Curso Online de Fitoterapia Moderna
Fitoterapia Moderna A fitoterapia é o tratamento com plantas que tem ação medicinal e aqui você encontra informações sobre para que serve...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Fitoterapia
Moderna -
INTRODUÇÃO
O Brasil, com seu amplo patrimônio genético e sua diversidade cultural, têm em mãos a oportunidade para estabelecer um modelo de desenvolvimento próprio e soberano no Sistema Único de Saúde (SUS) com o uso de plantas medicinais e fitoterápicos.
Esse modelo deve buscar a sustentabilidade econômica e ecológica, respeitando princípios éticos e compromissos internacionais assumidos e promovendo a geração de riquezas com inclusão social.
A fitoterapia constitui uma forma de terapia medicinal que vem crescendo notadamente neste começo do século XXI.
-
OBJETIVOS
Apresentar os principais fitoterápicos utilizados tradicionalmente nas mais variadas desordens orgânicas.
Analisar os mecanismos, posologia, indicações e contraindicações do uso de fitoterapia nas mais variadas desordens orgânicas.
Analisar, refletir e formar sólido conhecimento a respeito da utilização de plantas medicinais e fitoterápicos em diferentes desordens orgânicas.
-
TGI x FITOTERAPIA
A fitoterapia e os seus fitomedicamentos apresentam um amplo espectro de indicações para as doenças gastroenterológicas e vem se firmando como uma estratégia terapêutica de prevenção.
Fitoterápicos benéficos na prevenção de cáries e periodontite.
-
OBSTIPAÇÃO x FITOTERAPIA
Plantas medicinais utilizadas no tratamento da obstipação por efeito estimulante do
peristaltismo intestinal.
A constipação do intestino é um sintoma frequente que afeta entre 2% a 27% da população de países ocidentais, dependendo do grupo estudado sendo mais frequente em mulheres e idosos.
(COFRE et al., 2008) -
DIARREIA x FITOTERAPIA
Diarreia é caracterizada pela evacuação de fezes líquidas ou semilíquidas mais de três vezes ao dia. Para o tratamento das diarreias recomenda-se a administração de fitoterápicos contendo boa quantidade de taninos.
(PALOMBO, 2006)Os taninos têm ação de precipitação de proteína e, portanto, quando aplicados a membranas das mucosas, fazem as proteínas serem depositadas na superfície epitelial revestindo o lúmen do intestino como uma película protetora que normaliza a hiperperistaltia (SAAD et al., 2009).
CHÁ VERDE
CHÁ PRETO
-
ODESIDADE x FITOTERAPIA
Patologia multifatorial considerada um dos maiores problemas de saúde pública, além de ser uma das DCNTs que mais cresce epidemiologicamente no mundo, o que caracteriza um fator predisponente à da longevidade
(em média, 13 anos) e da mortalidade.DM x FITOTERAPIA
Diabetes Mellitus é a mais frequente doença do metabolismo dos açúcares. Uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de ela exercer adequadamente seus efeitos, resultando em resistência insulínica. Caracteriza-se pela presença de hiperglicemia
crônica, frequentemente, acompanhada de dislipidemia, hipertensão arterial e disfunção endotelial.
Sociedade Brasileira de Diabetes. - FITOTERAPIA EM OBESIDADE E DIABETES
- FITOTERAPIA EM OBESIDADE E DIABETES
-
HAS x FITOTERAPIA
Visco-branco (Viscum album L.) É um arbusto de forma esférica pertencente à família das Loranthaceae cresce como parasita sobre árvores de folhas caducas e coníferas. Seus caules se ramificam de forma dicotômica, como frequentemente é encontrado em plantas inferiores (por exemplo, algas). Apresenta propriedades hipotensoras, depressoras cardíacas e sedativas.
Oliveira (Olea europaea) É uma das principais plantas dos países mediterrâneos. Como droga vegetal, utilizam-se as folhas, Oleae folium. Segundo Weiss, estas são recomendadas como fitoterápico hipotensor.
-
DISLIPIDEMIA x FITOTERAPIA
Desordens do metabolismo das lipoproteínas em conjunto com dietas ricas em gordura, obesidade e sedentarismo têm resultado em crescente incidência e prevalência de doença aterosclerótica em adultos moradores de países desenvolvidos ou em desenvolvimento, em especial a doença coronariana aterosclerótica. O papel da fitoterapia nas dislipidemias é justificada pela ação antioxidante, evitando a oxidação de lipoproteínas, e ações coleréticas e colagogas.
Boldo do Chile Peumus boldus
Alcachofra
Cynara scolymus
Curcuma zedoaria - Zedoária
Berinjela Solanum melongena
Uva Vitis
vinífera
Guaraná Paullinia cupana
Cranberry Vaccinium macrocarpo n
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução
- Objetivos
- Fitoterapia
- Obstipação x Fitoterapia
- Diarreia x Fitoterapia
- Odesidade x Fitoterapia
- Fitoterapia Em Obesidade e Diabetes
- Has x Fitoterapia
- Dislipidemia x Fitoterapia
- Icc x Fitoterapia
- Daop x Fitoterapia
- Avc x Fitoterapia
- Drc x Fitoterapia
- Upp x Fitoterapia
- Hiperplasia Benigna da Próstata x Fitoterapia
- Hiperplasia Benigna da Próstata x Fitoterapia
- Fitoterápicos, Nutrientes e Compostos Bioativos Comumente Utilizados
- Neoplasias x Fitoterapia
- Gestação/ Lactação x Fitoterapia
- Qualidade de Vida
- Plantas Medicinais
- Plantas Medicinais Mais Utilizadas Popularmente Pelas Comunidades dos Bairros Dehon e Morrotes, Durante as Visitas Domiciliares:
- Assa-peixe
- Arnica
- Babosa
- Boldo
- Boldo do Chile
- Cana Cidreira
- Identificar Corretamente as Plantas
- Espinheira Santa
- Gengibre
- Cáscara Sagrada
- Guaco
- Quebra-pedra
- Cabelo de Milho
- Sene
- Pata de Vaca
- Gingko Biloba(fitoterápico)
- Cuidado!!
- Importante Saber
- Preparo das Plantas
- Cultivo
- Coleta
- Secagem e Armazenamento
- Preparo
- Atenção Quanto a Validade das Formas Caseiras
- 10 Mandamentos Plantas Medicinais
- Referências