Curso Online de Tabagismo
Aprenda sobre tabagismo e como ajudar pessoas a serem livres do vício.
Continue lendoAutor(a): Aline Maria Sá Nascimento
Carga horária: 6 horas
Por: R$ 30,00
(Pagamento único)
Mais de 900 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Tabagismo
-
:
:
“Estamos num negócio de vender nicotina, droga causadora de dependência”.
Addison Yeman. Vice-Presidente da Brown and Williamson (documento secreto no 1802.05)“O cigarro não deveria ser considerado como um produto, mas sim como um invólucro. O produto é a nicotina. Considere o maço de cigarros como um recipiente para o fornecimento diário de nicotina”.
Phillip Morris, 1972“Temos que nos conscientizar de que nossa organização é antes uma indústria de droga, que uma indústria de tabaco”.
Rullin A Crellin – Chefe do Grupo de Pesquisas da British American Tobacco.11.04.1980Alguns pronunciamentos internos da indústria do tabaco, tornados públicos nos processos dos Estados Unidos, a partir de 1994.
-
A dependência da nicotina é doença crônica com remissões continuadas”.
Centers for Disease Control and Prevention.
US Department of Health and Human Services.“A dependência da nicotina é desordem mental de uso de substância psicoativa”.
American Psiquiatric Association.
“A síndrome da tabaco-dependência constitui doença, incluída na classificação internacional de doenças (ICD) sob a sigla F17.2”.
Organização Mundial de Saúde, 1992Declarações sobre a nicotina de instituições médico-científicas e órgãos internacionais de saúde pública.
-
Epidemiologia
Epidemiologia
“Na atualidade consomem-se diariamente 200 toneladas de nicotina, totalizando 73 mil toneladas por ano. Há no mundo mais de 1 bilhão e 200 milhões de fumantes consumidores de nicotina. Estima-se que 2 bilhões de pessoas não-fumantes inalam nicotina por viverem expostas à poluição tabágica ambiental. Mais da metade da humanidade inala nicotina diretamente quando são fumantes e indiretamente quando convivem com fumantes. Há no mundo em torno de 1 bilhão de pessoas dependentes da nicotina”.
Organização Mundial da Saúde
Organização Panamericana de Saúde
U.S. Department of Health and Human Services Convenção Quadro Internacional de Controle do Uso do Tabaco
1999, 2000, 2003 -
Nicotina
Nicotina
A nicotina é uma droga de alta toxicidade.
Há mais de um século que vem sendo usada como
inseticida contra pragas da agricultura. -
Nicotina
Nicotina
A nicotina é alcalóide vegetal e sua fonte principal é a planta do tabaco.
A meia vida da nicotina é cerca de duas horas.
No ato de fumar, há picos na concentração sanguínea,
os quais mesmo decrescendo depois, mantêm-se elevados por horas. -
Nicotina
Nicotina
Dessa forma, a nicotina não intoxica o organismo de modo intermitente, como pode parecer pelo modo de consumir o tabaco em tragadas sucessivas, com certo espaço de tempo entre elas.
Ao contrário, o tabagista se expõe a uma intoxicação permanente, pois as doses múltiplas de nicotina que inala, embora degradadas, em parte, acumulam-se de tal maneira, que a intoxicação é contínua durante as 24 horas do dia. -
Nicotina
Nicotina
Dos 600 aditivos que a indústria emprega no tabaco, para torná-lo mais palatável, vários têm a função de liberar mais nicotina.
Entre estes, o mais importante é a amônia.
Esta é alcalina e eleva o pH da nicotina. Quanto mais alto o pH, maior a liberação da nicotina, maiores são sua difusão orgânica e penetração pelas membranas celulares nos tecidos . -
Nicotina
Nicotina
Em suma, a amônia constitui o melhor aditivo por liberar mais nicotina, provocando maior impacto cerebral e produzindo o efeito denominado “booster”.
Assim, há maior liberação de dopamina, produzindo maior estado prazeroso e euforia no tabagista que,
em conseqüência, consome mais cigarros. -
Nicotina
Nicotina
Com o pH elevado, a nicotina é retida no organismo porque é mais facilmente reabsorvida pelos túbulos renais, diminuindo sua eliminação, e, com isso, elevando sua concentração sanguínea.
Com esse processo, eleva-se a nicotino-dependência, tornando o tabagista escravo do cigarro. -
Nicotina
Nicotina
São consequências diretas da nicotina: hipertensão, aterosclerose, espessamentos da parede das artérias e sua obliteração, provocando, conforme as regiões, gangrena das extremidades (doença de Reynaud), impotência, doenças coronárias, angina do peito, infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- :
- Epidemiologia
- Nicotina
- Riscos para o fumante
- Riscos do tabagismo passivo
- Orientações práticas para abordagem do fumante pelo profissional de saúde
- TESTE DE FAGERSTRÖM
- Conhecer estratégias cognitivo-comportamentais básicas
- Tratamento farmacológico
- Dicas
- Fontes
- Compilação