Curso Online de Dependência Química
Aspectos Gerais do Alcoolismo A identificação precoce do alcoolismo geralmente é prejudicada pela negação dos pacientes quanto a su...
Continue lendoAutor(a): Fernando Senna
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 23,00
(Pagamento único)
Mais de 1100 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
álcool: beber social ou porta de entrada para outras drogas?
-
alcoolismo
o alcoolismo é uma doença crônica e progressiva caracterizada pela perda do controle sobre o uso de álcool, com conseqüências sociais, legais, psicológicas e físicas.
nacional council on alcoholism (1992)
-
aspectos gerais do alcoolismo
a identificação precoce do alcoolismo geralmente é prejudicada pela negação dos pacientes quanto a sua condição de alcoólatras. além disso, nos estágios iniciais é mais difícil fazer o diagnóstico, pois os limites entre o uso "social" e a dependência nem sempre são claros.
-
tipos de alcoolismo
tipo i - início tardio e pouca complicação social ;
tipo ii - início precoce, uso e abuso não só de álcool, mas mais freqüentemente de outras drogas como cola, cannabis, anfetamina, opióides, etc, juntamente com graves complicações sociais
-
legislação e políticas
a produção e a venda de bebidas alcoólicas gera empregos diretos e indiretos, gera divisas decorrentes da exportação e da taxação. contudo, esses benefícios acarretados pela produção e venda do produto vêm a um preço muito elevado para a sociedade, devido à toxicidade física, embriaguez e dependência causadas pelo álcool.
-
o consumo de álcool varia significativamente tanto entre os diferentes países quanto para os diferentes subgrupos dentro de um mesmo local. o consumo oficial de álcool é maior em países desenvolvidos e menor em países africanos e islâmicos.
-
o consumo percapita de álcool, por sua vez, é maior em ex-repúblicas do bloco soviético, com os países latinos não muito distantes desse patamar.
-
em termos de gênero sexual, o uso de álcool é mais freqüente entre homens, ao passo que a abstinência é mais comum entre as mulheres. o mesmo vale para o uso pesado de álcool (ingestão de grandes quantidades de álcool visando a embriaguez), com predomínio maior entre os homens.
-
de acordo com oms, no ano 2000 o álcool foi responsável por 4% do peso global sobre as doenças, com países emergentes como a china tendo nessa substância o maior fator de risco à saúde.
-
está tanto associado com a diminuição na mortalidade em decorrência de doenças coronárias entre indivíduos de mais de 40 anos de idade quanto com o aumento no risco de manifestação de câncer.ademais, seu uso está associado com problemas sociais, em especial violência.
-
regulação da disponibilidade física do álcool: diminuição do acesso à bebida
a maioria dos países apresenta leis restringindo tanto quem pode consumir quanto quem pode vender álcool. os estudos mostram que quanto menor o acesso às bebidas alcoólicas, menor será o consumo e os problemas relacionados ao uso dessa substância.
Pagamento único