Curso Online de Diagnosticando o Beribéri
Este curso vai lhe proporcionar subsídios para diagnosticar uma pessoa com Beribéri,promovendo tratamento adequado para cada forma.
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
DIAGNOSTICANDO O BERIBÉRI
diagnosticando o beribéri
enf.ª adriane duarte amorim costa
-
O que é o Beribéri
o que é o beribéri
a doença beribéri é causada por deficiência de tiamina(vitamina b1).
o termo beribéri reflete a natureza frequentemente incapacitante desta condição.literalmente significa “eu não posso” e provém do cingalês,língua originária da índia e atualmente uma das línguas oficiais do ceilão(siri lanka).outra tradução é beri= fraco,beribéri=muito fraco. -
Fisiopatogenia
fisiopatogenia
a tiamina,vitamina hidrossolúvel,é absorvida por difusão e transporte ativo jejuno- íleo e se fosforida na parede intestinal em pirofosfato de tiamina(tpp),forma ativada tiamina e um co-fator de importantes complexos enzimáticos,atuando inclusive como uma coenzima do metabolismo dos carboidratos e aminoácidos.o tpp é essencial nas reações que produzem energia da glicose e convertem a glicose em gordura para armazenamento nos tecidos.
-
quando a tiamina é insuficiente,a diminuição global no metabolismo dos carboidratos e suas interconexões com o metabolismo dos aminoácidos tem graves consequências,tais como a diminuição na formação da acetilcolina para a função neural.
-
a tiamina é encontrada em cereais,grãos,legumes,nozes e carnes (especialmente vísceras).
-
Necessidade Diária de Tiamina
necessidade diária de tiamina
a necessidade diária de tiamina é de 0,5mg/1.000kcal,com ingestão mínima diária de 1mg,mesmo que o indivíduo coma menos de 2.000 kcal ao dia.o rda(recommended daily allowance – composição dietética recomendada) de ingestão de tiamina é 1,1 e 1,2mg/dia para adolescentes e adultos do sexo feminino e masculino,respectivamente,e 1,4 e 1,5mg/dia para gestantes e lactantes,respectivamente.
-
por ser uma vitamina hidrossolúvel, o organismo humano não consegue manter reservas duradouras.se não houver ingestão de tiamina,as reservas duram,no máximo,dois a três meses.
um aspecto a ser considerado é a existência de substâncias com atividade anti-tiamina,as quais podem estar presentes em folhas fermentadas de chá,extrato de folhas de chá,nozes de certos tipos de árvores,peixe cru,mariscos e café. -
dietas altamente energéticas,principalmente aquelas ricas em carboidratos,aumentam a necessidade de tiamina.
além do fato das bebidas alcoólicas serem altamente energéticas,no abuso de álcool, a deficiência de tiamina está associada à baixa ingestão de comida,à baixa absorção de tiamina e a uma alteração no metabolismo intermediário da tiamina.
outro grupo de risco é o lactente alimentado com leite materno,cuja mãe tem deficiência de tiamina(mas não necessariamente sintomática). -
Situações que aumenta a necessidade de tiamina
situações que aumenta a necessidade de tiamina
aumento da demanda metabólica ou fisiológica de tiamina – gravidez e lactação;atividade física pesada;doença intercorrente(câncer,febre,hipertireoidismo).
metabolismo prejudicado da tiamina:insuficiência hepática.
absorção reduzida da tiamina – cirurgia ou doença gastrintestinal,diarréia,vômitos.
aumento da eliminação da tiamina – diálise e diuréticos de alça(furosemida). -
a deficiência de tiamina causa degeneração de nervos periféricos.neurônios na medula espinhal,especialmente a coluna posterior e raízes nervosas anteriores e posteriores,podem degenerar-se.deficiência grave resulta em lesões cerebrais.
-
outra conseqüência da deficiência de tiamina é a vasodilatação periférica,com aumento nos shunts arteriovenosos e alteração significativa na microcirculação,com diminuição na circulação sanguínea cerebral e renal e aumento na circulação sanguínea muscular.
por outro lado,estas alterações tem consequências,tais como :aumento na pressão venosa periférica e retenção de sódio e água,durante os quais o edema pode instalar-se,mesmo na ausência de evidência clara de insuficiência cardíaca.
o coração torna-se dilatado;as fibras musculares tornam-se edemaciadas,fragmentadas e vacuolizadas,com espaços intersticiais dilatados pelo líquido.instala-se então a insuficiência cardíaca de alto débito.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- DIAGNOSTICANDO O BERIBÉRI
- O que é o Beribéri
- Fisiopatogenia
- Necessidade Diária de Tiamina
- Situações que aumenta a necessidade de tiamina
- Aspecto Clínico
- Formas Clínicas de Beribéri
- Beribéri Seco
- Diagnóstico Diferencial
- Conduta Diagnóstica
- Conduta Terapêutica
- Beribéri Úmido
- Diagnóstico Diferencial
- Conduta Diagnóstica
- Conduta Terapêutica
- Beribéri Shoshin
- Diagnóstico Diferencial
- Conduta Diagnóstica
- Conduta Terapêutica
- Síndrome de Wernicke - Korsakoff
- Diagnóstico Diferencial
- Conduta Terapêutica
- Beribéri Infantil
- Beribéri Infantil Cardíaco Agudo
- Beribéri Afônico
- Beribéri Infantil Encefalítico ou Pseudomeningítico
- Tratamento do Beribéri Infantil
- Referência e Contra-referência
- Conduta Social
- Prevenção
- Uso Profilático de Tiamina
- Vigilância Epidemiológica
- Referências Bibliográficas