Curso Online de CONTROLE DE QUALIDADE DE MEDICAMENTOS
1. GESTÃO DA QUALIDADE: HISTÓRICO DO CONTROLE DE QUALIDADE. 2. IMPLANTAÇÃO DO CONTROLE DE QUALIDADE. 3. CONTROLE DE QUALIDADE NA PRODUÇÃO...
Continue lendoAutor(a): Delzianny Oliveira Santos
Carga horária: 20 horas
Por: R$ 29,90
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
CONTROLE DEQUALIDADE DEMEDICAMENTOS
DELZIANNY OLIVEIRA SANTOS
GRADUADA EM QUÍMICA INDUSTRIAL UFMA
GRADUANDA EM BIOMEDICINA - UNOPAR
PÓS-GRADUADA EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
PÓS-GRADUADA EM GESTÃO AMBIENTAL APLICADA À INDÚSTRIA -
GESTÃO DA QUALIDADE:
HISTÓRICO DO CONTROLE DE QUALIDADE -
QUALIDADE E A SUA CONCEITUAÇÃO
Segundo Ferreira qualidade é:(...) 1. Propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas capaz de distinguí-las das outras e de lhes determinar a natureza. 2. Numa escala de valores, qualidade (1) que permite avaliar e, conseqüentemente, aprovar, aceitar ou recusar, qualquer coisa. (...)
Segundo Juran qualidade é:
A palavra tem dois significados principais: (1) as características de produto que respondem às necessidades dos clientes e (2) ausência de deficiências. Um termo genérico para cobrir os dois significados é "adequação ao uso".
Uma análise nas empresas revelou que aquelas que tinham maior qualidade eram cinco vezes mais produtivas. Na verdade, quando são consideradas as implicações dos custos de longo prazo de uma organização e do potencial para um aumento da participação de mercado, os custos totais podem ser levados ao mínimo quando 100% das mercadorias e dos serviços são perfeitos e sem defeitos.
-
INTRODUÇÃO
O QUE É QUALIDADE ?
Para que um produto ou serviço possa ser considerado como “produto ou serviço de qualidade” por quem o adquire, necessita atender às condições:
GESTÃO DA QUALIDADE -
Estar em conformidade com as especificações:
Isto ocorre quando os produtos / serviços possuem, na prática (dia-a-dia), comprovadamente, as características que estão descritas nos catálogos demonstrativos ou listas de especificações.
-
Possuir um valor compensador:
Isto ocorre quando o consumidor recebe um benefício compensador (tecnicamente denominado valor) em troca do dinheiro que foi gasto para comprar o produto ou contratar o serviço.
-
Estar adequado para o uso:
Ocorre quando o produto adquirido (ou serviço contratado), é capaz de fazer pelo menos o que dele se espera.
-
Ser atrativo e possuir preço competitivo :
Acontece quando o consumidor usa o direito de escolher um determinado produto / serviço dentre vários outros concorrentes, levando em consideração aspectos como apresentação e preço. É o que ocorre quando alguém se decide por um produto em uma prateleira de supermercado quando, por alguma razão, escolhe o que lhe parece mais atrativo, seja por preço, pela aparência, pelo conteúdo, pela marca ou por qualquer outra razão.
“Excelência é uma habilidade que se conquista com treinamento e prática.
Nós somos aquilo que fazemos repetidamente.
Excelência, então, não é um ato, mas um hábito.”Aristóteles - 384-322 a.C.
-
SISTEMA DE QUALIDADE
Por que um organismo vivo é tão eficiente?
Por que o ser humano é uma máquina tão eficiente e perfeita?O ser humano é eficiente porque cada um dos seus órgãos constituintes faz exatamente o que deve ser feito, na hora certa, trabalhando em harmonia e cooperação uns com os outros, tudo sob a coordenação do cérebro. Todos trabalham para um objetivo comum ao sistema: “a preservação da vida”.
Os órgãos que constituem o ser humano formam um sistema organizado de regras e ações que fazem com que este ser permaneça vivo.
Enquanto o sistema funcionar bem, o ser humano permanece vivo e saudável.Qualquer organização pode ser comparada aos seres vivos. Para se manter viva, precisa ter seus sistemas em perfeito funcionamento.
Se uma empresa trabalhar como um ser vivo,
será tão eficiente e perfeita como ele. -
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA QUALIDADE
Tempo
1900
1930
1950
1970
1990
Grau de
Evolução
Inspeção
Controle Estatístico do Processo
Garantia da Qualidade
Gestão Integrada da Qualidade Total
Gestão Estratégica da Qualidade Total -
AS FASES DE EVOLUÇÃO DA QUALIDADE
1ª FASE: A INSPEÇÃO ( Revolução Industrial até Década de 20 )
Surgiu da necessidade de se garantir integralmente a fidelidade dos produtos à qualidade requerida, segundo a visão da organização.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- 1. GESTÃO DA QUALIDADE: HISTÓRICO DO CONTROLE DE QUALIDADE.
- 2. IMPLANTAÇÃO DO CONTROLE DE QUALIDADE.
- 3. CONTROLE DE QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS.
- 4. PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS: TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM.
- 5. ESTABILIDADE DE FÁRMACOS E MEDICAMENTOS: TESTE DE ESTABILIDADE E PRAZO DE VALIDADE; ESTABILIDADE ACELERADA E ESTABILIDADE DE LONGA DURAÇÃO.
- 6. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO LABORATÓRIO E SEGURANÇA EM LABORATÓRIO.
- 7. TESTES FÍSICO-QUÍMICOS EM MEDICAMENTO