Curso Online de Doenças Psiquiátricas na Gravidez e no Puerpério
As mulheres podem apresentar uma gama de problemas de saúde mental na gravidez e após o nascimento do bebê: depressão, ansiedade, transto...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Doenças Psiquiátricas na Gravidez e no Puerpério
-
Olá, bem-vindo (a) ao curso a distância do Só Enfermagem.
Utilize as teclas abaixo para sair, voltar ou avançar.Bons estudos!
-
Programa de Educação Continuada à Distância
EAD Educação à Distância -
Dicas importantes para o bom aproveitamento do curso
O objetivo principal é aprender o conteúdo, e não apenas terminar o curso.
Leia todo o conteúdo com atenção redobrada, não tenha pressa.
Explore profundamente as ilustrações explicativas, pois elas são fundamentais para exemplificar e melhorar o entendimento sobre o conteúdo.
Quanto mais aprofundar seus conhecimentos mais se diferenciará dos demais.
O aproveitamento que cada aluno faz, é você que fará a diferença entre os “alunos certificados” dos “alunos capacitados”.
A aprendizagem não se faz apenas no momento em que está realizando o curso, mas sim durante todo o dia-a-dia. Ficar atento às coisas que estão à sua volta permite encontrar elementos para reforçar aquilo que foi aprendido.
Critique o que está aprendendo, verificando sempre a aplicação do conteúdo no dia-a-dia. O aprendizado só tem sentido quando é efetivamente colocado em prática. -
Módulo I
-
Introdução
-
A gestação, o parto e puerpério compreendem fenômenos fisiológicos, como também correspondem a momentos da vida feminina, nos quais ocorrem as mais intensas mudanças orgânicas, corporais, psicológicas e culturais. Durante essas fases, a mulher procura o serviço de saúde em busca de ajuda, com vistas a ter resposta aos seus anseios e preocupações. Assim sendo, é necessário encontrar ambiente acolhedor e uma assistência técnica competente e humanizada.
A gestação e o puerpério são períodos da vida da mulher que precisam ser avaliados com especial atenção, pois envolvem inúmeras alterações físicas, hormonais, psíquicas e de inserção social, que podem refletir diretamente na saúde mental dessas pacientes.
Tem-se dado importância cada vez maior ao tema, e estudos atuais têm visado delinear os fatores de risco para os transtornos psiquiátricos nessas fases da vida, a fim de se realizarem diagnóstico e tratamento o mais precocemente possível.
-
Problemas de saúde mental na gestação afetam tanto a gestante como também o feto, podendo inclusive afetar o desenvolvimento infantil, principalmente quando o problema de saúde mental se agrava no pós-parto, quando não tratado.
A pratica assistencial da gestante tem enfatizado a atenção para aspecto físico, para as mudanças fisiológicas, dando pouca atenção a outras alterações psico-sociais tais como as novas responsabilidades, e as perdas e ganhos advindos do fato de estar grávida. Fatores esses, também importantes e predisponentes a um distúrbio mental, que no seu inicio pode passar desapercebido pela família e profissionais, pois estes, via de regra, carecem de conhecimento específico para a identificação precoce dos sintomas.
-
Etiologia
-
A etiologia da depressão puerperal ainda não é completamente conhecida, mas acredita-se que, além dos fatores de risco anteriormente mencionados, fatores hormonais e hereditários também estejam envolvidos.
Na gestação, os níveis de estrógeno e progesterona são superiores àqueles vistos nas mulheres fora do período gestacional e esse fator pode estar envolvido nas alterações do humor que ocorrem nessa fase. A queda brusca desses hormônios no pós-parto estaria envolvida na etiologia da depressão puerperal. Bloch et al. (2003) realizaram uma revisão da literatura a fim de correlacionarem os fatores endócrinos e hereditários com a etiologia desse transtorno. Não se constatou relação genética diferente daquela já esperada em quadros não puerperais. Levantou-se a hipótese de que algumas mulheres seriam mais sensíveis a variações hormonais em qualquer momento de suas vidas, incluindo-se período pré-menstrual, menarca, gestação, puerpério, menopausa e até mesmo durante o uso de anticoncepcionais.
-
Alterações emocionais durante a gravidez
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Introdução
- Etiologia
- Alterações emocionais durante a gravidez
- Complicações na gravidez associada à doença mental
- Tratamento dos transtornos psiquiátricos durante a gestação
- Uso de psicofármacos durante gestação e lactação
- Alterações emocionais no pós-parto
- Importância do pré-natal
- Bibliografia