Curso Online de Medicina Chinesa Fundamental
Os métodos terapêuticos utilizados abrangem a acupuntura, a fitoterapia, tuina (massagem terapêutica chinesa), qigong e tai chi chuan (p...
Continue lendoAutor(a): Professor Sérgyo Costa
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 29,90
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
MEDICINA CHINESA FUNDAMENTAL
-
Introdução
Quando ouvimos falar em Medicina Chinesa, a primeira coisa que vem em nossa cabeça é a Acupuntura. Mais o que poucos sabem é que na Medicina Tradicional Chinesa a acupuntura não é o único método de tratamento.
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) conhecida também apenas como Medicina Chinesa é um conjunto de técnicas da medicina tradicional desenvolvida na China a milhares de anos atrás. Podemos dizer que essa é a terceira forma de medicina mais antiga do mundo.
Principais métodos da MTC:
Tuína/ Tui Na
Acupuntura
Moxabustão
Ventosaterapia
Fitoterapia Chinesa
Terapia Alimentar Chinesa
Praticas Físicas( Meditação, Lian Gong, Artes Marciais, etc) -
Técnicas associadas
Também podemos citar mais duas técnicas associadas a esses métodos:
Auriculoterapia
Gua Sha
O que poucas pessoas sabem é que a Medicina Tradicional Chinesa não é apenas uma forma de tratamento. Na China essa medicina é realizada como forma de diagnosticar e também realizada de forma preventiva onde assim evitando com que as doenças de desenvolva no organismo.A MTC trabalha em cima do equilíbrio da energia corporal onde se acredita que tendo um total equilíbrio dessas energias, o organismo funciona corretamente não tendo assim o porquê do aparecimento das doenças.
-
Historia da Acupuntura
A acupuntura surgiu inicialmente na China Antiga tendo como objetivo principal a prevenção das doenças. Posteriormente descobriu-se que, através da estimulação de pontos específicos, a técnica poderia também ser utilizada para tratamento de patologias, desequilíbrios e desarmonias do corpo humano.
A palavra “acupuntura” origina-se do latim, a partir de acus (agulha) e punctura (puncionar). A Acupuntura refere-se, portanto, à inserção de agulhas através da pele, nos tecidos subjacentes, em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo, para produzir o efeito terapêutico desejado.
Esse método terapêutico chinês, originado há mais de 3.000 anos, baseia-se na inserção de agulhas descartáveis em pontos específicos do corpo, chamados pontos de acupuntura, a fim de estimular o sistema nervoso central e o periférico a liberar neurotransmissores que favoreçam o processo de restauração e manutenção da saúde. A Medicina Tradicional Chinesa abrange vasto campo de conhecimento, envolvendo vários setores ligados à saúde. Suas concepções são voltadas principalmente ao estudo dos fatores causadores da doença, à maneira de relata-la conforme os estágios da evolução do processo patológico e ao estudo das formas de prevenção, na qual reside toda a filosofia e a essência da medicina chinesa. -
Acupuntura Durante milênios
Durante milênios acreditou-se que o mecanismo de ação da acupuntura fosse puramente energético. No entanto, com a difusão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) no ocidente, muitos pesquisadores começaram a questionar sobre a participação de estruturas orgânicas no mecanismo de ação da acupuntura, e o desenvolvimento de pesquisas nessa área, principalmente nas últimas décadas, evidenciou estreita relação entre os efeitos da acupuntura e o sistema nervoso central e o periférico, bem como vários tipos de neuro-hormônios. A Medicina Chinesa é um vasto de conhecimento de origem e de concepção filosófica abrangendo vários setores ligados a saúde e a doença. Suas concepções são voltadas muito mais ao estudo, dos fatores causadores da doença, a sua maneira de tratar conforme os estágios da evolução do processo de adoecer e principalmente aos estudos das formas de prevenção na qual reside toda a essência da filosofia e da medicina chinesa. A acupuntura foi idealizada dentro do contexto global da filosofia de TAO e dos concepções filosóficas e fisiológicas que nortearam a medicina chinesa. A concepção dos canais de energia e dos pontos de acupuntura, o diagnostico e o tratamento baseiam-se nos preceitos do Yang e do Yin dos cincos movimentos da energia (Qi) e do sangue (Xue). A terapia por acupuntura tem como meta regular a atividade funcional do Qi do sangue do Jing Luo, em vista da patologia de tal meridiano ou de tal víscera, determinando o ponto a ser inserido, próximo do lugar afetado ou um ponto afastado, situado no trajeto do meridiano.
