Curso Online de MANOBRAS EM FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
Esse curso é voltado para estudantes e profissionais da área da saúde onde descreve as Manobras fisioterapêuticas respiratória convencion...
Continue lendoAutor(a): Milian Oliveira Dos Santos
Carga horária: 6 horas
Por: R$ 42,50
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Manobras em fisioterapiarespiratória
Manobras respiratórias convencionais e manobras respiratórias não convencionais
-
INTRODUÇÃO
A fisioterapia respiratória contribui para prevenir e tratar vários aspectos das desordens respiratórias, tais como obstrução do fluxo aéreo, retenção de secreção, alterações da função ventilatória, dispneia, melhora na performance de exercícios físicos e da qualidade de vida.
-
INTRODUÇÃO
Várias doenças cursam com produção excessiva de secreções nas vias aéreas ou diminuição da capacidade de clearance (depuração) das quantidades normais de muco respiratório.
Em crianças, a produção do muco é mais elevada pela maior densidade de glandulas submucosas, e sua composição mais ácida pode torna-lo mais viscoso.
Na mecânica respiratória infantil, observa-se maior complacencia do tórax e das VAs, menor capacidade residual funcional, menor diametro das VAs e menor quantidade de canais colaterais. -
Manobras cinesioterapêuticas manuais ou manobras de higiene brônquica
São termos utilizados para denotar um conjunto de técnicas fisioterapêuticas não invasivas, que têm como principais objetivos o desprendimento e a mobilização de secreções.
Essas manobras favorecem o desprendimento das secreções desde os segmentos broncopulmonares distais até os grandes brônquios, para uma melhor expulsão, promovendo a limpeza das vias aéreas respiratórias e melhora da troca gasosa, além de prevenir e minimizar complicações decorrentes das pneumopatias.
São, também, indicadas para pacientes com volume de secreção pulmonar acima de 30mL ao dia, doença aguda com produção de secreção, insuficiência respiratória aguda com sinais clínicos de secreção retida, atelectasia lobar aguda e anormalidades da ventilação e perfusão. -
Manobras fisioterapêuticas
Atualmente, a classificação das manobras fisioterapêuticas mais aceita, divide os recursos em:
I manobras respiratórias convencionais (técnicas percussivas e vibratórias);
II manobras respiratórias não convencionais (técnicas que atuam através do aumento passivo do fluxo expiratório). -
Manobras clássicas ou convencionais
Percussões torácicas manuais (PTM)
Compreendem ondas de energia mecânica aplicadas sobre a caixa torácica do paciente, em especial sobre o local mais afetado.
Sendo classificadas nessa modalidade: a tapotagem, a punho percussão, a percussão cubital e a digito percussão.
Dentre as manobras citadas a mais conhecida é a tapotagem, sendo realizada com uma ou duas mãos em concha, com os dedos cerrados e o polegar em adução. No caso de crianças menores, pode-se realizar a percussão com três dedos, com o dedo médio levemente flexionado. -
Percussões torácicas manuais (PTM)
Provoca um deslocamento das secreções nos brônquios de maior calibre de na traqueia por meio de ondas de choque de energia aplicada sobre a parede brônquica. É feita com as mãos em cúpulas. A frequencia manual gerada é de apenas 1 a 8hz e fica aquém da frequencia ideal para o transporte e alteração da realogia do muco que é de 25 a 5 hz.
INDICAÇÃO: presença de secreção em vias aéreas proximais. -
Quais são as contraindicações das PTM?
É contraindicada a realização da manobra em pacientes que apresentem ausculta com sibilos expiratórios (evidenciando broncoespasmo), edema agudo de pulmão, dispneia, pós-operatório imediato, hipertensão intracraniana, fratura de costelas, prematuridade extrema, apneia, plaquetopenia, osteopenia da prematuridade, crise asmática, enfisema subcutâneo, hemoptise, pneumotórax, cardiopatias graves, recém-nascidos (RNs) logo após extubação. É recomendado que não seja realizada diretamente sobre a pele do paciente.
-
Percussões torácicas manuais (PTM)
A realização e eficácia da tapotagem em RNs é questionada na literatura por muitos autores. Segundo a I Recomendação brasileira de fisioterapia respiratória em unidade de terapia intensiva pediátrica e neonatal, a PTM pode elevar a pressão intratorácica e a hipoxemia, sendo esta última pouco relevante não relevante quando empregada em períodos inferiores a 30 segundos.
A PTM realizada de forma rotineira com tempo de realização de 1 a 2 minutos em RNs (28 a 37 semanas de idade gestacional) logo após a extubação pode gerar colapso de pequenas vias aéreas.
Em alguns serviços hospitalares, as manobras fisioterapêuticas são realizadas após as primeiras 72 horas de vida em recém-nascido prematuro (RNPT) de muito baixo peso (menor que 1.500g), devido ao risco de hemorragias intracraniianas. -
Percussões torácicas manuais (PTM)
Fonte: Google imagens
-
Vibração/vibrocompressão
Compreende a realização de movimentos oscilatórios realizados de forma manual por meio de contração isométrica dos músculos agonistas e antagonistas do antebraço, trabalhando em conjunto com a palma da mão.
Tais movimentos são realizados de forma perpendicular sobre o tórax, com objetivo de alterar a reologia do muco, e facilitar a depuração das secreções pelo aumento da amplitude de batimento ciliar, podendo ser associadas à realização de compressão torácica (sendo conhecida como vibrocompressão), devendo ser realizada preferencialmente ao final da expiração.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Manobras em fisioterapiarespiratória
- INTRODUÇÃO
- Manobras cinesioterapêuticas manuais ou manobras de higiene brônquica
- Manobras fisioterapêuticas
- Manobras clássicas ou convencionais
- Percussões torácicas manuais (PTM)
- Quais são as contraindicações das PTM?
- Percussões torácicas manuais (PTM)
- Vibração/vibrocompressão
- Quais são as contraindicações da vibração/vibrocompressão?
- Vibração/vibrocompressão
- Drenagem postural
- Quais são as contraindicações da drenagempostural?
- Tosse
- O mecânismo da tosse baseia-se em:
- Tosse
- Manobras não convencionais
- Técnica de aumento do fluxo expiratório (AFE)
- Quais são as contraindicações da AFE?
- Técnica de aumento do fluxo expiratório (AFE)
- Técnicas de expiração lenta
- Expiração lenta e prolongada (ELPr)
- Quais são as contraindicações da ELPr?
- Drenagem autógena (DA)
- Quais são as contraindicações da DA?
- DAA
- Expiração lenta total com a glore aberta emdecúbito infralateral (ELTGOL)
- Quais são as contraindicações da ELTGOL ?
- Técnicas de expiração forçada (TEF)
- TEF
- Quais são as contraindicações da TEF?
- Glossopulsão retrógrada
- Drenagem Rinofaríngea Retrógrada (DRR )
- DRR+I
- Quais são as contraindicações da DRR ?
- Hiperinsuflação Pulmonar com CompressãoTorácica (Bag Squeezing)
- Aspiração
- Quais são as contraindicações da aspiração?
- Conclusão
- Referências Bibliográficas