Curso Online de AMPUTAÇÃO TRANSTIBIAL
CURSO VOLTADO PARA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA FISIOTERAPIA, DESCREVE O QUE É UMA AMPUTAÇÃO? O QUE É UM COTO? O QUE É UMA AMPU...
Continue lendo- Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
- O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
- Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
** Material opcional, vendido separadamente.
Modelo de certificados (imagem ilustrativa):
- AMPUTAÇÃO TRANSTIBIAL
-
INTRODUÇÃO
A necessidade de remover parte do organismo para promover a cura do indivíduo é ainda comum na Medicina, um fato que constitui grande parte da atividade de cirurgia.
Grande parte das amputações são provenientes das doenças vasculares. -
AMPUTAÇÃO
Amputação é uma palavra derivada do latim, com o seguinte significado: ambi = ao redor de/em volta de e putatio = podar/retirar.
O termo amputação define como retirada, geralmente cirúrgica, total ou parcial de um membro. -
A amputação permite ao paciente retornar a viver dignamente, sem dor, com sua imagem corporal de integridade da pele restaurada, e ainda melhor do ponto de vista funcional do que quando convivia com a lesão isquêmica ou a ferida cruenta.
-
O COTO
O MEMBRO RESIDUAL DA AMPUTAÇÃO É DENOMINADO COTO.
O coto agora é considerado como um novo membro e é responsável pelo controle da prótese durante o ortostatismo e deambulação.
PODEM PREJUDICAR A CAPACIDADE DE REABILITAÇÃO, LEVAM A DOR NO PÓS-OPERATORIO TARDIO, PREJUDICAM A PROTETIZAÇÃO.
-
AMPUTAÇÃO TRANSTIBIAL
Significa perda parcial do segmento corporal situado entre a articulação do joelho e tornozelo, seccionando a perna em plano transversal (horizontal), comprometendo as estruturas ósseas (tíbia e fíbula), e tecidos moles (músculos, tendões, vasos, nervos).
A citação “parcial” procede, pois o prefixo “trans” é pertinente ao nível da amputação. No caso de não tratar-se de amputação “transtibial”, e sim de uma ausência completa da perna com todos os seus elementos anatômicos estruturais, a denominação do nível é “desarticulação de joelho”.
-
Etiologias (causas) de amputações em membros inferiores (MMII) ou superiores (MMSS):
Vascular periférica
Traumática de qualquer natureza
Inflamatória / infecciosa
Tumoral
Congênitas -
VASCULOPATIAS PERIFÉRICAS
Cada etiologia tem sua peculiaridade e “sub-causas”.
A causa mais frequente de amputação em MMII, é oriunda de vasculopatias periféricas, onde quase sempre estão associadas patologias como diabetes, tromboangeíte obliterante, e tabagismo.
Ocorre na faixa etária de 50 a 75 anos. -
TRAUMÁTICAS
Causas traumáticas ocorrem usualmente por: acidentes automobilísticos, esmagamento por soterramentos, projéteis de armas de fogo, explosão de minas terrestres, picadas de ofídios (cobras), queimaduras elétricas.
Se compararmos o tempo para reabilitar o amputado vascular, com o traumático, desde que o traumático não tenha patologias clínicas concomitantes severas, verificamos um tempo de duração menor no processo reabilitacional do amputado de natureza traumática, quando este também não apresenta intercorrências clínicas secundárias à causa. -
INFLAMATÓRIA / INFECCIOSA
Etiologias de natureza inflamatória / infecciosa podem ser primárias ou secundárias, as últimas têm relação com a causa primária, exemplo uma fratura, que posteriormente desencadeia quadro de osteomielite grave, obrigando o tratamento cirúrgico de amputação, e nestes casos o processo de Reabilitação como um todo, torna-se prolongado.
-
OS TUMORES
Os tumores, se não apresentam frequência significativa comparando com as causas anteriores, são merecedores de atenção especial por parte dos médicos, para um diagnóstico preciso e precoce. A queixa do paciente, principalmente nos mais jovens, que seguramente não apresente evidência das outras etiologias citadas, deve ser um alerta para emprego da propedêutica adequada, com a hipótese de neoplasia.
Pagamento único
Cursos Relacionados
Encontre-nos no Facebook
Capítulos
- AMPUTAÇÃO TRANSTIBIAL
- INTRODUÇÃO
- AMPUTAÇÃO
- O COTO
- AMPUTAÇÃO TRANSTIBIAL
- Etiologias (causas) de amputações em membros inferiores (MMII) ou superiores (MMSS):
- VASCULOPATIAS PERIFÉRICAS
- TRAUMÁTICAS
- INFLAMATÓRIA / INFECCIOSA
- OS TUMORES
- CONGÊNITA
- NÍVEL DE AMPUTAÇÃO TRANSTIBIAL
- CUIDADOS NO PÓS CIRURGIA
- OS TIPOS
- FINALIDADES DESSAS PRÓTESES:
- TIPOS DE PRÓTESE TRANSTIBIAIS
- OS TIPOS DE PRÓTESES TRANSTIBIAIS
- INDICAÇÃO:
- Mecanismo de suspensão das próteses
- PROGNÓSTICO E POTENCIAL LABORATIVO
- OBJETIVOS DA FISIOTERAPIA
- CONDUTAS TERAPÊUTICAS
- ORIENTAÇÕES GERAIS:
- DEMONSTRAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES
- ESTÍMULO SENSITIVO
- ENFAIXAMENTO
- CINESIOTERAPIA
- ELETROTERAPIA
- TREINO DE MARCHA
- REABILITAÇÃO NO PÓS AMPUTADO
- OUTROS RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS
- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS