Curso Online de Cuidador de Idosos
O cuidador formal se torna um profissional na prestação de cuidados recebendo preparação acadêmica por meio de cursos de capacitação par...
Continue lendoAutor(a): Atualização Em Saúde
Carga horária: 90 horas
Por: R$ 29,90
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- Cuidador de Idosos
-
Atualmente, vem aumentando o número de indivíduos idosos na população brasileira, acompanhado por uma série de consequências sociais devido a mudanças demográficas, resultando em uma provisão de cuidados de qualidade para idosos com diferentes condições funcionais, econômicas e sociais.
Estima-se que, a partir de 2025, o Brasil se torne o sexto país em indivíduos na faixa etária de 60 anos ou mais, representando aproximadamente 13% da população.
Introdução -
Enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até o ano de 2050, no Brasil ela quase triplicará. Segundo esse mesmo relatório, em 2025 o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. Há ainda a projeção de que os idosos irão passar de 24,4 milhões para quase 70 milhões em 2050. Na mesma proporção em que a população idosa aumenta, as doenças crônicas da velhice ganham maior expressão, ocorrendo um crescimento significativo da incidência de doenças crônicas.
-
Ainda que o envelhecimento não seja sinônimo de doença, com o crescimento da longevidade e do número de idosos na população ampliam-se as chances de desenvolvimento de doenças cuja prevalência aumenta com a idade e, também, de situação de dependência na velhice, com grande demanda por cuidados.
-
O aumento percentual de idosos, irá demandar serviços públicos especializados, que não somente assegurem intervenções integradas ao cuidado às doenças crônicas, mas que fortaleçam a promoção do envelhecimento saudável. No Estatuto do Idoso assegura-se a esse grupo etário o direito à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho, cidadania, liberdade, dignidade, respeito, convivência familiar e comunitária, e são obrigações e responsabilidades a serem cumpridas pela família, comunidade, sociedade e Poder Público.
-
Com o envelhecimento da população mundial, existe preocupação crescente em relação à saúde e ao bem-estar dos cuidadores domiciliares de pessoas idosas com doenças crônicas. Em particular, tanto cuidadores informais quanto cuidadores ocupacionais de idosos são expostos à sobrecarga em virtude de atividades e esforço físico durante a prestação de cuidados contínuos e prolongados.
-
O aumento da longevidade dos brasileiros e a incidência das doenças crônicas e/ou incapacitantes explicam o crescimento do número de idosos que necessitam de algum tipo de ajuda para realizar tarefas do cotidiano, como por exemplo, preparar refeições, fazer faxina ou compras. Cerca de 40% das pessoas com 65 anos de idade ou mais precisam de ajuda para essas tarefas do dia a dia, enquanto uma parcela de 10% precisa de auxílio nas tarefas básicas, como se vestir, tomar banho, comer e se levantar de uma cadeira.
MIRANDA, A. C. C et al. Avaliação da presença de cuidador familiar de idosos com déficits cognitivo e funcional residentes em Belo Horizonte-MG. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 18, n. 1, p. 141-150, 2015. -
A família foi a que sempre esteve à frente da assistência à saúde do idoso, mas devido ao acúmulo de atividades dentro e fora do contexto familiar e à inserção da mulher cada vez mais cedo no mercado de trabalho, surge a necessidade do cuidador de idosos tanto no domicilio como em asilos (ILPs) e hospitais.
-
O cuidado por ser entendido como uma acao terapeutica, ou seja, o individuo pode perceber a necessidade de ser cuidado ou pode demandar cuidados de uma equipe de saude ou familiar; sendo assim, esse seria o principal sentido da palavra.
O cuidado e ter atencao com o outro.
COURA, D.M.S.; MONTIJO, K.M.S. Psicologia aplicada ao cuidador e ao idoso.1. ed. Sao Paulo: Erica, 2014.
-
http://ppgtpc.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/documentos/GUIA%20DE%20CUIDADOS%20PARA%20CUIDADORES%20DE%20IDOSOS%20%20final%20(1).pdf
-
https://www.kdcare.com.br/como-cuidar-de-idosos-conheca-4-cuidados-essenciais/
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Envelhecimento populacional
- Características da Pessoa Idosa Frágil e/ou Vulnerável
- Cuidador de Idosos
- Cuidador Formal e Cuidador Informal
- Atribuições profissionais do Cuidador de Idosos
- Funções dos Cuidadores de Idosos
- Cuidador Cuidando da sua Saúde
- Cuidando da Saúde Mental
- Hábitos Alimentares Saudáveis
- Qualidade de Vida
- Cuidador familiar de idosos dependentes no ambiente domiciliar
- Risco de Quedas em Idosos
- Gerontologia
- Sarcopenia
- Atividade Física e Saúde do Idoso
- Osteoporose
- Obesidade e Idosos
- Saúde do Idoso
- Atividade de Vida Diária
- Doença de Alzheimer
- Cuidando do Idoso com Doença de Alzheimer
- Cuidados Paliativos
- Lesões de pele em idosos
- Nutrição e Cicatrização
- Componentes da rede de atenção à saúde da pessoa idosa
- Geriatria
- Envelhecimento Saudável
- Promoção da Saúde
- Nutrição do Idoso
- Prevenção da Osteoporose
- Prevenção da Doença de Alzheimer
- Alimentação e Saúde Cardiovascular
- Prevenção da Hipertensão Arterial Sistêmica
- Prevenção da Aterosclerose
- Saúde Cutânea
- Imunonutrição
- Melhor Qualidade de Vida do Idoso
- Envelhecimento Bem-Sucedido
- Referências Bibliográficas