Curso Online de FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR
Curso voltado para estudantes e profissionais da área da saúde descrevendo a fisiologia cardiovascular e suas particularidades,ciclo card...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- Fisiologia Cardiovascular
-
Fisiologia cardiovascular
O sistema cardiovascular funciona para fornecer e manter suficiente, contínuo e variável o fluxo sanguíneo aos diversos tecidos do organismo.
-
Fisiologia cardiovascular
O sistema cardiovascular tem como função levar os nutrientes e o oxigênio captado pelo sistema respiratório para o resto do corpo.
É constituído basicamente em sangue, coração e vasos sanguíneos, sistema linfático.
-
Funções do sistema cardiovascular
Transporte de gases: os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigênio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.
Transporte de nutrientes: no tubo digestório, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial que banha as células.
Transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção é feito pelo sangue. -
Funções do sistema cardiovascular
Transporte de hormônios: hormônios são substâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo. A colecistocinina, por exemplo, é produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lançada no sangue. Um de seus efeitos é estimular a contração da vesícula biliar e a liberação da bile no duodeno.
Intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Células do fígado, por exemplo, armazenam moléculas de glicogênio, que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras células do corpo. -
Funções do sistema cardiovascular
Transporte de calor: o sangue também é utilizado na distribuição homogênea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manutenção de uma temperatura adequada em todas as regiões; permite ainda levar calor até a superfície corporal, onde pode ser dissipado.
Distribuição de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e células fagocitárias, componentes da defesa contra agentes infecciosos.
Coagulação sanguínea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaços de um tipo celular da medula óssea (megacariócito), com função na coagulação sanguínea. O sangue contém ainda fatores de coagulação, capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sanguíneo. - Sistema Cardiovascular
-
Fisiologia cardiovascular
A circulação pode ser divida em duas:
Circulação pulmonar onde o sangue circula do coração para o pulmão em que o coração direito manda sangue rico em dióxido de carbono e pobre em oxigênio para que essa relação possa ser invertida através da hematose e volte para o coração esquerdo rico em oxigênio e pobre em dióxido de carbono.
-
Fisiologia cardiovascular
Circulação sistêmica onde o coração ejeta sangue, rico em oxigênio para outros sistemas.
Outro tipo de circulação de extrema importância é a circulação coronariana, responsável por fornecer nutrientes e oxigênio para a musculatura cardíaca.
-
Ciclo cardíaco
Pode ser dividido em quatro fases:
Relaxamento isovolumétrico ou diástole;
Enchimento ventricular ou sístole auricular;
Sístole ventricular;
O controle da frequência respiratória. -
Relaxamento isovolumétrico ou diástole
Relaxamento da musculatura cardíaca e as valvas estão abertas e o sangue flui de forma passiva dos átrios para os ventrículos.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Fisiologia Cardiovascular
- Fisiologia cardiovascular
- Funções do sistema cardiovascular
- Sistema Cardiovascular
- Fisiologia cardiovascular
- Ciclo cardíaco
- Relaxamento isovolumétrico ou diástole
- Enchimento ventricular ou sístole auricular
- Sístole ventricular
- Controle da frequência respiratória
- Fisiologia cardiovascular
- A lei de Frank - Starling
- Débito cardíaco
- Impulso cardíaco
- ECG
- Sistema Circulatório
- Sistema Cardiovascular
- Função
- Diferenças entre artérias e veias quanto as camadas
- CAMADAS (túnicas) DOS VASOS
- Lâminas elásticas
- Artérias elásticas
- Matriz extracelular da túnica média
- Capilares
- Capilares Contínuos
- Capilares
- Aterosclerose: placas de gordura ateroma, na camada íntima (abaixo do endotélio)
- Pericitos
- Propriedades do músculo cardíaco
- Endocárdio
- Fibras de purkinje: Sistema condutor do coração: cardiomiócitos modificados
- Miocárdio
- Epicárdio ou pericárdio viceral
- Estimulação elétrica do coração: Sistema Condutor do Coração
- Circulação Linfática
- Vasos linfáticos com fundo cego
- Vaso linfático
- Drenagem linfática