Curso Online de Shantala Massagem Indiana Para Bebês
Interagir com o bebê e proporcionar momentos de bem-estar a ele são os principais objetivos da técnica chamada de shantala. A massagem de...
Continue lendoAutor(a): Professor Sérgyo Costa
Carga horária: 9 horas
Por: R$ 29,90
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
SHANTALA MASSAGEM INDIANA
PARA BEBÊS -
INTRODUÇÃO -SHANTALA
Na Índia, massagem em bebês é um ato de muito amor e carinho, que você pode encontrar nas ruas e praças públicas: a SHANTALA .
Massagem é também de grande importância para os bebês. Ela proporciona relaxamento e bem-estar ao bebê
A massagem apresenta movimentos de suaves compressões, lentos, com a pessoa que aplica a massagem realizando alongamentos por todo o corpo do bebê: peito, braços, mãos, barriga, pernas, pés, costas e rosto.
A Shantala saiu da Índia e se espalhou pelo mundo, bem como tudo sobre o desenvolvimento do seu bebê e seus cuidados. -
HISTÓRIA DA SHANTALA
Início no Sul da Índia, e era tradição uma mãe ensinar a filha a massagear seu bebê.
A descoberta foi feita por um médico ginecologista e obstetra francês, Dr. Frédérick Leboyer. Em uma de suas viagens para a Índia, se deparou com uma cena habitual nas ruas de lá: uma jovem mãe, de nome Shantala, massageava seu bebê em plena rua de Calcutá. Ela era paralítica e o ambiente que ela estava era uma favela.
O médico achou a cena de amor e carinho entre mãe e bebê maravilhosa, e pediu para fotografá-la. Ele observou que o ambiente era completamente hostil, mas a mágica da massagem, com seus movimentos lentos e harmônicos, fazia com que aquele local fosse transformado.
Leboyer acompanhou aquela jovem mãe dias a fio, captando todos seus movimentos. Para a mãe aquilo era corriqueiro, mas para Leboyer aquela cena era mágica, e os movimentos e o toque eram precisos. -
Em plena década de 70 Leboyer lançou um livro mostrando as técnicas dessa massagem, que até então não tinha nenhum nome. Shantala foi escolhido por ele, pois era o nome da mãe que ele havia fotografado nas ruas de Calcutá, e que ilustrarão esta apostila.
A partir de então, a Shantala vem tomando popularidade devido a seus efeitos. Na Índia esta prática faz parte dos afazeres diários das mamães.
Na Shantala os pais criam um vínculo maior de amor com seus bebês devido ao toque. Este é um tipo de comunicação, pois a criança se sente amada e protegida.
O bebê é um espelho dos pais e irá refletir suas imagens, sendo os pais tranqüilos e relaxados ou sendo os pais tensos e nervosos.
A proposta da Shantala é proporcionar ao bebê um ambiente de intimidade e conforto para que ele possa relaxar, e também uma oportunidade de aprofundar o
vínculo mãe-filho e pai-filho. -
A Shantala alivia as cólicas, gases e prisão de ventre. É extremamente prazerosa, devido suas seqüências de movimentos lentos e que conduzem o corpo
em uma direção certa, esta massagem ajuda o bebê a dormir melhor.
O vínculo da mãe e do pai com o filho é o ponto-chave, portando, na hora da massagem preocupe-se mais em proporcionar satisfação ao seu bebê, e não ficar atento somente às técnicas, para que a sua massagem não fique mecânica e fria.
Para realizar esta massagem a (o) mãe/pai deve se sentir-se bem tranqüila (o) e relaxada (o), pois tudo será passado para o bem-estar do bebê. Este é o melhor indício para realmente saber se os movimentos estão adequados. -
SENSIBILIDADE DO BEBÊ
Cada bebê ao ser tocado se entrega e relaxa. Esta é a lembrança que ele tem da sensação de estar dentro do útero. O tato da criança começa a se desenvolver quando a mãe entra na 16ª semana da gestação.
