primeiros socorros e estimule outras pessoas a fazê-lo. nunca sabemos quando podemos precisar.
os socorristas são os nossos verdadeiros heróis!!! -
CAUSAS DE PARADA RESPIRATÓRIA
causas de parada respiratória
corpo estranho
afogamento
choque alérgico
envenenamento por ingestão de sedativos, produtos químicos ou medicamentos
abalos violentos resultantes de explosão ou pancada na cabeça, tórax e cervical
soterramento (sufocamento)
gases e fumaças -
MECANISMO DA RESPIRAÇÃO
mecanismo da respiração
respiração é a função pela qual o organismo realiza a troca gasosa, através do sangue que passa pelos pulmões, que se divide em dois movimentos distintos:
inspiração
expiração -
PARADA DOS MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS
parada dos movimentos respiratórios
cianose
(cor azulada dos lábios, língua e unhas)sinais de
parada
respiratória -
PARADA CARDÍACA
parada cardíaca
interrupção prolongada ou permanente da atividade contráctil do músculo cardíaco.
-
parada respiratória
bloqueio duradouro e completo da função ventilatória pulmonar
-
CAUSAS (PARADA CARDÍACA)
causas (parada cardíaca)
choque elétrico
hipotermia ( 14º c)
-
AUSÊNCIA DOS BATIMENTOS CARDÍACOS
ausência dos batimentos cardíacos
sinais de
parada
cardíacamidríase
(dilatação da
pupila)ausência de
pulso -
Parada Cardiorrespiratória
parada cardiorrespiratória
parada cardiorrespiratória – ressuscitação cardíaca
conceitos
denomina-se parada cardiorrespiratória a interrupção súbita e inesperada da atividade mecânica ventricular útil e suficiente para manter o débito cardíaco, em indivíduos sem moléstias de fase terminal.
nos portadores de doença grave, em fase terminal, a parada cardíaca nada mais é do que a conseqüência natural da evolução da doença.
a parada cardiorrespiratória (pcr) pode se apresentar nas seguintes formas: fibrilação ventricular; taquicardia ventricular; assistolia ventricular; ritmo agônico ou dissociação eletromecânica. -
tratamento
o socorro básico, que pode ser prestado por pessoal treinado ou médico, consiste no reconhecimento do estado de pcr, ou seja parada de circulação, pela ausência de pulsos carotídeos e de respiração, perda de consciência, palidez, cianose e pele marmórea.
devemos chamar atenção que nos casos de choque podemos ter os mesmos sinais descritos acima porém os pulsos existem e são filiformes (pulsos finos), portanto não existe parada circulatória.
infelizmente, o prognóstico de pacientes com pcr ainda é muito ruim; uma fração muito pequena de pacientes consegue ter alta hospitalar e levar uma vida produtiva. acredita-se que parte do prognóstico ruim da pcr deva-se à inadequada técnica de rcp.
em dezembro de 2005 a american heart association (aha) divulgou as mais recentes diretrizes do suporte de vida (ressuscitação cardiopulmonar cerebral)
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Curso de Primeiros Socorros
- O PAPEL DO SOCORRISTA
- CAUSAS DE PARADA RESPIRATÓRIA
- MECANISMO DA RESPIRAÇÃO
- PARADA DOS MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS
- PARADA CARDÍACA
- CAUSAS (PARADA CARDÍACA)
- AUSÊNCIA DOS BATIMENTOS CARDÍACOS
- Parada Cardiorrespiratória
- ESTADO DE CHOQUE
- Hemorragia
- FERIMENTOS
- Fraturas, Entorses, Luxações e Contusões
- Vertigens, desmaios, crises convulsivas.
- Distúrbios Causados Pelo Calor
- Afogamento
- Corpos Estranhos no Organismo
- Intoxicação
- Mordidas e picadas de animais
- Transporte De Acidentados