Curso Online de Sondagem Vesical
Aqui o aluno aprende sobre a sondagem vesical de demora e sondagem vesical de alívio
Continue lendoAutor(a): Atualizando Cursos
Carga horária: 4 horas
Por: R$ 24,90
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
SONDAGEM VESICAL
SONDAGEM VESICAL
Enfª. Jéssica Silva
Pós Graduanda em Saúde da Família -
INTRODUÇÃO
A sondagem vesical é a introdução de um cateter estéril através da uretra até a bexiga, com o objetivo de drenar a urina. Embora simples em sua natureza, tem pormenores muito importantes, que se negligenciados podem causar danos ao paciente.
INTRODUÇÃO
-
Deve-se utilizar técnica asséptica no procedimento a fim de evitar uma infecção urinária no paciente. A sondagem vesical pode ser de alivio (há a retirada da sonda após o esvaziamento vesical) ou de demora (quando há necessidade de permanência da sonda).
-
TIPOS
TIPOS
-
SONDAGEM VESICAL DE ALÍVIO
A sonda vesical de alívio serve para o esvaziamento imediato da bexiga sem a permanência da sonda, sendo retirada após o alívio da bexiga.
SONDAGEM VESICAL DE ALÍVIO
-
Antes da prescrição da sonda vesical de alívio, devemos adotar técnicas não invasivas para o reconforto do sistema urinário:
Incentivar a ida ao sanitário e acompanhar o paciente adotando medidas que o deixem relaxado e confortável para urinar naturalmente.
-
Em casos de paciente acamado ou cuja locomoção lhe crie uma situação penosa ou desconfortável, oferecer os recipientes sanitários(papagaio no caso masculino e comadre no caso feminino), e proceder com calma e tranquilidade para que a eliminação transcorra naturalmente.
-
Na cama elevar a cabeceira e flexionar os joelhos pode ajudar a aliviar a tensão da musculatura pélvica, proporcionando alívio da compressão desses músculos nas extremidades do sistema urinário. Isso pode liberar a urina sem necessidade da sondagem vesical de alívio.
-
A aplicação de calor local, no ventre, logo abaixo do umbigo, auxilia no alívio da tensão da musculatura pélvica, estimula a circulação local e naturalmente relaxa a musculatura.
-
O barulho de água correndo (torneira aberta ou fio de água vagarosamente entornada num copo), também serve de estimulo psicológico válido para se evitar utilizar a sondagem vesical de alívio.
-
Cuidado com a ingestão excessiva de líquidos. Alguns problemas renais, pela retenção de líquidos, comprometem o balanço hídrico e consequentemente a regulação eletrolítica do paciente, podendo causar distúrbios perigosos à fisiologia humana.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- SONDAGEM VESICAL
- INTRODUÇÃO
- TIPOS
- SONDAGEM VESICAL DE ALÍVIO
- MATERIAIS
- PROCEDIMENTO
- SONDAGEM VESICAL DE DEMORA
- MATERIAL
- PROCEDIMENTO
- OBSERVAÇÃO
- REFERÊNCIAS
- OBRIGADA!