O bebê, dentro da barriga da mãe, é tocado constantemente pelas estruturas do útero. Ele também sente as carícias que a mãe faz na barriga durante toda a gestação.
Ao reviver este sentido, sendo tocado pela massagem, o bebê se sente seguro e protegido.
A formação da imagem corporal do bebê é favorecida pela Shantala, pois pela massagem ele começa a ter a proporção do seu tamanho, de sua força, de sua flexibilidade. O bebê começa a sentir os pés, as mãos, as pernas e os bracinhos, descobrindo assim o espaço que seu corpo ocupa.
Toda essa formação da imagem corporal faz com que o bebê desenvolva-se mais rapidamente, e faz com que ele conheça melhor seu corpo e explore mais o ambiente. Assim, a cada dia que passa ele toma mais consciência do seu corpo. -
Esta massagem faz com que todo funcionamento no organismo do bebê melhore. O relaxamento faz com que ele durma melhor e descanse. O intestino passa a funcionar melhor, reduzindo cólicas, gases e prisão de ventre.
Os sistemas imunológicos e respiratórios ficam melhores devido à redução do estresse. Esta massagem auxilia no desenvolvimento neuropsicomotor.
Toda mãe deve ter este momento diário com seu bebê através da Shantala.
A realização da massagem ocorre com o bebê sem nenhuma roupa, deitado sobre as pernas estendidas da mãe.
O local deve ser aquecido e de preferência com música relaxante.
O deslizamento da massagem ocorre com o uso de óleo de origem vegetal.
A Shantala dura de 15 a 30 minutos, dependendo da idade da criança e da aceitação ao toque.
Os bebês começam a receber a massagem a partir de um mês de vida, respeitando apenas a cicatrização do umbigo.
Nesses minutos preciosos de massagem os pais podem conversar, brincar e conhecer melhor o filho. O toque desperta confiança do bebê e o faz se sentir
amado.
Dê um tempo para você e seu bebê de pura intimidade. Esqueça os problemas diários e se concentre somente em relaxar e interagir com seu bebê, ambos vão sentir-se relaxados após uma boa massagem. -
DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ
É preciso saber em qual etapa do desenvolvimento que o bebê está para saber como melhor estimular.
1º MêsA visão do bebê é limitada, enxergando somente o que for colocado próximo aos seus olhos. Mas ele já é capaz de reconhecer a voz e o cheiro da mãe.
A cada mamada o bebê evacua, mas é um reflexo primitivo que no final do primeiro mês desaparece.
Devido à imaturidade do aparelho digestivo a cólica é comum até os 3 meses.O sono do bebê varia em média 17 horas por dia. Sua mamada ocorre a cada duas ou três horas.
O bebê se assusta com barulhos, sons altos e ruídos inesperados.
O estímulo neste mês, além do toque para que ele relembre as sensações de quando estava no útero, está em conversar com ele e colocar o bebê para ouvir músicas. Este é o estímulo da comunicação que deve ser estabelecida o quanto antes. Peso e altura: Menino 4,2 kg e 55 cm. Menina 4 Kg e 53 cm. -
2º Mês
A visão do bebê melhora e neste mês ele já pode acompanhar pessoas e objetos. Alguns são estrábicos, pois os músculos que controlam os olhos ainda estão imaturos. É nesta fase que a mãe deve investir em móbiles coloridos para o berço, estimulando sua visão.
Nesta fase ele já consegue emitir sons. Esboça sorrisos involuntários e acalma-se ao ouvir vozes e sons. Já tenta levantar o tórax com a cabeça, quando a criança deita de bruços é capaz de levantar o rosto.
O bebê chora e sorri. O choro é por causa das cólicas e quase sempre com hora marcada: no final da tarde/começo da noite.
Com a Shantala as cólicas podem ser amenizadas, melhorando o trato intestinal. Pode ser realizada no meio da tarde, para evitar sofrimentos à tardezinha.
