Curso Online de Judô e técnica de liberação de Ponto-gatilho dentro da fisioterapia
O curso visa o aprendizado da fisioterapia desportiva aplicada ao Judô, traçando as lesões mais recorrentes na prática esportiva, como ta...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Lesões desportivas no Judô na visão da Fisioterapia
Lesões desportivas no Judô na visão da Fisioterapia
Dr. Iury Douglas Acioli
Fisioterapeuta . -
Origem
Origem
O judô foi criado em 1882 por Jigoro Kono no qual caracteriza-se como arte marcial, é baseada por diversas técnicas e bases filosóficas. Atualmente têm sido apontado por ser um dos esportes que apresentam maior número de ocorrências de lesões.
Barsottini et al 2006
-
Jodô no Brasil
Jodô no Brasil
No Brasil há relatos de que esse esporte foi introduzido por imigrantes japoneses que vieram no começo desde século no intuito de trabalhar nas fazendas de café localizadas principalmente em São Paulo. Sendo nos dias atuais um esporte olímpico, de grande aceitação e com muitos adeptos no pais, possui órgão representativo (Confederação Brasileira de Judô), que é responsável pela organização de campeonatos.
-
Características e regras
Características e regras
As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. (Esporte de contato direto, mas, não é permitidos socos e chutes). Tem como característica algumas habilidades motoras como: força, agilidade, flexibilidade etc.
Tatame ou dojo
-
Lesões no Jodô
Lesões no Jodô
Segundo Carvalho (2009), O Judô exige destreza de força, velocidade, resistência, habilidade e agilidade, onde consequentemente o surgimento das lesões torna-se inevitáveis. Essas lesões podem ser caracterizadas sendo intrínsecas de origem na atividade física do próprio atleta devido ao excessivo uso das articulações , ou por lesões extrínsecas acometidas por quedas ou pancadas de origem no meio externo, sendo que estas lesões podem ser evitadas com um condicionamento e treinamento adequado.
Carvalho et al 2009
-
Lesões de Joelho
Lesões de Joelho
As lesões de joelhos são geralmente decorrentes de entorses de traumas indireto devido à mudança bruscas de direção; ruptura de LCM associados a trauma direto na face lateral do joelho; e ruptura de LCL associado a traumas direto na face medial e mecanismo rotacional do joelho. Barsottini (2006) descreve que o Tai otoshi apresenta maior relação com lesões de joelho, em sua maioria em situação de Uke.
-
Lesões de tornozelo
Lesões de tornozelo
As lesões no tornozelo estão relacionadas com entorses decorrentes de traumas indiretos devido à mudança brusca de direção. E acometem geralmente o ligamento talofibular anterior e o calcaneofibular. Barsottini (2006) correlaciona as lesões de tornozelo com o Uchi mata.
-
Lesão de ombro
Lesão de ombro
A maioria das lesões, geralmente luxações são decorrentes de traumas diretos e acometem a articulação Acrômio-Clavicular. Barsottini (2006) O Ippon seoi Nague apresentou relação com as lesões de ombro, todas decorrentes em Tori.
-
Outras lesões
Outras lesões
Ainda nesse esporte podemos observar outras lesões de menor incidência, mas que possuem um grau elevado de importância na reabilitação do atleta. São elas: lesões na cervical; no cotovelo; punho; dedos das mãos e dos pés. Ambas associadas com traumas indiretos.
Barsottini et al 2006
-
Epidemiologia
Epidemiologia
A maioria das lesões mencionadas anteriormente acometem principalmente atletas iniciantes que desconhecem as técnicas, bem como aquelas que não possuem uma orientação profissional do esporte. Ainda, à predominância dessas lesões é no sexo feminino e os segmentos mais acometidos são: articulações de joelho; tornozelo e ombro. Caracterizando como entorses, rupturas ligamentar, luxações e lesões musculares.
Barsottini et al 2006
-
Fisioterapia
Fisioterapia
Vetter (2006) relata que a fisioterapia tem alcançado seus objetivos utilizando recursos físicos e naturais de forma isolada ou associada aos exercícios com uso da água, do calor e do gelo. E, além disso, tendo sido muito aplicada na área esportiva não somente para os atletas lesionados como também para ações preventivas reduzindo a ocorrência de lesões. Este tipo de tratamento preventivo tem como objetivo de desenvolver e realizar com eficácia correlacionando ao levantamento dos fatores de risco das lesões referentes à modalidade da área esportiva especifica.
Soares (2003) visa à redução de lesões com a prática preventiva da fisioterapia com a participação de técnicas especificas de prevenção de lesões que ajudaram a desenvolver melhor os atletas amadores para treinos e competições.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Lesões desportivas no Judô na visão da Fisioterapia
- Origem
- Jodô no Brasil
- Características e regras
- Lesões no Jodô
- Lesões de Joelho
- Lesões de tornozelo
- Lesão de ombro
- Outras lesões
- Epidemiologia
- Fisioterapia
- Curiosidades sobre o esporte
- Evidências Científicas
- Referências
- Técnicas de inibição de Pontos-Gatilho
- Mapa de referência de Pontos-Gatilho
- Técnicas de inibição de Pontos-Gatilho