Curso Online de Capacitação de Conselheiros Terapêuticos
SEJA BEM VINDO Capacitação de Conselheiros Terapêuticos
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Capacitação de Conselheiros Terapêuticos
15
HORAS -
SEJA BEM VINDO
AO CURSO
Capacitação de Conselheiros Terapêuticos
-
MODALIDADE DO CURSO ONLINE
CURSO DESTINADO AOS PROFISSIONAIS ATUANTES NA ÁREA FINANCEIRA E QUE TEM INTERESSE DA ATUAÇÃO.
CURSO É LIVRE.
-
O curso de Capacitação de conselheiros terapêuticos tem a intenção de promover o aprimoramento dos profissionais e estudiosos da área no que tange seus principais conteúdos, tais como: o papel do conselheiro perante a laborterapia; planejamento; material; comunicação; acompanhamento do grupo.
-
ACOMPANHAMENTO DO GRUPO
O grupo terapêutico potencializa as trocas dialógicas, o compartilhamento de experiências e a melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo.
-
É um tipo de psicoterapia que envolve mais de três pessoas sendo atendidas ao mesmo tempo. Nesse caso, além de ter contato com o psicólogo, o paciente conta também com a escuta e a colaboração dos outros participantes. Em geral, essas sessões têm duração de uma hora e meia a duas horas.
Outra característica da terapia em grupo é que normalmente ela é mediada por dois profissionais. Ainda que um psicólogo seja a referência de intervenção no grupo, o ideal é que ele tenha um colega auxiliando (o coterapeuta). Assim, fica mais fácil anotar informações, acompanhar os diálogos, mediar conflitos e realizar as intervenções clínicas. -
Os grupos terapêuticos podem funcionar de maneira livre ou temática. A mais frequente é esta última, que reúne pessoas com vivências semelhantes. Podem existir grupos, por exemplo, para pais que estejam enfrentando a síndrome do ninho vazio, pessoas com determinado transtorno emocional, crianças tímidas etc.
Dessa forma, um dos principais aspectos da terapia grupal é a existência de objetivos em comum. Seja o de compartilhar experiências semelhantes ou de desenvolver certas habilidades, como a empatia e a capacidade de comunicação. -
Além do diálogo entre as pessoas, esse tipo de terapia favorece também a utilização de técnicas bastante diversas. O psicólogo pode propor, por exemplo, exercícios coletivos, treinamentos de habilidades e encenações de roleplay uma simulação da vivência que está sendo exposta por algum paciente.
Essa modalidade terapêutica requer uma abertura maior dos pacientes, já que eles vão se expor diante de outras pessoas. Com isso, ela exige também maior esforço do terapeuta, que se torna responsável por mediar diversos processos ao mesmo tempo. Entretanto, mesmo com os desafios, a terapia em grupo traz muitos benefícios tanto para os participantes, quanto para o profissional. -
Conhecer detalhes sobre esse tipo de intervenção é essencial para quem se forma em Psicologia. Uma das principais razões é, claro, o bem-estar das pessoas atendidas. Quando o profissional faz uso da terapia grupal, ele contribui para impulsionar o tratamento de seus pacientes.
Um dos motivos para isso é que a terapia em grupo favorece a socialização, construindo um espaço seguro para que os pacientes possam se expor diante de outras pessoas. Dessa maneira, é possível ajudá-los a enfrentar questões como timidez e dificuldades de se relacionar. -
Outro aspecto positivo é a possibilidade de ser acolhido e aceito. É muito comum que pessoas se sintam sozinhas em seu sofrimento ao enfrentar algum tipo de problema emocional ou transtorno (como o borderline). Os encontros têm potencial para mudar isso, pois elas trocam experiências com outros que passam por situações semelhantes.
Um benefício que não pode deixar de ser citado quando se fala em terapia em grupo é o desenvolvimento de habilidades sociais. Mesmo quando esse não é o foco do processo terapêutico, é uma de suas principais consequências. Pessoas que passam por essa vivência se tornam mais capazes de ouvir o outro, desenvolver empatia, comunicar-se com eficiência e construir relacionamentos mais saudáveis.
Além de proporcionar esses benefícios para seus pacientes, oferecer esse tipo de terapia também é uma maneira de diversificar seu trabalho e atrair mais pessoas interessadas nele. Um dos pontos atrativos dessa modalidade é o custo menor: como vários participantes dividem o mesmo horário, o valor fica mais acessível e beneficia pessoas que não conseguiriam aderir à psicoterapia convencional, por exemplo. -
Apesar de todos os pontos interessantes que comentamos até aqui, é muito importante saber que nem todas as pessoas vão conseguir se beneficiar de uma terapia desse tipo. Por isso, é indicado que o profissional faça uma avaliação dos pacientes antes de montar o grupo.
Com frequência, a participação em um grupo terapêutico é estimulada pelo psicólogo ou por outros profissionais que atendem a pessoa. Eles percebem que ela poderia colher frutos nesse processo e fazem a indicação. Quando se trata de grupos temáticos, também é possível que o próprio paciente mostre interesse ao ver alguma divulgação sobre o assunto.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Capacitação de Conselheiros Terapêuticos
- ACOMPANHAMENTO DO GRUPO
- Redução de danos
- ASSUNTOS PARA TERAPIA DE GRUPO
- COMO FACILITAR UMA TERAPIA DE GRUPO
- EQUAÇÃO DAS DROGAS E DOS COMPORTAMENTOS
- O PAPEL DO CONSELHEIRO PERANTE A LABORTERAPIA
- GRUPOS DE APOIO A FAMÍLIA, QUAL IMPORTÂNCIA NO TRATAMENTO?