Curso Online de Inflamaçao
O que é Inflamação Tipos de Inflamação Componentes celulares Conceitos Sinais Clinicos da Inflamação Induçao da resposta inflamatória...
Continue lendoAutor(a): Luciane Maria
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 30,00
(Pagamento único)
Mais de 5 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
PATOLOGIA GERAL
patologia geral
professora
luciane maria
inflamação -
INFLAMAÇÃO
inflamação
inflamação: é uma reação dos vasos sangüíneos, que conduz a um acúmulo de líquido e de leucócitos no tecido extravascular. serve para destruir, diluir ou bloquear o agente agressor e desencadeia, por outro lado, eventos de cura e reconstituição do tecido lesado.
inflamação e reparo podem ser potencialmente nocivos
* artrite reumatóide e reação hipersensibilidadeartrite reumatóide
-
INFLAMAÇÃO
inflamação
aguda: curta duração (min, h, dias) e suas principia características são exudação de líquidos e de proteínas plasmáticas (edema) e a emigração de leucócitos (neutrófilos).
crônica: mais longa duração e associação à presença de linfócitos, macrófagos e proliferação de pequenos vasos de tecido conjuntivo.
a intensidade e duração da inflamação aguda é determinada pela:
- gravidade do agente lesivo
capacidade reacional do
hospedeiro, podendo permanecer
localizada ou tornar-se sistêmica.edema
-
INFLAMAÇÃO
inflamação
crônica
vesícula biliar. processo:inflamação crônica. calculose.aguda
abscesso agudo em ângulo mandibular. veja a coloração avermelhada (eritematosa) que a reação inflamatória aguda origina. -
INFLAMAÇÃO
inflamação
coagulação sangüínea
-
INFLAMAÇÃO:
inflamação:
componentes celulares
1) células circulares: neutrófilos (a), eosinófilos (b), linfócitos (c), monócitos (d), basófilos e plaquetas.(he, 1000x).
a
b
c
d
neutrófilo (repare no citoplasma tendendo a eosinofílico (rosa) e o núcleo lobulado); eosinófilo (o citoplasma é granuloso e sua coloração é bem eosinofílica (rósea); essas duas células são comuns em processos agudos. linfócitos (núcleo basofílico (azul) e citoplasma escasso; podem ser do tipo b ou t); monócito (núcleo menos basofílico e citoplasma mais amplo; dará origem ao macrófago).
-
INFLAMAÇÃO:
inflamação:
componentes celulares
2) células do tecido conjuntivo: mastócitos nos vasos sangüíneos e fibroblastos.mastócitos
fibroblastos
artéria veia
vasos sangüíneos -
INFLAMAÇÃO
inflamação
conceitos
exudação: extravasamento de líquido, proteínas e células sangüíneas a partir do sistema vascular para o tecido intersticial ou para as cavidades corporais.
exsudato: fluido inflamatório extravascular que tem uma alta concentração de proteínas e significa alteração de permeabilidade normal da microcirculação na área da lesão.
transudato: líquido com teor protéico baixo (composto em sua maior parte por albumina) e resulta da alteração hidrostática através do endotélio normal. -
INFLAMAÇÃO
inflamação
encéfalo. processo:
inflamação exsudativa purulenta (leptomeningite aguda purulenta). visão da face superior (convexidade) de órgão fixado em formol. nota-se intensa distensão do espaço subaracnóideo, por acúmulo de material purulento, especialmente nas regiões fronto-parietais, constituído basicamente por exsudato de granulócitos neutrófilos. a coloração deste material é amarelada e a consistência pode variar de pastosa até francamente líquida. os vasos estão dilatados (congestão) e os giros achatados (edema). -
INFLAMAÇÃO
conceitos
edema: excesso de líquido no tecido intersticial ou cavidade serosas, podendo ser exsudado ou transudato.
- anasarca: edema grave e generalizado, produzindo um acentuado aumento volumétrico dos tecídos subcutâneos.
- astite: são coleções edematosas nas diversas cavidades serosas do corpo (hidrotórax hidropericárdio e hidroperitônio).pus: exsudato purulento rico em leucócitos e detritos celulares (maioria são neutrófilos).
inflamação
-
INFLAMAÇÃO
edema: observa-se o aumento acentuado do volume e do peso dos pulmões. nota-se que a cor está mais escura, especialmente no lobo inferior direito e no superior esquerdo. esta coloração é devido ao acúmulo de sangue no interior dos vasos (congestão) e/ou extravazamento de sangue no interior dos alvéolos (hemorragia). é freqüente também a saída de líquido espumoso róseo dos brônquios ao se comprimir manualmente os pulmões. este quadro é também chamado de edema pulmonar neurogênico, por que aparece em decorrência da liberação de substâncias vasoativas ou não a nível de snc e que na circulação pulmonar, levam ao desenvolvimento deste processo. à esquerda pulmão controle (c).
inflamação
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- PATOLOGIA GERAL
- INFLAMAÇÃO
- INFLAMAÇÃO:
- INFLAMAÇÃO
- INDUÇÃO DA RESPOSTA INFLAMATÓRIA
- DEFEITOS DA FUNÇÃO LEUCOCITÁRIA
- RESPONSABILIDADES
- SISTEMA FAGOCÍTICO MONONUCLEAR
- LINFÁTICOS E LINFONDODOS
- INFLAMAÇÃO AGUDA E CRÔNICA
- EFEITOS SISTÊMICOS DA INFLAMAÇÃO
- EFEITOS DA RESPOSTA INFLAMATÓRIA