Curso Online de Ossos do Crânio
O crânio é o esqueleto da cabeça! Vários ossos formam suas duas partes: o Neurocrânio e o Esqueleto da Face. Neste curso você aprenderá ...
Continue lendoAutor(a): Ana Cláudia Teixeira Rios
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 25,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
Avaliação dos alunos: 1 no total
- José Eduardo Coutinho
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
OSSOS DO CRÂNIO
ossos do crânio
-
Crânio
crânio
neurocrânio – fornece o invólucro para o cérebro e as meninges encefálicas, partes proximais dos nervos cranianos e vasos sanguíneos. é formado por oito ossos.
parietal (2)
temporal (2)
frontal
occipital
esfenóide
etmóide -
esqueleto da face – consiste em ossos que circundam a boca e o nariz e contribuem para as órbitas. é formado por 14 ossos.
maxila (2)
zigomático (2)
lacrimal (2)
nasal (2)
corneto inferior (2)
palatino (2)
vômer
mandíbula -
Frontal
frontal
é um osso largo ou chato, situado para frente e para cima e apresenta duas porções: uma vertical, a escama e uma horizontal, os tetos das cavidades orbitais e nasais.
o frontal articula-se com doze ossos: esfenóide, etmóide, parietais (2), nasais (2), maxilares (2), lacrimais (2) e zigomáticos (2). -
Face Externa
face externa
esta face é convexa e nela encontramos as seguintes estruturas:
borda supra-orbital.
túber frontal - 3 centímetros acima da borda supra-orbital.
arcos superciliares - saliências que se estendem lateralmente à glabela.
glabela - entre os dois arcos superciliares (ponto antropométrico).
sutura metópica - encontrada em alguns raros casos e localiza-se logo acima. da glabela e se estende até o bregma pela linha sagital mediana. esta sutura, na infância, divide o osso em dois, podendo permanecer por toda a vida.
incisura ou forame supra-orbital - passagem de vasos e nervos supra-orbitais.
incisura nasal - intervalo áspero e irregular.
espinha nasal - localiza-se anteriormente e no centro da incisura nasal. -
Face Interna
face interna
crista frontal
forame cego - localiza-se na terminação da crista frontal e é nele que a dura máter se insere. -
Tectos das Cavidades Orbitais e Nasais
tectos das cavidades orbitais e nasais
formam o teto da órbita, a incisura etmoidal (separa as duas lâminas orbitais) e os óstios do seio frontal (anteriores a incisura etmoidal). este seio torna o frontal um osso com características de osso pneumático, oco.
-
Occipital
occipital
está localizado na parte posterior do crânio e articula-se com os ossos parietais, temporais e esfenóide, bem como com a primeira vértebra cervical - o atlas.
o principal acidente anatômico encontrado é o forame magno, situado ântero-medialmente na base do osso occipital. a região delimitada pelo forame, além de ser o local de comunicação entre a cavidade craniana e o canal vertebral, é também onde a medula espinhal se converte em medula oblonga - contínua com o bulbo do tronco encefálico. pelo forame magno passam as meninges, raízes espinhais do xi par craniano, ramos meníngeos do primeiro ao terceiro nervos cervicais, artérias vertebrais e artérias espinhais.
-
é dividido em quatro partes: uma basilar, uma escamosa e duas laterais.
a) escamosa - lâmina curvada que se estende posteriormente ao forame occipital.
b) basilar - anterior ao forame occipital e espessa. -
Esfenóide
esfenóide
é um osso irregular, ímpar e situa-se na base do crânio anteriormente aos temporais e à porção basilar do osso occipital.
apresenta um formato semelhante a uma borboleta ou morcego com as asas estendidas.
no osso esfenóide existe uma depressão denominada de sela tarca onde se encontra uma das menores e mais importantes glândulas do corpo humano – a hipófise, no centro geométrico do crânio.
o osso esfenóide é dividido em: corpo (1), asas menores (2), asas maiores (2) e processos pterigóideos (2). -
Etmóide
etmóide
é um osso ímpar e mediano que, juntamente com o frontal, os parietais, os temporais, o occipital e o esfenóide, contribui para formar a cavidade craniana e a cavidade nasal. o etmóide é um osso denominado curto, uma vez que a sua altura, comprimento e largura se equivalem harmoniosamente, não havendo predomínio de nenhuma destas dimensões. este osso localiza-se na base do crânio, mais concretamente, na zona anterior medial. para o estudo anatômico o osso etmóide deve estar posicionado apresentando uma crista, que se assemelha a crista de um galo (crista etmoidal), voltada para cima e para diante. o etmóide é constituído por uma lâmina horizontal, uma lâmina vertical e duas massas laterais.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- OSSOS DO CRÂNIO
- Crânio
- Frontal
- Face Externa
- Face Interna
- Tectos das Cavidades Orbitais e Nasais
- Occipital
- Esfenóide
- Etmóide
- Temporal
- Parietal
- Mandíbula