Curso Online de Anemias
Anemias hemorrágicas. Anemia Aplástica. Anemias sideroblásticas. Anemia das doenças crônicas. Anemia Falciforme ou Drepanocitóse.
Continue lendoAutor(a): Ana Cláudia Teixeira Rios
Carga horária: 5 horas
Por: R$ 30,00
(Pagamento único)
Mais de 10 alunos matriculados no curso.
- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
-
Hematologia e hemoterapia II
hematologia e hemoterapia ii
-
Anemias
anemias
anemias hemorrágicas:
anemias hemorragias (perda de eritrócitos) do tipo agudo se caracteriza por perda súbita de grandes volumes de sangue que levam a oligocitemia redução do hemtocrito e da hemoglobina com hipovolemia. a resposta medular aguda ocorre apos 3-4 dias.nas hemorragias crônicas as perdas são de menor volume embora contínuas. são várias as patologias responsáveis (parasitas intestinais, neoplasias do tgi, mestruações abundantes, úlceras gastrointestinais. há anemia de tipo microcítica e hipocrômica com redução progressiva do ferro sérico e de ferro nos depósitos.
-
Anemias
anemias
anemia aplástica:
quando há alguma alteração no microambiente medular aparecem sinais que caracterizam a falência medular. podem afetar alguma das três linhagens eritrócitos, granulócitos e plaquetas. esta pode ser seletiva aplasia pura (citopenia seletiva) oligocitemia, granulocitopenia, e plaquetopenia ou de modo global (pancitopenia). -
Anemias
anemias
agentes etiológicos:
medicamentos: antiinflamatórios, antibióticos, anticonvulsivantes.
tóxicos: benzeno, inseticidas, solventes químicos
radiações: ionizantes
infecções: bactérias, vírus (hepatite)
metabólitos e imunológicos
tumores: timoma -
Anemias
anemias
quadro clínico:
fraqueza, desânimo e cansaço fácil devido à anemia,hemorrágicas .palidez cutânea, púrpuras, petéquias.quase sempre os linfócitos estão aumentados em porcentagem e em valor absoluto.
há aumento no ferro sérico e da saturação da trasnferrina, pois o ferro não é aproveitado na eritropoese. aumento da eritropoetina no soro.
-
Anemias
anemias
são divididas clinicamente em 2 grupos:
anemia aplástica não-severa: apresentam anemia, plaquetopenia e neutropenia discreta e não necessitam de transfusões.anemia aplástica severa: necessita de transfusão de hemácias e plaquetas como tratamento de suporte. neutrófilos < 500/mm3 e plaquetas é inferior a 20.000/mm3)
-
Anemias
anemias
anemias sideroblásticas:
as formas congênitas são mais raras que as adquiridas que está relacionada com intoxicação medular por drogas ou agentes químicos como cloranfenicol, chumbo(saturismo), quimioterápicos.apresentam eritrócitos hipocrômicos, medula óssea rica em série vermelha e ferro elevado no soro. no hemograma há frequentemente a presença de ferro acumulado ao redor dos núcleos em especial nos eritroblastos ortocromáticos (sideroblastos em anel).
-
Anemias
anemias
anemia das doenças crônicas:
há oligocitemia, baixa de hb e diminuição do ferro plasmático em certos casos aparece microcitose com hipocrômia e se diferencia da anemia ferropriva porque a cstf é baixa.
podem surgir na artrite reumatóide, insuficiência renal ou hepática crônica, tuberculose, doenças neoplásicas, intoxicação por chumbo. -
Anemias
anemias
fatores:
falha na reutilização do ferro. o ferro sérico é baixo.diminuição, geralmente moderada, do tempo de sobrevida dos eritrócitos.
insuficiência medular, em geral por diminuição da eritropoetina.
-
Anemias
anemias
a eritropoese pode estar comprometida nos casos de doenças crônicas por alteração das várias citocinas envolvidas nos fenômenos inflamatórios, em especial a il-1, o tnf que estimulam a produção de infβ e infγ no qual atuam nos progenitores inibindo sua diferenciação.
-
Anemias
anemias
anemias hemolíticas:
quando a sobrevida das hemácias está abaixo de 80 dias diz-se que há hemólise.quando a destruição exagerada dos eritrócitos se torna crônica aparece esplenomegalia pois é no baço que ocorre o sequestro aumentado dessas células.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- Hematologia e hemoterapia II
- Anemias
- Hemoglobinopatias