Curso Online de HORMÔNIOS SEXUAIS FEMININOS
Este curso tem como objetivo ensinar e alertar todos os estudantes e os profissionais da área da saúde sobre a importância de saber e con...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Hormônios Sexuais Feminino
Hormônios Sexuais Feminino
Aparelho Reprodutor Feminino
Professora: Giuliana Zardeto
-
Introdução
Introdução
O Aparelho Reprodutor Feminino humano, consiste em dois ovários, as tubas uterinas, útero, vagina e genitália externa.
Suas funções são produzir gametas femininos (ovócitos) e manter um ovócito fertilizado durante seu desenvolvimento completo através da fase embrionária e fetal até o nascimento.
A reprodução começa com o desenvolvimento dos óvulos nos ovários.
-
Introdução
Introdução
As mudanças ovarianas que ocorrem durante o ciclo sexual dependem dos hormônios gonadotrópicos FSH e LH, secretados pela hipófise anterior. Na ausência desses hormônios, os ovários permanecem inativos, como ocorre durante toda a infância, quando quase nenhum hormônio gonadotrópico é secretado.
Entre os 9 e 12 anos de idade, a hipófise começa a secretar progressivamente mais FSH e LH, levando ao inicio de ciclos sexuais mensais normais, que começam entre 11 e 15 anos de idade. Esse período de mudança é denominado puberdade, e o primeiro ciclo menstrual é denominado menarca.
-
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
-
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
Ovário: medem aproximadamente 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura, e 1 cm de espessura. A sua superfície é coberta por um epitélio germinativo, debaixo desse epitélio tem a túnica albugínea e abaixo dessa camada há uma região chamada cortical, onde predominam os folículos ovarianos que contem os ovócitos.
Tuba uterina: as tubas uterinas ou ovidutos são dois tubos musculares de grande mobilidade, medindo cada um aproximadamente 12 cm de comprimento. No momento da ovulação, a tuba uterina exibe movimento ativo e a sua extremidade com numerosas fimbrias favorece a captação do ovócito que foi ovulado.
-
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
Útero: a parede do útero é relativamente espessa e formada por três camadas: serosa, miométrio e endométrio.
Vagina: a parede da vagina não tem glândulas e consiste em três camadas: mucosa, muscular e adventícia.
Genitália externa: ou vulva, consiste no clitóris, pequenos lábios e grandes lábios.
-
SISTEMA HORMONAL FEMININO
SISTEMA HORMONAL FEMININO
O sistema hormonal feminino consiste em três hierarquias de hormônios:
Um hormônio de liberação hipotalâmica, GnRH;
Os hormônios sexuais hipofisários anteriores, FSH e LH, ambos secretados em resposta à liberação de GNRH do hipotálamo;
Os hormônios ovarianos, estrogênio e progesterona, que são secretados pelos ovários em resposta a dois hormônios sexuais femininos da hipófise anterior (FSH e LH).
-
SISTEMA HORMONAL FEMININO
SISTEMA HORMONAL FEMININO
Estrogênios (Estradiol, Estriol, Estrona): sua principal função consiste em determinar o crescimento e proliferação celular de tecidos e órgãos sexuais e tecidos que estejam relacionados com a reprodução.
Na mulher não grávida os estrogênios são secretados em quantidades significativas apenas pelos ovários, embora quantidades mínimas também sejam secretadas pelos corticóides adrenais.
Apenas três estrogênios estão presentes em quantidades significativas no plasma da mulher: β-estradiol secretado pelos ovários, tendo uma potencia 12 vezes maior que a estrona e 80 vezes maior que o estriol.
O β-estradiol é o principal hormônio estrogênio na mulher.
O estriol é um estrogênio fraco, trata-se de um produto oxidante derivado do estradiol e da estrona, sendo que sua conversão se da principalmente no fígado. -
SISTEMA HORMONAL FEMININO
SISTEMA HORMONAL FEMININO
Progestinas: Sua principal função consiste em promover alterações secretoras do endométrio uterino durante a segunda metade do ciclo mensal feminino para preparar o útero para o ovo fertilizado.
Sem dúvida a progestina mais importante é a progesterona. Entretanto, pequenas quantidades de uma outra progestina, a 17-α- hidroxiprogesterona é secretado em conjunto com a progesterona tendo o mesmo efeito.
Na mulher não grávida, a progesterona é secretada em quantidades significativas apenas durante a última metade de cada ciclo ovariano, pelo corpo lúteo.Sendo que em poucos minutos após ter sido secretada, quase toda a progesterona é degradada por outros esteróides que não possuem efeito progestacional.
Assim como nos estrogênios, o fígado é importante para essa degradação metabólica. -
CICLO SEXUAL FEMININO
CICLO SEXUAL FEMININO
-
CICLO menstrual FEMININO
CICLO menstrual FEMININO
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Hormônios Sexuais Feminino
- Introdução
- APARELHO REPRODUTOR FEMININO
- SISTEMA HORMONAL FEMININO
- CICLO SEXUAL FEMININO
- CICLO MENSTRUAL
- DOENÇAS QUE AFETAM AS CONCENTRAÇÕES
- Exames: amostras, preparo dos pacientes e
- referências bibliográficas