Curso Online de Psicofarmacologia e Transtornos Somatoformes
Aprenda tudo sobre Psicofarmacologia e Transtornos Somatoformes -tratamentos e diagnósticos
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Psicofarmacologia
e
Transtornos Somatoformes -
Princípios que norteiam o tratamento psicológico
O medicamento é selecionado com base em seu efeito sobre os sintomas-alvo do cliente e sua eficácia é avaliada, em grande parte, por sua capacidade de diminuir ou eliminar esses sintomas.
-
Muitos fármacos psicotrópicos tem de ser ministrados em dosagens adequadas por algum tempo antes de seu efeito ser completamente alcançado.
-
A medicação, com frequencia, é ajustada na dosagem mais baixa eficaz para o cliente. Às vezes, o cliente pode precisar de doses mais elevadas para estabilizar os sintomas-alvo, enquanto dosagens mais baixas podem ser usadas para sustentar esses efeitos ao longo do tempo.
-
Via de regra, para experimentar efeitos terapêuticos, idosos precisam de doses mais baixas do que clientes mais jovens. Além disso, é possível que leve mais tempo para o fármaco alcançar seu efeito integral em pessoas de mais idade.
-
Medicamentos psicotrópicos são diminuidos gradualmente e não de forma súbita. Isso acontece por causa dos problemas potenciais de rebote, recorrência dos sintomas originais ou sintomas de abstinência.
-
Fármacos antipsicóticos
São usados para tratar os sintomas da psicose, como delírios e alucinações observados na esquizofrenia, a fase maníaca do transtorno bipolar, além do tratamento da insônia, do comportamento agressivo e outros.
Os fármacos antipsicóticos bloqueiam os receptores do neurotransmissor dopamina.Clorpromazina
Haloperidol -
Efeitos colaterais
Sintomas extrapiramidais:
Distonia: rigidez muscular aguda e cãibra, língua inflexível ou grossa, com dificuldade de engolir e, em casos graves, espasmos da laringe e dificuldade para respirar. Podem ocorrer torcicolos, opistótono ( tensão no corpo inteiro, com arqueamento da cabeça e do pescoço para trás) e crise de oculogiria( olhos revirados em posição travada) -
Pseudoparkinsonismo: Sintomas que lembram a doença de parkinson, como postura rígida e inclinada para frente, expressões faciais semelhantes a uma máscara, diminuição do balanço dos braços, andar arrastado e apressado, baba, tremor, bradicardia e etc
-
Acatisia: Relatada por clientes como uma necessidade intensa de mover-se continuamente. O cliente parece inquieto, ansioso, agitado, tem uma postura ou andar rígido e faltam-lhe gestos espontâneos. Relatam ainda um sentimento de inquietação interna e a incapacidade de sentar ou descansar.
-
Síndrome neuroléptica maligna
É uma reação idiossincrática, potencialmente fatal, a um fármaco antipsicótico. Observa-se que a taxa de óbito em decorrência dessa síndrome seja de 10% a 20%. Os principais sintomas da SNM são rigidez, febre alta, instabilidade autonômica, pressão arterial instável, diaforese, palidez e delirium. Clientes com SNM costumam estar confusos e, com frequencia, mudos, podendo oscilar da agitação ao estupor.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Transtornos Somatoformes – Diagnóstico e tratamento
- O fenômeno da Somatização
- Rotulação
- Transtornos Somatoformes Diagnóstico
- Transtornos Somatoformes Diagnóstico – Classificação
- Transtornos Somatoformes Diagnóstico - Classificação
- Modelos teóricos
- Manejo