Curso Online de Hidroterapia
Curso com material sobre hidroterapia, conceito, caracteristicas e tipos de tratamento
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- HIDROTERAPIA
-
INTRODUÇÃO
A hidroterapia é um recurso fisioterapêutico importante para a reabilitação e/ou prevenção de alterações funcionais, tendo como princípio os efeitos físicos, fisiológicos e cinesiológicos promovidos pela imersão do corpo em piscina aquecida.
As propriedades físicas e o aquecimento da água desempenham um papel vantajoso na melhoria e na manutenção da amplitude de movimento das articulações, do relaxamento e na redução da tensão muscular.
(CANDELORO; CAROMANO, 2007).
-
INTRODUÇÃO
É um método terapêutico que se utiliza de piscina termoaquecida para a realização de exercícios cuja finalidade é prevenção e cura das mais diversas doenças, atuando em casos da ortopedia, neurologia, reumatologia, pediatria e pneumologia.
Fonte: google imagens -
INTRODUÇÃO
A hidroterapia é tão antiga quanto a história da humanidade.
A história desta técnica que tem como base a água que era utilizada por povos como os egípcios, gregos, indianos e chineses que a cultuavam e utilizavam para limpar o corpo terreno de doenças, como propriedades curativas e sedativas, e o corpo espiritual dos pecados.
Os hindus, em 1500ª.c., usavam-nas para o combate da febre, e os orientais eram adeptos dos longos banhos de imersão.
-
INTRODUÇÃO
Durante a Idade Média, a terapia aquática teve pouco desenvolvimento científico, em virtude das escassas pesquisas desenvolvidas nesse período impostas pela censura religiosa.
Já no século XIX foram desenvolvidos alguns estudos sobre o tratamento corporal com a água em diferentes temperaturas.
Na América, a hidroterapia teve suas raízes nos spas que se desenvolveram nos Estados Unidos.
Atualmente, há bases científicas com estudos sobre as propriedades físicas e químicas da água e sobre a fisiologia dos exercícios aquáticos.
-
INTRODUÇÃO
A movimentação da água(hidrodinâmica), a torna única e exclusiva no que diz respeito a sua terapêutica.
O conhecimento da hidrodinâmica e da hidrostática tornará possível a seleção da posição do paciente, a profundidade da imersão e os equipamentos ideais para os tratamentos com a hidroterapia.
-
Entende-se, portanto, a importância da terapia aquática para populações especiais como idosos, gestantes (a partir do terceiro trimestre), deficientes físicos, portadores de disfunções músculo-esqueléticas da coluna vertebral, portadores de problemas gastrointestinais, doentes ortopédicos e reumáticos etc.
É, por outro lado, contraindicado para doentes dermatológicos, com incontinência urinária ou intestinal, mulheres menstruadas (sem proteção interna) e pessoas com ferimentos expostos pelo fato de não poder adentrar na piscina. -
Propriedades físicas da água
As forças físicas da água agindo sobre um organismo imerso, provocam alterações fisiológicas extensas, afetando quase todos os sistemas do organismo.
Os efeitos fisiológicos podem somar-se aos desencadeados pela prática de exercício físico na água, tornando as respostas mais complexas.
-
Propriedades físicas da água
Densidade relativa;
Turbulência;
Fricção;
Viscosidade;
pressão hidrostática;
Empuxo;
Tensão superficial;
fluxo laminar;
Calor específico. -
DENSIDADE RELATIVA
A densidade relativa é definida entre a relação de massa(Kg) e volume(m3).
Segundo o principio de Arquimedes quando um corpo é submerso em um líquido, ele sofre uma força de flutuabilidade igual ao peso do líquido que desloca.
Cada parte do corpo possui uma densidade especifica, ou seja, um peso específico.
Num corpo a distribuição de massa gorda(gordura) e massa magra (músculos) e o peso dos ossos se fazem de forma heterogênea, algumas partes do corpo tendem a afundar mais do que outras devido a sua gravidade específica.
O quadril e os membros inferiores possuem maior densidade, pois são constituídos em quase sua totalidade de ossos e músculos longos e volumosos, por isso, tendem a afundar. -
DENSIDADE RELATIVA
A cabeça e o tronco por terem sua constituição de líquido e ar respectivamente, tendem a flutuar e o quadril se torna um eixo no qual os membros inferiores se apoiam e afundam, realizando um movimento vertical até que o seu equilíbrio seja encontrado.
Esse movimento rotacional é o resultado do equilíbrio entre as forças das gravidade e empuxo. Esse princípio é conhecido como metacentro( princípio de Bougier).
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- HIDROTERAPIA
- INTRODUÇÃO
- Propriedades físicas da água
- DENSIDADE RELATIVA
- TURBULÊNCIA
- FRICÇÃO
- VISCOSIDADE
- PRESSÃO HIDROSTÁTICA
- EMPUXO
- TENSÃO SUPERFICIAL
- FLUXO LAMINAR
- CALOR ESPECÍFICO
- EFEITOS FISIOLÓGICOS
- EFEITOS TERAPÊUTICOS
- FORMAS DE TRATAMENTO DE CALOR
- RADIAÇÃO
- CONDUÇÃO
- CONVERSÃO
- EVAPORAÇÃO
- CONVECÇÃO
- INDICAÇÕES
- IDOSOS
- DEFICIENTES FÍSICOS
- GESTANTES
- PORTADORES DE PROBLEMAS GASTROINTESTINAIS
- DISFUNÇÕES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS DA COLUNA VERTEBRAL
- PORTADORES DE DOENÇAS ORTOPÉDICAS E REUMÁTICAS
- Em Síndrome de Down
- Em Síndrome de Down(SD)
- CONTRA INDICAÇÕES
- TÉCNICAS ESPECIALIZADAS
- HALLIWICK
- Programa de 10 pontos
- BAD RAGAZ
- Técnicas
- WATSU
- Alguns artigos para leitura complementar
- Referências Bibliográficas