Ele ainda continua dormindo bastante, 15 horas por dia. Nesse período ele já pode passear e tomar banho de sol. Peso e altura: Menino: 5 kg e 57 cm. Menina: 4,8kg e 55 cm. -
3º Mês
Agora o bebê está mais firme, consegue manter o pescoço ereto e apresenta total controle de cabeça.
Segura objetos por mais tempo e tenta levá-los à boca.
Já realiza sorrisos intencionais e responde aos estímulos recebidos, pois já reconhece os pais.
É nessa etapa que as glândulas lacrimais começam seu funcionamento.
Já consegue ouvir melhor. Conversar com o bebê durante a massagem ajuda a estimular a função auditiva.
As cólicas começam a desaparecer nesse período.
A criança já consegue se agitar com brincadeiras, já escuta músicas e brinca com suas próprias mãos.
Nesta fase, a mãe pode oferecer objetos com texturas diferentes. Pode-se sentar o bebê amparado por almofadas. Deve-se brincar com gestos e palavras.
Peso e altura: Menino 57 kg e 61 cm. Menina 55 kg e 60 cm. -
4º Mês
Agora o bebê já se encontra mais ágil. Ergue o tronco e a cabeça, apoiando- se nas mãos. Vira-se de costas e se estica todo para alcançar os objetos.
Ao ouvir a voz da mãe, vira a cabeça e os olhos a procura dela. Chora ao ser deixado sozinho. É este o primeiro sinal do desenvolvimento da sociabilidade do
bebê.
Nesta fase sua capacidade visual aumenta e quando segurado pela cintura consegue ficar em pé.
Reconhece a voz dos familiares e deixa claro quando alguém não é do seu agrado. Demonstra preferência por brinquedos. Grita forte.
Escuta conversa dos adultos, em silêncio. Quando os adultos param de falar ele emite sons.
É nessa hora que a mãe deve favorecer a comunicação. Converse, conte histórias.
Peso e altura: Menino 6,3 kg e 62 cm. Menina 6,1 kg e 61 cm.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução -shantala
- História da Shantala
- Sensibilidade do Bebê
- Desenvolvimento do Bebê
- por Que a Amamentação é Importante
- Aleitamento Materno Exclusivo
- Outras Vantagens para o Bebê
- Vantagens do Aleitamento Materno para o Hospital
- Composição do Leite Materno
- Taxa de Crescimento das Diferentes Espécies
- Lactose
- Vitaminas no Leite
- a União Perfeita = Quantidade de Colostro por Mamada e Capacidade de Gástrica do Rn
- Cuidados Com o Bebê
- Bebê na Hora do Sono
- Ação do Hormônio Melatonina
- Estimulação Através da Shantala
- Reflexos do Bebê
- Reflexos Labirínticos Tônicos
- Reação de Extensão Protetora
- Reação de Pára-quedas ou Reação de Precipitação
- Shantala e Seus Benefícios
- Energética e Terapêutica
- Aplicações da Shantala
- Saúde Geral
- Relaxamento
- Circulação e Respiração
- Digestão
- Funções Articulares
- Sistemas Hormonal, Imunológico e Linfático
- Toque de Borboleta
- Mapa Reflexologia
- Sequência de Massagem - Toque de Borboleta
- Motivos Bebê Chorar:
- Técnicas de Massagem
- Deslizamento Superficial
- Deslizamento Profundo
- Pele do Bebê
- Diferença Entre Óleo Essencial e Essência
- Diferença Entre Óleo Vegetal e Óleo Essencial
- Propriedade dos Óleos Vegetais
- Shantala ? a Seqüência de Movimentos
- para Realizar Esta Massagem é Preciso Cumprir Três Etapas
- Massagem no Rosto
- Base e as Comissuras do Nariz e da Boca
- Exercício Com os Braços e Pernas
- Banho Aromatizado
- Dicas Importantes Sobre Shantala
- Pai na Shantala e a Participaçâo
- Bibliografia