Curso Online de Prevenção da Hipertensão Arterial Sistêmica
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição multifatorial, definida como aumento persistente dos níveis pressóricos na ausência...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
- INTRODUÇÃO
-
O coração se contrai e relaxa ciclicamente para bombear o sangue que circula em nosso corpo, de modo que a cada contração (sístole) empurra ou bombeia sangue para as artérias, e depois relaxa (diástole) e é reabastecido de mais sangue.
-
A pressão arterial é o efeito fisiológico que facilita o fluxo de sangue através das artérias do corpo, permitindo que o fornecimento contínuo de oxigênio e nutrientes para os órgãos. A pressão arterial elevada (hipertensão) é definida como pressão arterial sistólica igual ou maior que 140 mmHg ou diastólica 90 mmHg, ou ambas.
-
A pressão arterial é a força exercida pelo sangue no interior das artérias, também sendo definida pela quantidade de sangue que é ejetado do coração e a resistência encontrada para circular no corpo. Esta é uma variável fisiológica constante que pode oscilar dependendo do sistema cardiovascular de cada indivíduo, sobretudo com relação ao débito cardíaco.
-
O débito cardíaco é definido pelo volume ejetado do ventrículo esquerdo em cada sístole que é diretamente proporcional à frequência cardíaca, e à resistência vascular periférica, que é determinada pela resistência oferecida pelo vaso ao fluxo sanguíneo normal.
-
A pressão arterial normalmente é medida através da artéria localizada na parte superior do braço. Esta medição é feita com um instrumento chamado esfigmomanômetro. O primeiro número é a pressão sistólica, tomado como o coração se contrai. O número mais baixo é a pressão diastólica, feita quando o coração está relaxado.
-
Parte do protocolo para a medição da pressão sanguínea do paciente é que este deve estar assentado com o braço na posição do coração. Não deve ter fumado, ingerido cafeína ou álcool por pelo menos 30 minutos antes da aferição, e deve ter ficado em repouso previamente por pelo menos 5 minutos.
-
Em repouso, a pressão arterial aferida nas artérias do braço é de aproximadamente 120/80 mmHg. Caso o indivíduo apresenta constantemente valores superiores a 140/90 mmHg quando a pressão lhe é aferida em repouso, diz-se que o paciente é hipertenso.
- HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
-
O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis como a inatividade física, dieta inadequada, obesidade e tabagismo são os responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência de doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- INTRODUÇÃO
- HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
- FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
- SINTOMAS DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
- HIPERTENSÃO ARTERIAL E DISLIPIDEMIA
- OBESIDADE E HIPERTENSÃO ARTERIAL
- ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE CARDIOVASCULAR
- NUTRIÇÃO E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
- PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
- ESPECIARIAS
- A DIETA DASH
- TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA