Curso Online de REFLEXOLOGIA
Este curso apresenta conhecimentos sobre as potencialidades da utilização da Reflexologia como medicina alternativa.
Continue lendoAutor(a): Europalearning
Carga horária: 20 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 50 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- Magda Casagrande
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
O termo Reflexologia vem do termo grego (logia) , isto é, estudo, sendo Reflexologia portanto o estudo dos reflexos, ciência que estuda os efeitos reflexos no organismo humano.
-
As pesquisas científicas no início do século XX realizadas por Ivan Petrovitch Pavlov (1849-1936) (figura 1) e seus companheiros na Rússia, foram importantíssimas para as descobertas da influência dos estímulos e respostas condicionadas nos organismos, assim ficando estabelecidas como todos os seres vivos se adaptam no mundo que os cercam, e no caso do ser humano, como estabelece um sistema de sinais (linguagem simbólica), que indicavam que o ser humano age e reage segundo padrões aprendidos em seu meio de vivência, como também pelo seu próprio experienciar.
-
Segundo estas pesquisas, os comportamentos são reações observáveis, que podem ser captadas também por instrumentos, como no caso de reações musculares, glandulares (i.e hormonais) e neurológicas, pois há regiões do cérebro específicas para determinadas funções, assim, muito embora a palavra REFLEXOLOGIA não seja sempre mencionada, ela está na base de muitas pesquisas científicas atuais, e até mesmo de exames simples e rotineiros pelos quais passamos.
-
É óbvio que os cientistas russos não pensavam em “Reflexologia” nos termos que passaremos a explicar, mas há uma clara relação entre a Reflexologia Russa e a Reflexoterapia proposta , pois ambas trabalham debaixo da regra Estímulo-Resposta (E-R) e seus efeitos, e ambas tem por objetivo tanto as reações no organismo provocadas pelos estímulos, bem como em estabelecer um “meio” de equilibrar todo o organismo e suas funções vitais.
-
“ Podemos analisar os fenômenos da adaptação em suas formas simples, apoiando-nos sobre os fatos objetivos... Que razão teríamos para mudar de procedimento quanto ao estudo das adaptações numa ordem mais elevada ?” I.P. PAVLOV
-
Origens da Reflexologia
Origens da Reflexologia
As origens da Reflexologia remontam à Antiguidade, quando as terapias de pressão eram reconhecidas como uma forma de “medicina” preventiva e terapêutica.
Embora não se saiba ao certo quando e como isso começou, as evidências indicam que a massagem terapêutica nos pés, tem sido praticada por diversas culturas ao longo da história.
-
De acordo com uma teoria que tem longa aceitação, a Reflexologia nasceu na China há 5.000 anos.
Vários reflexologistas respeitados manifestam sua crença nessa teoria, muito embora as evidências concretas sejam ambíguas. Entretanto, as culturas egípcias e babilônica desenvolveram-se antes da chinesa, e o Egito contribuiu com uma valiosa evidência histórica e arqueológica.
-
Um antigo documento que mostra a prática da Reflexoterapia foi encontrada em escavações no Egito, quando um pictograma produzido em torno de 2500 A.C., foi descoberta numa tumba de Ankmahor, médico egípcio em Saqqaral.
-
Uma forma de Reflexoterapia, semelhante a atual Auriculoterapia foi praticada na Europa até o século XIV, pois após isto com uma “demonização” realizada contra terapias milenares dentro do “domínio cristão de Roma”, foram expulsas todas as pessoas com conhecimentos considerados “bárbaros”, ou então queimadas como praticantes de bruxaria, e fizeram que sob o domínio da igreja, somente seus desígnios, fossem aceitos como “santos” e praticados dentro dos impérios “cristãos”.
-
Assim no ocidente, perdeu-se muito tempo, em termos de avanço das terapias naturais, fato que só se alterou séculos mais tarde com os médicos Adamus e Atatis escrevendo um livro sobre terapias por zonas, sendo que em Leipezig, o Dr. Ball escreveu outro livro sobre o mesmo assunto, ambos por volta de 1600.
Em 1898, Sir Henry Head (Londres-Inglaterra) demonstrou a existência daquilo que se tornaria conhecido como “zonas de hiperalgesia”.
-
Na Alemanha por volta do início do ano 1900, foram desenvolvidas técnicas denominadas como "massagem reflexa", ficando aí esclarecidas os benefícios destas, como reações as massagens.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Origens da Reflexologia;
- Zonas de Reflexoterapia;
- Relação corpo - pés - mãos;
- Relações corporais:
- A íris:
- - O que é Iridologia;
- O princípio da zonoterapia;
- Mecanismo de ação;
- Revelação podal;
- Inspeção;
- Coloração;
- Palpação;
- Olfação;
- Introdução à Reflexoterapia;
- Quanto tempo estimular os pontos;
- Características das Zonas Anormais;
- Sensação de dor;
- Irritação do SNA;
- A dosagem apropriada;
- Tratando o corpo em desequilíbrio;
- Emocional;
- Anatomia dos pés;
- Biomecânica da marcha;
- Excesso de pronação e supinação;
- Tipos de pisada;
- Como escolher o tênis ideal;
- Controle do movimento;
- Amortecimento;
- Postura;
- Cuidados na prevenção de lesões;
- Técnicas básicas e exercícios práticos;
- Início do tratamento;
- Tocando alguns distúrbios;
- Contra-indicações da reflexoterapi