Curso Online de Radiologia - Física Radiológica
A área da radiologia, é uma especialidade médica que foi descoberta a mais de um século atrás, o dia 8 de novembro é comemorado o dia dos...
Continue lendoAutor(a): Radiologia Médica Online Ead
Carga horária: 20 horas
Por: R$ 40,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 2 no total
- Eliandro Avelar
- Leonilson Ribeiro Nunes
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Curso Física Radiológica
Curso Física Radiológica
-
Física Radiológica
Física Radiológica
Prof. Tiago Santos
-
Termo de responsabilidade
Termo de responsabilidade
Os cursos por meio dessa plataforma online tem caráter meramente informativo, educativo e visa expandir conhecimentos.
Nós nos isentamos de qualquer responsabilidade relacionada a conduta assistencial, que possa eventualmente ser adotada por profissionais e estudantes participantes. A responsabilidade será sempre do profissional que assiste o paciente.
As condutas éticas e a privacidade do paciente descritas aqui deve ser respeitada.
Ao final deste curso você receberá um certificado de conclusão.
-
Módulo I
Módulo I
Considerações básicas sobre matéria, átomos e moléculas
-
Introdução
Introdução
A área da radiologia, é uma especialidade médica que foi descoberta a mais de um século atrás, o dia 8 de novembro é comemorado o dia dos técnicos e tecnólogos em radiologia.
Em 1895, o físico alemão Wilhelme Conrad Roentgen notou pela primeira vez os fenômenos provenientes dos raios catódicos, e sem entender, mas sabendo que esses raios eram originados da colisão dos elétrons com o ânodo, denominou-o raios X.
Os raios catódicos, a luz, a natureza, os relâmpagos, trovões, a existência de tudo que há no universo, inclusive o próprio universo sempre foram alvos de estudos desde a antiguidade.
-
Introdução
Introdução
A física é a ciência que estuda os fenômenos naturais, e a partir do conhecimento físico é possível descrever os acontecimentos que antes eram dados a fenômenos divinos, como por exemplo os trovões, que antigamente pensava se que eram provindos da fúria dos Deuses.
-
Introdução
Introdução
O estudo da física não é limitado a uma disciplina, ou profissão em específico, pelo contrário, todas as áreas utilizam princípios e conceitos físicos em alguma de suas aplicações.
Exemplo:
Os químicos utilizam os princípios físicos para estudar a estrutura das moléculas, os Paleontólogos necessita da física para reconstruir métodos que explicam como os dinossauros caminhavam a bilhões de anos atrás, os Climatologistas utilizam a física para explicar a formação das nuvens, das chuvas, dos tornados.
-
Introdução
Introdução
Será que um engenheiro conseguiria projetar uma tela plana de TV, ou uma nave espacial sem antes entender os princípios básicos da física? É bem provável que não, pois tudo está diretamente relacionado a física.
-
Introdução
Introdução
Estudar a física não é simplesmente abrir este curso e ler, é muito mais, a física é uma grande aventura, as coisas começam a fazer sentido, quando a viagem imaginária de uma teoria concreta começa a ser dirigida por nós, sendo no fundo no fundo compensadora e gratificante o seu estudo.
Aí você se pergunta: Porquê o céu é azul? Como as ondas de rádio se propaga no espaço? As respostas para suas perguntas está nos conceitos fundamentais da física.
Ao final da leitura desse curso, você ficará satisfeito em conhecer as radiações, as interações dessas radiações com a matéria, e os princípios físicos de formação das imagens e de proteção radiológica aos quais todo técnico e tecnólogo em radiologia deve compreender para utilizar as radiações de maneira adequada evitando acidentes com pacientes e consigo mesmo.
-
Vamos lá...
Vamos lá...
Para entender a física radiológica e os principais efeitos causados pela interação das radiações com a matéria, é preciso compreender o que é radiação, matéria, átomos, células, tecidos, órgãos, sistemas e por fim o corpo humano como um todo. Portanto, começaremos à “construir” a matéria do “alicerce”, ou seja, do ponto de vista atômico, tendo em vista que a matéria é construída de “tijolos” elementares, denominado átomo.
Uma pergunta inicial surgiu: O que é Matéria?
? ? ? ?
? ? ? ? -
Matéria
Matéria
Matéria é qualquer corpo que possui massa e ocupe espaço, podendo ser sólida, líquida ou gasosa. Exemplo: o chão que pisamos, os tijolos, telhas, cimento, madeira, tintas e tudo que há na casa onde moramos, o ar que respiramos, a água, as plantas, os animais, o corpo humano e tudo que ocupe espaço físico.
Massa: É a quantidade de matéria que um determinado corpo possui. Para medir a densidade (D) de um determinado material é preciso usar a fórmula ( D = m/v ), ou seja, densidade é igual a massa por unidade de volume, onde D é a densidade, m é a massa e v é volume.
Exemplo: Calcule a densidade de um corpo, onde a massa é 4g e o volume 2ml.
D = 4/2 4/2 = 2 D = 2g/ml
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Capítulo I
- 1.1 Introdução
- 1.2 Matéria
- 1.3 Átomos
- 1.4 Configuração eletrônica
- 1.5 Moléculas
- 1.6 Células Humanas
- Capítulo II
- 2.1 Introdução
- 2.2 Características ondulatória das ondas
- 2.3 Ondas Mecânicas
- 2.4 Velocidade do som
- 2.5 Ondas Eletromagnéticas
- 2.6 Espectro Eletromagnético
- 2.7 Componentes básicos das ondas
- 2.8 Equação fundamental da ondulatória
- 2.9 Ondas transversais
- 2.10 Ondas Longitudinais
- 2.11 Direção de propagação da onda
- 2.12 Reflexão de ondas
- Capítulo III
- 3.1 Introdução
- 3.2 Radiação
- 3.3 Tipos de radiação
- Capítulo IV
- 4.1 Introdução
- 4.2 Espalhamento e Produção de Raios X
- 4.3 Bremsstrahlung
- 4.4 Efeito fotoelétrico
- 4.5 Efeito ou Espalhamento Compton
- 4.6 Produção de pares
- Capítulo V
- 5.1 Introdução
- 5.2 Carga elétrica
- 5.3 Carga Elétrica e Estrutura da Matéria
- 5.4 Condutores Isolantes e Cargas Induzidas
- 5.6 Lei de Coulomb
- Capítulo VI
- 6.1 Introdução
- 6.2 Propriedades do núcleo
- 6.3 Ligação e estrutura nuclear
- 6.4 Estabilidade Nuclear e Radioatividade
- 6.5 Atividade e meia vida
- 6.6 Efeitos Biológicos da Radiação
- 6.7 Reações Nucleares
- 6.8 Fissão Nuclear
- 6.9 Fusão Nuclear
- Referências Bibliográficas