Curso Online de MOBILIZAÇÃO PRECOCE EM NEOPEDIATRIA
Nesse curso tem como objetivos : compreender a importância da mobilização precoce, conhecer as consequências do imobilismo na pediatria e...
Continue lendoAutor(a): Milian Oliveira Dos Santos
Carga horária: 10 horas
Por: R$ 49,90
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Mobilização precoce emneopediatria
FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA
-
OBJETIVOS
Compreender a importância da mobilização precoce;
Conhecer as consequências do imobilismo no sistema muscular e respiratório.
Mostrar a importância da fisioterapia motora na estimulação precoce em neopediatria.
-
MANIPULAÇÃO MÍNIMA E ESTIMULAÇÃO PRECOCE
Avanços na medicina perinatal que envolve cuidados intensivos neonatais, ressuscitação na sala de parto, uso de surfactante, corticóide, melhora das técnicas de ventilação e sucesso no manejo nutricional tem contribuído para o aumento da sobrevida de recém nascido (RN) prematuros.
Passaram a ser adotadas práticas humanizadas, voltadas para reduzir o manuseio a ocorrência de lesão cerebral em RN de muito baixo peso, cujo sistema nervoso central ainda está em desenvolvimento.
-
MANIPULAÇÃO MÍNIMA E ESTIMULAÇÃO PRECOCE
Durante a 4º semana da gestação, o complexo de DSNC se inicia, no ectoderma embrionário, com a formação do tubo neural.
Malformações podem ocorrer por alterações na morfogênese ou histogênese em decorrência de fatores genéticos, nutricionais ou ambientais.
-
MANIPULAÇÃO MÍNIMA E ESTIMULAÇÃO PRECOCE
Se o nascimento ocorre a termo, os subsistemas (autonômico, motor, organizacional, de atenção, e interação) já estão desenvolvidos e funcionando de maneira harmoniosa, resultando em boa interação com o ambiente;
Com o nascimento prematuro, a plasticidade neural aumenta a vulnerabilidade a experiências adversas precoces como a interação em UTIN, menos contato com os pais e estímulos inadequados frequentes, podendo resultar em problemas no desenvolvimentos cognitivo, de aprendizagem e neuropsicomotor, bem como comprometimento futuro das capacidades e competências.
-
MANIPULAÇÃO MÍNIMA E ESTIMULAÇÃO PRECOCE
O cuidado com o Desenvolvimento do sistema Nervoso de prematuros se refere a matriz germinativa, que é uma área do cérebro em desenvolvimento que dá origem as células neuronais da substância cinzenta. Localizada nos ventrículos laterais, aumenta de tamanho até a 23º semana, quando começa a regredir, limitando se entre a cabeça do núcleo caudado e o tálamo após a 26º a 28° semanas, desaparecendo após a 34º semana.
É uma estrutura altamente vascularizada metabolicamente ativa e suprida por uma rede densa de capilares frágeis consequentemente á rápida sanguíneo cerebral frequentes durante os primeiros 3 a 4 dias de vida, tornam o prematuro mais suscetível á hemorragia ou a isquemia. -
MANIPULAÇÃO MÍNIMA
Quanto mais prematuro for, mais grave será o quadro, e consequentemente maior a manipulação que está frequentemente associada a descompensação respiratória.
Práticas de atuação neonatais baseadas em evidências: cuidados por profissionais experientes, manutenção da normotermia e da estabilidade respiratória, implementação de medidas para reduzir ruídos, iluminação, manipulação e dor, manipulação, manutenção de cabeça em posição neutra, cuidado com manobras de fisioterapia respiratória e com procedimentos de aspiração traqueal.
-
ESTIMULAÇÃO PRECOCE
Programa de acompanhamento e intervenção clínico terapêutica multiprofissional com crianças que visa ao melhor desenvolvimento possível, estimulando o desenvolver psicológico e sensório-motor, em todos os domínios que interfiram na maturação da criança, desde linguagem, propriocepção, cognição, socialização e na sua estruturação subjetiva, podendo contribuir, inclusive no vínculo mãe/bebê e na compreensão e no acolhimento familiar dessas crianças, evitando ou amenizando eventuais prejuízos.
-
ESTIMULAÇÃO PRECOCE
O principal objetivo de estimulação precoce depende do quadro de cada paciente.
Quando o início do tratamento é precoce, ainda durante a internação hospitalar, o foco para as crianças com alto risco de desenvolver problemas de desenvolver é a prevenção e a potencialização das capacidades físicas e intelectuais.
-
TIPOS DE ESTÍMULOS
Estímulo tátil
Estímulo visual
Estímulo vestibular
Estímulo auditivo
Estímulo da função motora (alguns exemplos de estimulação dos principais marcos motores: linha média, controle cervical, controle de tronco, engatinhar)
Programas específicas de estimulação: - Projeto Octo; - Tac-Tic; - NIDCAP; - Método Canguru. -
Mobilização precoce
Os pacientes que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), passam por períodos de imobilismo. Esses períodos, geralmente, são decorrentes do estado crítico que o paciente se encontra.
Muitos necessitam de sedativos, analgésicos e o auxílio da ventilação mecânica (VM) para respirar. Esses fatores associados aumentam o período que o paciente fica em repouso e diminuem a mobilidade do paciente no leito.
Estudos apontam que menos de sete dias de repouso no leito provoca a redução da força muscular em 30%, e que a cada semana a mais em repouso contribui para que ssa força reduza mais 20 %.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Mobilização precoce emneopediatria
- OBJETIVOS
- MANIPULAÇÃO MÍNIMA E ESTIMULAÇÃO PRECOCE
- MANIPULAÇÃO MÍNIMA
- ESTIMULAÇÃO PRECOCE
- TIPOS DE ESTÍMULOS
- Mobilização precoce
- O imobilismo gera
- O imobilismo
- O imobilismo pode favorecer a:
- A polineuropatia
- Imobilidade
- Imobilismo Prejuízos
- Imobilidade
- O que considerar?
- A mobilização precoce
- Mobilização precoce
- QUAIS OS PREJUÍZOS ?
- No sistema músculo-esquelético
- No sistema respiratório
- No sistema cardiovascular
- No sistema urinário
- No sistema gastrointestinal
- Mobilização precoce
- Essa prática precisa ser aceita por toda a equipe da sua unidade de terapia intensiva pediátrica.
- O objetivo da mobilização precoce precisa ser entendido e praticado por toda equipe interdisciplinar
- A avaliação da fisioterapia
- Os exercícios realizados devem seguir o sentido proximal para distal:
- Polineuropatia do paciente crítico
- A polineuropatia do paciente crítico
- Protocolos
- O protocolo cinesioterápico de laufer
- Contraindicações da mobilização precoce
- Efeitos do imobilismo no sistema respiratório
- O POSICIONAMENTO
- OBJETIVOS DO POSICIONAMENTO TERAPÊUTICO
- OS DECÚBITOS
- Os benefícios e desvantagens de cada decúbito e suas repercussões do sistema respiratório em recém-nascidos e lactentes.
- Decúbito lateral
- Outras posturas
- O POSICIONAMENTO
- Método mãe canguru (MMC)
- OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO MÃE CANGURU
- Estimulação precoce
- O objetivo da estimulação precoce
- A estimulação motora
- A fisioterapia motora
- Diferentes posturas que podem ser adotadas na estimulação precoce.
- Mobilização Pediátrica
- Recomendações
- Referências Bibliográficas