Curso Online de Primeiros Socorros
Nesse curso você vai aprender como proceder em acidentes com crianças ou adultos, envolvendo afogamento, asfixia, hemorragias, insolação,...
Continue lendoAutor(a): So Enfermagem
Carga horária: 22 horas
Por: R$ 50,90
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- Primeiros Socorros
-
Olá, bem-vindo (a) ao curso a distância do Só Enfermagem.
Utilize as teclas abaixo para sair, voltar ou avançar.Bons estudos!
-
Programa de Educação Continuada à Distância
EAD Educação à Distância -
Dicas importantes para o bom aproveitamento do curso
O objetivo principal é aprender o conteúdo, e não apenas terminar o curso.
Leia todo o conteúdo com atenção redobrada, não tenha pressa.
Explore profundamente as ilustrações explicativas, pois elas são fundamentais para exemplificar e melhorar o entendimento sobre o conteúdo.
Quanto mais aprofundar seus conhecimentos mais se diferenciará dos demais.
O aproveitamento que cada aluno faz, é você que fará a diferença entre os “alunos certificados” dos “alunos capacitados”.
A aprendizagem não se faz apenas no momento em que está realizando o curso, mas sim durante todo o dia-a-dia. Ficar atento às coisas que estão à sua volta permite encontrar elementos para reforçar aquilo que foi aprendido.
Critique o que está aprendendo, verificando sempre a aplicação do conteúdo no dia-a-dia. O aprendizado só tem sentido quando é efetivamente colocado em prática. -
Introdução
-
Primeiro Socorros é um conjunto de procedimentos de emergência que deve ser aplicado a uma pessoa em perigo de vida. Esse primeiro atendimento tem o objetivo de manter os sinais vitais da vítima e evitar o agravamento de seu estado até que receba assistência especializada.
A prestação dos Primeiros Socorros depende de conhecimentos básicos, teóricos e práticos por parte de quem os está aplicando.
O restabelecimento da vítima de um acidente, seja qual for sua natureza, dependerá muito do preparo psicológico e técnico da pessoa que prestar o atendimento.
O primeiro atendimento mal sucedido pode levar vítimas de acidentes a seqüelas irreversíveis.
-
Comportamento e características necessárias a um socorrista
Manter-se calmo e procurar passar calma aos demais;
Priorizar sempre a sua segurança, a segurança da equipe de colaboradores e por último a vítima. Isso visa não gerar novas vítimas;
Ligar ao atendimento especializado assim que chegar no local do acidente;
Verificar todos os riscos do ambiente e não fazer nenhuma loucura;Também é importante que o socorrista saiba classificar a urgência do atendimento. Ela pode ser Extrema urgência (remoção imediata), Primeira urgência (remoção antes de 1 hora), Segunda urgência (remoção antes de 3 horas) e Sem urgência. Saiba mais sobre cada um:
Extrema urgência: hemorragias, grandes queimaduras, grandes choques, asfixia e feridas na região toráxica;
Primeira urgência: membros esmagados, garroteamento e feridas na região abdominal;
Segunda urgência: traumatismos cranianos, fraturas expostas ou na coluna vertebral ou na pelve e feridas profundas;
Sem urgência: feridas com pequena gravidade ou fraturas fechadas; -
Podemos trabalhar com as seguintes definições:
Acidentes São situações que podem ocorrer no dia a dia como acidentes de automóveis, atropelamentos, tumultos, incêndios, afogamentos, asfixia causada por engasgo, entre outras.Mal Súbito São situações geradas pelo próprio corpo da vítima como convulsões, ataques cardíacos, ataques epiléticos, entre outras.
-
Vale relembrar, que este primeiro atendimento a vítima de acidentes ou mal súbito, não exclui de forma alguma, a presença de um médico. É fundamental que você acione imediatamente o atendimento especializado, informando com objetividade, o estado da vítima e o local da ocorrência.
Para prestar um socorro com qualidade, de forma correta e eficaz, sem colocar a vida da vítima em risco, é preciso conhecer as técnicas adequadas. O sistema de emergência não pode depender apenas das equipes de socorro e ambulâncias, uma vez que as dificuldades com trânsito e, em muitos casos, acesso ao local em que se encontra o acidentado, pode representar a perda de uma vida.
Quando aplicados com eficiência, os primeiros socorros significam a diferença entre “vida e morte”, “recuperação rápida e hospitalização longa” ou, “ invalidez temporária e invalidez permanente”.
-
Neste sentido, a sociedade passa a ter papel fundamental no processo de resgate e manutenção da vida do acidentado, até a chegada das equipes de emergência. Sem dúvida, é nítido um avanço na compreensão da importância dos primeiros socorros, uma vez que a população não age como há muitos anos atrás quando diante de um acidente, colocavam a vítima dentro de um carro, sem saber como proceder para evitar que sofresse danos piores e a levavam ao primeiro hospital que estivesse no caminho.
-
SAMU
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução
- SAMU
- Ações iniciais para um atendimento de primeiros socorros
- Avaliação Primária
- Avaliação Secundária
- Posição Lateral de Segurança (PLS)
- Parada Respiratória
- Parada Cardiorrespiratória
- Técnicas de transporte
- Montagem de um kit de primeiros socorros
- Asfixia ou Sufocação
- Afogamento
- Acidentes com animais peçonhentos
- Hemorragias
- Insolação
- Convulsões
- Desmaios
- Choque elétrico
- Ferimentos
- Fraturas
- Amputação
- Queimaduras
- Estado de choque
- Bibliografia