Curso Online de Dependência Química
4 estrelas 27 alunos avaliaram

Curso Online de Dependência Química

Aspectos Gerais do Alcoolismo      A identificação precoce do alcoolismo geralmente é prejudicada pela negação dos pacientes quanto a su...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 5 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 1100 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Aspectos Gerais do Alcoolismo

     A identificação precoce do alcoolismo geralmente é prejudicada pela negação dos pacientes quanto a sua condição de alcoólatras. Além disso, nos estágios iniciais é mais difícil fazer o diagnóstico, pois os limites entre o uso "social" e a dependência nem sempre são claros.

Fernando Correa Senna Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL),Especialista em Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química.Possui formação complementar no Programa de Capacitação: Gestão e Docência em EAD, realizado em parceria entre a UFSM e a UFSC e do Programa de Capacitação em Educação a Distância Tutoria promovido pela Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância. Também possui formação em Magistério, atuação na rede de ensino público municipal de Santa Vitória do Palmar e na rede particular de Pelotas e Rio Grande Experiência em Biologia Geral, Genética, , Fisiologia Animal e Vegetal Ministrou as disciplinas de Educação Física, Artes, Filosofia, Ciências, Biologia. Atualmente está desenvolvendo atividades no CENPRE - Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Projeto de extensão permanente da FURG - Instituto de Ciências Biológicas, ICB), tais como Psicoeducação, Acolhida ao Usuário de Drogas Psicoativas, ministrando no grupo "Promovendo a auto-estima", participação na "Sala de espera", ministrando palestras, sobre temas relacionados às dependências químicas e também na Prevenção Terciária. Assim como na equipe de organização dos projetos desenvolvidos. (Texto informado pelo autor)


"o curso foi mt bom,aprendi mt!!!"

- Erick Sancler Albuquerque Silva

- André Macário

- Sandra Silva De Faria Suzano

"Gostei Muito"

- Francisco De Assis Freire

"OTIMO"

- Wilson Da Silva Oliveira

- Vinicius Faios Da Silva

"Achei maravilhoso,acredito que todos deviam ter acesso a cursos como este,principalmente nos dias de hoje em que as drogas estao destruindo familias inteiras.Eu sei bem o que é isto,pois perdí um irmao para as drogas ainda era muito jovem qd se foi.Parabéns!!!!!"

- Mônica Silva

"Ótimo , completo e abrangente."

- Carlos Augusto Monteiro

"maravilhoso."

- Berenice Da Silva Souza

"otimo"

- Angelita Cardoso

"Muito bom."

- Michel Pereira Capett

"bom"

- Janderry Noveletto

- Mariane Leischtfeld

- Josue Tiago Gonçalves

- Aliete Moura Da Cunha

"Foi muito bom, porem poderia ter acrescentado os 12 passos como Filosofia de Vida. O primeiro passo é o m ais importante e difícil para o D.Q. Quando falamos que somos impotentes e que perdemos para os nossos vicios. Qual D.Q que gosta de admiatir derrotas, poderia abrir uma porta para falarmos do prossgrama sugerido dos ss12 passos."

- Adélio Pereira Coelho

"bom"

- Tiago Carvalho De Oliveira

"otimo"

- Eduardo Maurel Ribeiro

"bom"

- Francisco Das Chagas E Silva Lisboa

"o curso é aproveitavel, só que o conteudo programatico poderia da uma melhorada."

- Suely De Souza Nery

"interessante , porém pode se extender mais o conteúdo....."

- Marcos Silva Cardoso

- Pablo Rodrigo Macena

"muito bom!"

- Jose Carlos M. Da Vitoria

"mais objetivo e fácil de entender"

- Demerval Antônio De Sousa Júnior

- Ágata Mitsue Minniti

"muito superficial"

- Daniela De Oliveira Cremonesi

- Ivanir Alves

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • álcool: beber social ou porta de entrada para outras drogas?

  • alcoolismo

    o alcoolismo é uma doença crônica e progressiva caracterizada pela perda do controle sobre o uso de álcool, com conseqüências sociais, legais, psicológicas e físicas.

    nacional council on alcoholism (1992)

  • aspectos gerais do alcoolismo

         a identificação precoce do alcoolismo geralmente é prejudicada pela negação dos pacientes quanto a sua condição de alcoólatras. além disso, nos estágios iniciais é mais difícil fazer o diagnóstico, pois os limites entre o uso "social" e a dependência nem sempre são claros.

  • tipos de alcoolismo

    tipo i - início tardio e pouca complicação social ;

    tipo ii - início precoce, uso e abuso não só de álcool, mas mais freqüentemente de outras drogas como cola, cannabis, anfetamina, opióides, etc, juntamente com graves complicações sociais

  • legislação e políticas

         a produção e a venda de bebidas alcoólicas gera empregos diretos e indiretos, gera divisas decorrentes da exportação e da taxação. contudo, esses benefícios acarretados pela produção e venda do produto vêm a um preço muito elevado para a sociedade, devido à toxicidade física, embriaguez e dependência causadas pelo álcool.

  • o consumo de álcool varia significativamente tanto entre os diferentes países quanto para os diferentes subgrupos dentro de um mesmo local. o consumo oficial de álcool é maior em países desenvolvidos e menor em países africanos e islâmicos.

  • o consumo percapita de álcool, por sua vez, é maior em ex-repúblicas do bloco soviético, com os países latinos não muito distantes desse patamar.

  • em termos de gênero sexual, o uso de álcool é mais freqüente entre homens, ao passo que a abstinência é mais comum entre as mulheres. o mesmo vale para o uso pesado de álcool (ingestão de grandes quantidades de álcool visando a embriaguez), com predomínio maior entre os homens.

  • de acordo com oms, no ano 2000 o álcool foi responsável por 4% do peso global sobre as doenças, com países emergentes como a china tendo nessa substância o maior fator de risco à saúde.

  • está tanto associado com a diminuição na mortalidade em decorrência de doenças coronárias entre indivíduos de mais de 40 anos de idade quanto com o aumento no risco de manifestação de câncer.ademais, seu uso está associado com problemas sociais, em especial violência.

  • regulação da disponibilidade física do álcool: diminuição do acesso à bebida

         a maioria dos países apresenta leis restringindo tanto quem pode consumir quanto quem pode vender álcool. os estudos mostram que quanto menor o acesso às bebidas alcoólicas, menor será o consumo e os problemas relacionados ao uso dessa substância.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.