-
Qi (Energia)
O conceito de Qi é absolutamente central ao âmago do pensamento medico chinês. A natureza mutante do Qi, entre uma substancia material e uma força etérea e sutil, é central a visão medica chinesa de corpo e mente como uma unidade integrada. A variedade infinita de fenômenos no universo resulta da união e dispersão de Qi para formar fenômenos de vários graus de materialização. Tal idéia de agregação e dispersão de Qi foi discutida por muitos filósofos chineses de todas as épocas. O Qi é a base das infinitas manifestações da vida do universo, inclusive minerais, vegetais e animais (incluindo os seres humanos).
-
Xue (Sangue)
A essência dos alimentos ou Qi, derivado dos alimentos e das bebidas, é transformada e Xue no tórax pela ação do coração (Xim) e o pulmão (Fei). O aspecto yin do Jing, armazenado nos rins (Shen) produz a medula óssea que produz o sangue (Xue). Alem disso, o aspecto yang do Jing ou yang Qi, ativa as transformações executadas pelo coração (Xim) e o pulmão (Fei) no aquecedor superior e baço/ pâncreas (Pi) e pelo estomago (Wei) no aquecedor médio.
-
Jing (Essência)
O Jing é a essência energética que promove a formação, desenvolvimento, manutenção e recuperação do individuo. O Jing de origem Pré- celestial é formado pela energia que recebemos de nossos pais, ele orienta a formação do individuo, oferecendo as diretrizes energéticas que irão formar e desenvolver o novo ser. O Jing Pos- celestial, que se forma após o nascimento pela capitação da energia do céu (ar) e da terra (alimentos), é responsável pelo desenvolvimento da criança até a fase adulta e também por sua manutenção e recuperação, pode sofrer a ação do meio interno ou externo, causando o desequilíbrio energético, e manifestar como inúmeras doenças. É notório que esse Jing pode ser recuperado ao longo da vida por correções nos hábitos, na alimentação e pela ação da acupuntura acompanhada por ervas especificas para cada caso.
-
“A medicina tradicional chinesa (MTC), (em chinês: , zhngy xué, ou , zhngyaò xué), é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos de sua história, sendo considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental”
Séc. VI a.C
Espíritos perverso Doença
Desequilíbrio dos seis fatores
Yin, Yang, vento, chuva, noite e dia
Séc. II d.C
Pó de Mafei (anestésico)
Séc. VII
Newly Revised Herbalism - Farmacopéia mais antiga
Séc. XI
Estátua de bronze com pontos de acupuntura -
Medicina e farmacologia Chinesa
Literatura acumulada publicada
Registros médicos
Receitas provadas
Remédios caseiros
Prescrições secretas
Surgimento da Medicina e farmacologia Chinesa
As atividades médicas existem desde que as pessoas existem, originando-se da luta do homem primitivo contra as doenças. -
O Fogo
Luz, calor e proteção contra o frio
Defesa de ataques de animais selvagens e saques humanos
Introdução de alimentos cozidos na dieta
FONTES DE ALIMENTO
Ferramentas de caça
Agricultura primitiva
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução
- Técnicas Associadas
- Historia da Acupuntura
- Acupuntura Durante Milênios
- Qi (energia)
- Xue (sangue)
- Jing (essência)
- Medicina e Farmacologia Chinesa
- Introdução dos Cinco Elementos
- Cinco Elementos
- Cinco Elementos - Ciclo de Geração (shen)
- Cinco Elementos - Ciclo de Controle (ko)
- Cinco Elementos - Ciclo de Contra Dominância
- Classificação dos Cinco Elementos na Natureza e no Ser Humano
- Patologia e Caso Clínico
- Diagnóstico e Tratamento
- Medicina Mente e Corpo
- Pontos dos Meridianos
- Pontos Perigosos
- Acupuntura Clássica
- Tipos de Agulhas.
- a Profundidade da Inserção Depende dos Fatores
- Inserção Passo a Passo
- Ângulo de Inserção
- Técnicas de Manipulação da Agulha
- Técnicas de Tonificação Com Agulhas(bu)
- Técnicas de Sedação Com Agulhas(xie)
- Quando Tonificar e Sedar
- Concepções Patogênicas da Acupuntura
- Seis Profundidades
- Quatro Níveis
- Oito Princípios
- Shu Antigos
- Caso dos Antigos Pontos Shu
- Vasos Extraordinários
- Pontos de Transporte Posterior (back Shu)
- Pontos Distais e Locais de Acordo Com Áreas Específicas
- Como Tratar Um Paciente Desmaiado
- Agulha de Três Pontas
- Agulha de 7 Pontas (flor de Ameixeira)
- Gua-sha
- Bibliografia
- Bibliografia Complementar